Aldeia do Velho Chico começa nesta terça-feira

ceumar-materiaA partir desta terça-feira, 1º de agosto, Petrolina se torna o principal palco cultural do Sertão Pernambucano, com a abertura da 13ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco. Desdobramento do Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas em circulação no país, o festival é realizado pelo Sesc Petrolina. A programação acontece até o dia 12/8, com shows musicais, espetáculos teatrais, dança, literatura, cinema, oficinas, gastronomia e artesanato.

Com o tema “…Enquanto é possível mergulhar”, o Festival propõe uma reflexão, por meio da arte, de questões ligadas a preservação do rio São Francisco, de gênero, étnicas, entre outras. Para isso, centenas de artistas regionais e nacionais se revezarão em polos de Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE) e Juazeiro (BA), em uma grade que dialoga com o tema proposto.

Às 15h será aberta a exposição fotográfica “Painel Instantâneo”, no hall de entrada do Sesc, um painel que pretende capturar o cotidiano da Aldeia. Às 19h, no terraço da Galeria de Artes Ana das Carrancas, acontece o debate “Protagonismo Negro”. Às 20h, no mesmo local, o Núcleo Biruta de Teatro, de Petrolina, apresentará o “Recital Ponto Poético”, uma celebração da luta e da fé de mulheres e homens negros. Nesse recital se reverenciam poetas como Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Elisa Lucinda e Victória Santa Cruz, entre outros.

A cantora mineira Ceumar encerra a programação de abertura às 20h30, no Teatro Dona Amélia. Pela segunda vez em Petrolina, a artista subirá ao palco acompanhada do seu violão, pandeiro, num momento intimista em que dividirá com o público músicas do seu mais recente CD “Silencia” (2014) e outras canções especiais de sua carreira. O público vai apreciar também novas parcerias com compositores contemporâneos, alguns deles nunca antes gravados por outros artistas (canções inéditas que celebram novíssimas parcerias com Lauro Henriques Júnior, Madhav Bechara e com a cantora galega Uxia, entre outros), além de antigos parceiros (Tata Fernandes, Kléber Albuquerque, Gero Camilo, Chico César e Suely Mesquita).

Até o dia 12 shows, espetáculos teatrais, de dança, performance e atividades literárias completam a programação que tem opções para todas as idades, com artistas regionais e de renome nacional como a cantora Sandra de Sá (Rio de Janeiro) e As Bahia e a Cozinha Mineira (São Paulo). A programação completa está disponível no site do Sesc Pernambuco: www.sescpe.org.br .

Os ingressos para as apresentações que acontecem no Teatro Dona Amélia custam R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (comerciário/dependente). Nos demais locais a entrada é gratuita, porém, limitada à capacidade de cada espaço.

Aldeia do Velho Chico

Local: Petrolina, Juazeiro e Lagoa Grande

Data: 1 a 12 de agosto

Informações: (087) 3866- 7454

[F] Juliana Coelho/Divulgação

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *