Afrânio

Compesa muda calendário de abastecimento de localidades em Afrânio e Dormentes

A partir da próxima segunda-feira (18), o calendário de abastecimento das localidades rurais de Afrânio e Dormentes será alterado. A mudança têm como objetivo adequar a distribuição ao longo da Adutora Maria Tereza Coelho, que abastece as cidades.

Para realização do rodízio, a Compesa dividiu a área em dois setores de abastecimento. O primeiro setor, formado pelas comunidades: Lindolfo Silva, Xique-Xique, Manteiga, Garcinha, Boa Vista, Esperança, Curimatã, Boi Morto, Consolação, Sítio Lajedo, Satisfeito 2, Sítio Bandeira 1 e 2, Barra da Jurema, Barra Franca, Divisa, Volta Grande 1 e 2, Pitombeira e Sítio Mazaga, receberá água nas sextas-feiras, sábado e domingo e terão o abastecimento suspenso de segunda a quinta-feira.

O setor 2, que incluem as comunidades de: Satisfeito 1, Baixa da Barbosa, Campo Limpo, Sítio Baixa, Baixa do Buraco, Lagoa da Égua, Estrela, Bela Vista ,Baixa dos Caibros e Arizona, será abastecido nas sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras. Nas terças, quartas e quintas-feiras o abastecimento será suspenso.

Na distribuição de água para a área urbana de Dormentes e Afrânio não haverá alterações. As cidades, abastecidas também por rodízio, recebem água em dias alternados, de acordo com o calendário de abastecimento disponibilizado no site da Companhia. As informações são da Assessoria da Companhia.

Caboclo festeja o tamarindo

CABOCLO-FESTEJA-foto-Mauricio-andrw

“Caboclo é um povoado/ Do sertão pernambucano/ Que mesmo sendo isolado/ Tem muito calor humano/ Naquele rincão perdido/ Seria mais esquecido/ Não fosse o aspecto lindo/ Da grande árvore que tem/ Porque sempre existe alguém/ Debaixo do tamarindo”. Os versos do poeta pernambucano Gregório Menezes, em “Debaixo do Tamarindo”, revelam a importância da árvore de 169 anos, que deu origem a uma das mais importantes festas do povoado de Caboclo, em Afrânio.

A partir de sábado (30) até o domingo (31), a localidade vai sediar a décima edição da Festa do Tamarindo. O evento, promovido pela Comissão de Revitalização do Caboclo, visa fomentar o desenvolvimento da localidade e preservar a sua história, com uma programação que mistura música, gastronomia, cursos, além da exposição de produtos típicos.

A comunidade, que tem aproximadamente 500 habitantes, deve receber cerca de três mil pessoas em cada dia do evento, de acordo com a expectativa dos organizadores.

O coordenador do evento e presidente da Comissão de Revitalização, Cosme Cavalcanti, destaca a diversificada programação da festa e lembra que o Tamarindo do Caboclo é uma espécie de sala de visita do povoado. “Tudo acontece debaixo do Tamarindo. Nós temos um grande atrativo nessa festa que é o apelo gastronômico, além do apelo ambiental. Dirigido pela doutora em alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Luciana Azevedo, teremos um concurso de produtos feitos com tamarindo. Teremos ainda degustação de massa grátis. Este ano também vamos relançar o livro de Otoniel Fernandes Neto, sobre a localidade, e dois documentários estão sendo produzidos”, informou.

Reportagem completa na edição deste sábado (30) do jornal Gazzeta do São Francisco.

[T] Fabiano Barros [F] Maurício Andrade e Chico Egídio/ABC do Caboclo

MPPE recomenda respeito às normas de trânsito em Afrânio e Dormentes

AFRANIO-AEREA

Com o objetivo de respeitar as normas nacionais de trânsito e garantir o direito à vida e à segurança, previstos no art. 5° da Constituição Federal (CF), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação destinada aos condutores de motocicletas, motonetas, ciclomotores, população em geral e à Polícia Militar dos municípios de Afrânio e Dormentes (sertão do São Francisco). Os condutores de motocicleta deverão utilizar, obrigatoriamente, o capacete; e os motoristas de veículos terão que usar o cinto de segurança, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como os passageiros nos dois casos.

Os motoristas deverão, ainda, evitar alterações nas características originais dos veículos sem a devida autorização. De acordo com o documento, elaborado pela promotora de Justiça Cíntia Micaella Granja, o desrespeito às leis de trânsito são comuns nas duas cidades, colocando motoristas e cidadãos em risco.

Aos cidadãos, foi recomendado que se abstenham de dirigir qualquer veículo automotor sem a devida Permissão Para Dirigir (PPD) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada, menor de idade, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso.

Já à Polícia Militar, o MPPE recomendou que procedam fiscalizações periódicas, a fim de prevenir e coibir as irregularidades nas condutas de veículos automotores.

As infrações mais constantes nos municípios são condução de motos e automóveis por pessoas inabilitadas ou adolescentes; transporte de crianças de forma insegura; condutores e passageiros sem os utensílios de segurança, como capacete e cinto; direção de condutores sob efeito de bebidas alcoólicas; e automóveis com as características originais alteradas, sem a permissão legal.

[F] Divulgação

Suspeito de tentativa de homicídio preso em Afrânio

SELO POLICIA

Na tarde desta sexta-feira (02), policiais da equipe Malhas da Lei de Petrolina juntamente com o Núcleo de Inteligencia do Sertão – 4 do 5° BPM prenderam na cidade de Afranio, sertão do estado, Ivanilson Lopes de Souza de 38 anos, conhecido por Vanilson, acusado de ser autor de uma tentativa de homicídio na cidade de Afrânio no ano de 2009.

No momento da prisão Ivanilson encontrava-se em uma residência no povoado de Araçá município de Afrânio. De acordo com a Polícia, ele mostrou-se surpreso e não esboçou nenhuma reação, sendo encaminhado pelos policiais à Cadeia Publica de Afrânio onde fica a disposição da justiça. As informações são da Assessoria de Comunicação da Diretoria Integrada do Interior 2.

Adalberto Cavalcanti se reúne com superintendente do Banco do Brasil

Adalberto-CavalcantiO deputado Adalberto Cavalcanti (PTB) participou de audiência, terça-feira (15), na Superintendência do Banco do Brasil, em Recife. O encontro, solicitado pelo próprio parlamentar, serviu para tratar sobre o fechamento dos caixas eletrônicos da agência nos finais de semana no município de Afrânio, no Sertão do Estado.

Em comunicado, o Banco havia informado que, por motivos de segurança, a partir do dia 24 de abril, a agência só funcionaria de segunda a sexta, das 8h às 16h para saques e depósitos, e até às 20h para as demais transações. A prefeita Lucia Mariano já havia se posicionado contra a medida, lembrando que a feira do município é realizada aos sábados, dia em que as pessoas aproveitam para fazer suas transações bancarias pelo autoatendimento.

Durante o encontro, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Maélcio Maurício Soares, garantiu ao deputado Adalberto Cavalcanti que a situação será resolvida sem prejuízos para o município. O parlamentar informou que uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (16) com o superintendente regional do Banco em Afrânio e a prefeita Lucia Mariano.

“Buscamos o entendimento com o Banco do Brasil, defendendo primeiro lugar os interesses do povo de Afrânio. Avançamos e tenho certeza de que tudo será resolvido em benefício da nossa população”, comemorou o deputado.

Mulheres marcham por terra, crédito, água e cidadania

CAMINHA-SINDICATO--(51)

Trabalhadoras rurais saíram às ruas de Petrolina na manhã de hoje (07) para celebrar antecipadamente o Dia Internacional da Mulher (08) cobrando mais respeito e melhorias para a vida da mulher do campo.

A 1ª Marcha das Mulheres do Vale do São Francisco reuniu representantes de seis sindicatos de trabalhadores rurais ligados a Fetape (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó), para cobrar terra, crédito, água e cidadania.

A concentração aconteceu na Praça do Galo, no Centro de Petrolina, de onde as mulheres seguiram pela Avenida Souza Filho, e depois levaram suas reivindicações a Codevasf e ao Incra.

Leia a matéria completa na edição do Jornal Gazzeta.

[T] Fabiano Barros [F] Williano Silva

Colegiado de arqueologia realizará aulão no povoado do Caboclo

CABOCLO-AFRANIO

O colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará nesta sexta-feira (28) um aulão no povoado histórico do Caboclo, município de Afrânio. O aulão acontecerá das 9h às 13h.

Professores liderados pela professora Selma, estudantes e o arquiteto Cosme Cavalcanti farão uma aula prática,  que incluirá visitas ao Museu Pai Chico, Memorial, Igreja, Casario Secular e todo traçado urbano original do Caboclo.

O grupo permanecerá no povoado até sábado (29). A programação inclui visitas às lagoas arqueológicas e ao mirante da Serra.

[F] Divulgação

Afrânio define programação carnavalesca

A Prefeitura de Afrânio vai fazer o carnaval 2014 animado pelas bandas locais.  No dia 1º. de março a folia ficará por conta do Forrozão Kalliente que apresentará seu repertório carnavalesco a partir das 22 horas no Estação Bar no centro da cidade.

No dia 2, a festa em Afrânio,  a festa sairá da sede para levar alegria ao povoado de Extrema das 9h às 15h com Skala Musical e a Frevuca, na avenida principal e apresentação do Bloco “Balanço o Rabo”. À noite a partir das 20h os foliões irão se concentrar no Estação Bar e, em seguida seguirão em folia pela a avenida Francisco Rodrigues, passando pela a rua da rádio Rio Pontal Fm, rua que dá acesso ao pátio de eventos do município onde a festa vai rolar até as 2 da manhã.

No dia 3 o Pagodão dos Morenos e Neguinho dos Teclados ditarão o ritmo no Estação Bar até às 4h da madrugada.

Produtores familiares participam de reunião em Petrolina

Com o objetivo de promover o crescimento econômico nas atividades da agricultura familiar no Estado, a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, promoveu, no município de Petrolina uma reunião com representantes de agricultores familiares e instituições públicas e privadas ligadas aos setores produtivos.  Na ocasião, a gerência geral do ProRural apresentou a matriz de ações e investimentos dos Planos Territoriais de Redes Produtivas das cadeias da Caprinovinocultura de corte, fruticultura, apicultura e meliponicultura e horticultura orgânica do Sertão do São Francisco.

O trabalho foi elaborado com a participação dos agricultores familiares dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, e foi entregue aos representantes de órgãos governamentais e privados, para avaliação das ações e investimentos propostos e futuras pactuações. “Trata-se de uma articulação de políticas públicas, buscando a otimização de recursos para fortalecimento das redes produtivas. Com a união de diversos atores – universidades, institutos de pesquisa, instituições financeiras e outros – em prol de uma ação comum, podemos obter melhores resultados”, explica o gerente geral, Walmar Jucá.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Dormentes, Magerlândio Reis, a participação dos agricultores na elaboração dos planos, decidindo as principais demandas, é muito importante para o atendimento às necessidades dos trabalhadores rurais. “Pela primeira vez, podemos fazer parte da construção de uma política pública. Esse documento é resultado da nossa luta para crescimento do nosso trabalho”, afirma.

Participaram do encontro, representantes da Adagro, Ipa, Iterpe, CPRH, Senai, Instituto Federal, Univasf, Banco do Brasil, secretários municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, organizações de produtores, vereadores e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.