Casa Nova

Em exposição, Casa Nova celebra a caprinovinocultura

Casa-Nova---Exposição-carpinovinocultura

No último final de semana, Casa Nova foi a capital dos Caprinos e Ovinos da região. A Expo Casa Nova, a tradicional Festa do Bode, movimentou criadores, agricultores, produtores e toda população.

Centenas de expositores participaram de rodadas de negócios, minicursos, palestras, feira de produtos da agricultura familiar, além de atrações musicais que movimentaram toda a população. Milhares de pessoas se divertiram no Clube Recreativo.

Casa-Nova---Exposição-CaprinovinoculturaPara o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, a realização da Feira foi um sucesso. “Foi um evento muito bem organizado. 100% das baias estavam ocupadas, a população prestigiou e os criadores trocaram experiência e conheceram novas tecnologias. Atingimos com exito nosso objetivo “, pontuou.

O prefeito da cidade, Wilson Cota, destacou a  importância de incentivar os criadores. “Casa Nova tem o maior rebanho de caprinos e ovinos do Estado. Precisamos incentivar e estimular essa cultura que gera renda  para o povo do campo. Esse espaço é a prova dessa força”, comentou.

Casa Nova realiza 25ª Maratona Ciclística

 

Cartaz-_-Maratona-Ciclística--Casa-NovaTreino diário, quilômetros pedalados, trilhas realizadas. Essa é a rotina de um grupo de atletas de Casa Nova em preparação para a 25ª Maratona Ciclística que vai acontecer neste próximo domingo, 01 de maio, em comemoração ao dia do Trabalhador.

Para o servidor público Ricardo Reis, que pedala há dois anos, o momento é de focar no treino. “Treino pesado todos os dias. Chegar bem na maratona é nosso objetivo, é muito esforço, trabalho e determinação”. Na última semana, Ricardo foi o vencedor do Desafio Sol do Salitre, prova preparatória para a maratona.

O técnico em contabilidade Sergibesto Junior, também está ansioso para a corrida. “Treino há um ano para essa prova. Estamos nos preparando para cumprir com alto nível. As expectativas são as melhores possíveis”, pontuou.

A prova tem um percurso oficial de 28 Km, com largada às 08h no Distrito de Santana do Sobrado e chegada na sede do município e é  dividida em seis categorias Motobike local, Motobike geral, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais. Os interessados em participar podem efetuar suas inscrições até o dia 30 de abril na sede da secretaria que fica no estádio municipal ou através do e-mail: smesportes@hotmail.com. A competição, organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura.

Casa Nova intensifica vacinação contra Gripe H1N1

Casa-Nova--vacinação-H1N1

Com o objetivo de imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a  Secretaria de Saúde de Casa Nova, iniciou, esta semana, uma grande campanha de vacinação. Na sexta-feira (22), equipes estiveram no centro da cidade em uma ação de vacinação. Centenas de pessoas receberam atendimento e foram vacinadas.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

A vacinação tem como público prioritário idoso com 60 anos ou mais de idade,  crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Resende, ‘a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações’.” Esperamos todas as pessoas em nossas unidades de saúde”, reforçou o convite.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Morre o ex-prefeito de Casa Nova, Neco Biato

Irmanado com o sentimento da família enlutada e de todo o povo casanovense, o prefeito de cidade, Wilson Cota, manifestou pesar pelo falecimento do ex-prefeito Manoel Batista de Castro, mais conhecido como Neco Biato, ocorrido nesta sexta-feira (15).

Confira anota na íntegra.

“A cidade perdeu hoje um filho ilustre. Neco Biato escreveu seu nome com letras douradas na história. A sua trajetória foi marcada pelo esforço e pela dedicação ao povo. Homem íntegro, de caráter ilibado, Neco Biato deixa uma lacuna não só na política de Casa Nova, como também nos corações daqueles que tiveram o privilégio de sua convivência. Rogamos a Deus o conforto necessário aos seus familiares enlutados”                

A gestão municipal decretou luto oficial de três dias.

Casa Nova organiza 25º. Maratona Ciclística

Em comemoração ao dia do Trabalhador, 01 de maio, a Prefeitura de Casa Nova realizará a 25ª edição da Maratona Ciclística. A competição, organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura, está inserida no Calendário Oficial do Município e atrai atletas locais e da região.

De acordo com a organização do evento, a Maratona tem como objetivo promover a prática esportiva no Vale do São Francisco, reunindo ciclistas de várias categorias. A prova tem um percurso oficial de 28 Km, com largada às 8h no Distrito de Santana do Sobrado e chegada na sede do município.

A prova será dividida em seis categorias Motobike local, Motobike geral, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais. Os interessados em participar podem efetuar suas inscrições entre os dias 20 e 30 de abril na sede da secretaria que fica no estádio municipal ou através do e-mail:  smesportes@hotmail.com. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3536 2264.

Assinada ordem para construção de praças em Santana do Sobrado

Casa-Nova---Ordem-de-Serviço

O prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, assinou no último sábado (09) a ordem de serviço para construção de duas praças e a pavimentação de ruas no distrito de Santa do Sobrado.

Os moradores do distrito contarão em breve com uma nova praça na região conhecida como Caixa d’água e outra no Loteamento Monte do Sobrado. Os espaços públicos terão espaço para academia da saúde ao ar livre com equipamentos de atividades físicas e ginástica, playground com brinquedos, arborização e acessibilidade.

Na praça da área da Caixa d’água, a prefeitura vai homenagear o morador João Ferreira, mais conhecido como Dãozinho. A realização da obra é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB).

Além das praças, o prefeito assinou o inicio imediato da pavimentação de calçamento de duas ruas próximas da caixa d’água e autorizou a liberação de mais dez em várias localidades do distrito. “Santana terá um espaço de convivência digno e altura do seu povo, além do calçamento. Nosso governo está trabalhando para oferecer grandes obras para o nosso povo”, comentou o gestor Wilson Cota.

Participaram do ato o vereador Alexlandijane Antunes da Silva, o assessor especial do governo, Uilian Pereira, vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade.

Prefeitura de Casa Nova divulga programação cultural da Semana Santa 

ProgramaçãoDesde o último domingo os cristãos católicos já vivem o período da Semana Santa. Além das atividades religiosas que devem movimentar as paróquias Senhora Santana, no distrito de Santana do Sobrado, e São José Operário, na sede do município, acontecerão no município atividades culturais que integram essa época do ano.

Com o mote ‘Tradição, Cultura e Fé’ os grupos artísticos já estão se preparando para as apresentações.  No dia 25, no distrito de Santana Sobrado, será realizado a apresentação da Via Sacra, na praça Principal, a partir das 19h. Nos dias 26 e 27, a tradicional competição dos grupos de Caretas vão encher de cores as ruas do distrito durante todo o dia. No dia 27, a encenação da Via Sacra será realizada na Praça Gilson Viana,

As manifestações culturais contam com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo  de Casa Nova.

Mutirão de cirurgia de glaucoma acontece a partir deste domingo em Casa Nova

A Secretaria de Saúde de Casa Nova realizará nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro (domingo e segunda-feira) um Mutirão de Combate ao Glaucoma. A ação acontece em parceria com Secretaria de Saúde do Estado. O atendimento será realizado em carretas oftalmológicas localizadas na Praça Gilson Viana, centro, das 8h às 17h.

O atendimento é prioritário a aqueles que apresentam sintomas da doença, como fortes dores nos olhos, dificuldades para enxergar ou tem mais de 50 anos e tenham quadro de diabetes e hipertensão. Os pacientes devem deve apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e que na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. Para o secretário de Saúde da cidade, Luiz Rezende, o momento é oportuno para oferecer aos pacientes locais a oportunidade de um atendimento especializado e direcionado.

[F] Divulgação

Casa Nova: Prefeitura realiza dia D de combate ao Aedes aegypti

Como parte das ações para o extermínio do Aedes aegypti, a prefeitura municipal de Casa Nova, através da secretaria de Saúde, realiza o ‘Dia D’ de combate ao mosquito. A ação acontecerá nesta sexta-feira, 26, na sede do município e no dia 28 no distrito de Santana do Sobrado.

A data foi instituída para reforçar a importância da luta no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.Para o secretário de Saúde, Luiz Rezende, o dia “D” é mais uma oportunidade de conscientizar a população para cuidados contra o mosquito.

Além de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias, o Exército também acompanhará os agentes neste trabalho. Entre as atividades previstas para esta sexta-feira, está uma caminhada com início às 8h, pelas ruas do centro, com do pátio de eventos. Os profissionais da saúde farão distribuição de material educativo (panfletos, cartazes e adesivos) e materiais informativos, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkugunya.

[F] Divulgação

Casa Nova inicia mobilização para combater o Aedes aegypti

Casa-Nova---Mobilização

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou sábado (13), a “Semana Mobilização em combate Aedes aegypti”, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Uma atividade no centro da cidade foi realizada com a distribuição de panfletos, cartazes, adesivos e contou com a participação do Exército Brasileiro.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Rezende, a semana tem como objetivo conscientizar a população e alertar a necessidade de impedir a proliferação do mosquito que transmite a doença e evidenciar o trabalho já realizado pelo setor. “A postura da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a prefeitura, orientado pelo prefeito Wilson Cota, é continuar com nossas ações e intensificar os trabalhos. Não podemos perder tempo e deixar que o mosquito se prolifere. Não estamos medindo esforços todas as secretarias estarão envolvidas nesse trabalho, é um pedido do prefeito”, comenta.

As atividades durante a semana de mobilização estarão voltadas na divulgação de sinais e sintomas da doença e na eliminação de criadouros do mosquito. Nesse período, serão intensificadas as visitas às emissoras de rádio da região, escolas, igrejas e mobilização em redes sociais, como forma de propagar os cuidados a serem tomados nas residências e ressaltar a gravidade da situação, caso os criadouros não sejam exterminados.

Para encerrar a semana de Mobilização, serão realizados dois dias de grande mobilização, os chamados de ‘Dia D’: um em Casa Nova, no dia 19, e outro em Santana do Sobrado, no dia 21.

Casa-Nova---Mobilização_Ações – A Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Samantha Ravenna, explicou que a Secretaria, através da sala de situação/monitoramento – grupo de trabalho criado para gerenciar os trabalhos de combate ao Aedes – já está desenvolvendo atividades no município, a exemplo do uso do carro fumacê nos bairros, de mutirões de limpeza, visitas às residências com os agentes de endemias e a participação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde.

Disque-denúncia – A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um canal para atendimento que receberá denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti. Por meio do telefone (74) 3536 – 2294, as pessoas podem avisar aos técnicos sobre possíveis criadouros que existam em espaços públicos ou privados. Para auxiliar na denúncia, é importante que a população informe o endereço ou ponto de referência do local onde o foco do mosquito precisa ser verificado e exterminado.