Autor apresenta recital e fala sobre experiência com editora nesta sexta em Petrolina

JOÃO-GILBERTO-GUIMARAES-LIVDiretor e co-fundador de uma iniciativa pioneira na publicação e edição de livros de autores do Vale do São Francisco, de outras regiões do País e até do exterior, o professor e escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho participará nesta sexta (4) com o tema “Resistência Poética” do Poesia no Jardim de Ana, dentro da programação do Aldeia do Velho Chico. O evento acontece a partir das 19h, no terraço do Sesc. Além do seu trabalho poético, João falará da trajetória da C.L.A.E. Editora.

Ao lado do também escritor John Williams e outros autores, João participou da fundação da C.L.A.E. (Círculo Literário Analítico Experimental) a partir de um grupo de produção e discussões literárias, em 2005. O grupo daria origem a C.L.A.E. Editora, quando passaram a organizar a publicação de textos de autores locais. “Em 2009 voltamos com a edição da revista “As Flores do Mal”. A primeira edição foi lançada em 2003, mas não teve muita repercussão. De 2009 para cá a gente não parou mais de produzir”, disse.

“As Flores do Mal” seria o embrião da ideia de uma editora que publicasse livros o que aconteceu efetivamente a partir de 2012. Começando com apenas três livros, de lá para cá, a C.L.A.E. Editora já produziu ou viabilizou o lançamento de 25 livros, sendo a única editora do gênero na região. A meta do grupo é fechar 2017 com 30 livros.

Desde 2012, João Gilberto já lançou os livros “Quebranto”, “O Anjo dos Outros” e “Estigma” (ambos em 2016) e pretende lançar um novo título ainda em 2017.

POESIA NO JARDIM DE ANA – O Projeto Poesia no Jardim de Ana, sarau que acontece mensalmente na Galeria de Artes Ana das Carrancas desde 2013, ganha uma edição especial dentro da Aldeia. Além do autor João Gilberto, o evento terá uma parte musical com os Virgulados, grupo de músicos e poetas, igualmente resistentes, da cidade de Belo Jardim (PE).

[F] Jean Corrêa

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *