Casa Nova

Rui inaugura Distrito Integrado de Segurança Pública no município de Casa Nova

CASA-NOVA-RUI-COSTA-Foto-Ma

O governador Rui Costa segue em viagem pelo interior da Bahia, onde nesta sexta-feira (7), no município de Casa Nova, inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), criado para abrigar a Polícia Civil da cidade. “É uma satisfação inaugurar o Disep aqui, que já passa a funcionar a partir de hoje. Esse novo modelo faz parte dos investimentos do Governo na área da segurança pública em toda a Bahia. Estamos pedindo para que o juiz transfira os presos da delegacia, já que o Estado duplicou a capacidade do presídio. Não queremos mais presos nas delegacias. Nós precisamos liberar os agentes de polícia e os delegados para fazerem o trabalho deles, que é a investigação policial”, destacou Rui.

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o complexo policial conta com salas para registro de ocorrências, investigação, audiência, além de celas, cartório e alojamentos, com equipamentos modernos que visam dar mais agilidade ao atendimento da população e o conforto aos nove investigadores, dois escrivães e ao delegado que atuam no município. “Essa obra é um exemplo do empenho e preocupação do Governo em ofertar maior segurança para a comunidade”, afirmou o secretário da Segurança em exercício, Ary Pereira de Oliveira.

Ainda em Casa Nova, o governador visitou a sede do Comando de Policiamento Regional Norte, onde conheceu a Central de Monitoramento da Polícia Militar (PM); e entregou a Unidade Modular de Beneficiamento de Pescado (UBMP), iniciativa que beneficia 140 famílias de pescadores artesanais da Associação dos Pescadores e Apicultores. O equipamento tem capacidade para processar 500 quilos de pescado ao dia e será um instrumento estratégico para o desenvolvimento da cadeia produtiva no município.

Rui Costa também assinou autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) celebrar convênios do programa Bahia Produtiva, nas áreas de Apicultura e Caprinovinocultura, e outros quatro convênios do Programa Pró-Semiárido com Associações de Produtores do Município. Na ocasião, foram entregues dez tratores, com implementos agrícolas, para agricultores das cidades de Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé, Jaguarari, Campo Alegre de Lourdes, Canudos e Remanso, num investimento total de R$ 944.314,90.

Mais ações – O governador Rui Costa fez ainda a entrega simbólica do Certificado de Cadastro Ambiental Rural, de número 100 mil, representando todos os cadastros de propriedades rurais já realizados no estado. Na região, foram entregues 3.566 cadastros rurais para os produtores de Casa Nova, Sobradinho e Uauá.
Na tarde desta sexta-feira, Rui dará continuidade à agenda de compromissos na cidade, com a assinatura de consórcios de saúde e infraestrutura com os prefeitos dos municípios da região.

[F] Manu Dias/GovBA

Municípios do norte da Bahia receberão SAC Móvel

Para garantir aos cidadãos a emissão de documentos fundamentais ao exercício da cidadania, as carretas do SAC Móvel seguem visitando o interior do Estado, dessa vez levando para a região Norte os serviços de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria. As visitas já começam a partir desta sexta-feira (28), quando a unidade itinerante chega a Sento Sé, e fica até o dia 29, atendendo na praça Doutor Juvêncio Alves, próximo à prefeitura.

De lá, a carreta segue para Sobradinho, onde estará nos dias 1º e 02/05, estacionada na Avenida José Balbino de Souza, em frente à Escola Municipal 24 de Fevereiro. Já quinta-feira (04), o SAC Móvel estará em Casa Nova, na Praça Dilson Viana de Castro, próximo à prefeitura.

Os municípios visitados em seguida são Remanso, nos dias 07 e 08/05 (domingo e segunda), onde estará na Praça Manoel Firmo Ribeiro, próximo ao Mercado Municipal; e Pilão Arcado (10 e 11/05), na Praça Coronel Frank Lins, próximo à prefeitura.

[F] Ascom Saeb

Em exposição, Casa Nova celebra a caprinovinocultura

Casa-Nova---Exposição-carpinovinocultura

No último final de semana, Casa Nova foi a capital dos Caprinos e Ovinos da região. A Expo Casa Nova, a tradicional Festa do Bode, movimentou criadores, agricultores, produtores e toda população.

Centenas de expositores participaram de rodadas de negócios, minicursos, palestras, feira de produtos da agricultura familiar, além de atrações musicais que movimentaram toda a população. Milhares de pessoas se divertiram no Clube Recreativo.

Casa-Nova---Exposição-CaprinovinoculturaPara o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, a realização da Feira foi um sucesso. “Foi um evento muito bem organizado. 100% das baias estavam ocupadas, a população prestigiou e os criadores trocaram experiência e conheceram novas tecnologias. Atingimos com exito nosso objetivo “, pontuou.

O prefeito da cidade, Wilson Cota, destacou a  importância de incentivar os criadores. “Casa Nova tem o maior rebanho de caprinos e ovinos do Estado. Precisamos incentivar e estimular essa cultura que gera renda  para o povo do campo. Esse espaço é a prova dessa força”, comentou.

Casa Nova realiza 25ª Maratona Ciclística

 

Cartaz-_-Maratona-Ciclística--Casa-NovaTreino diário, quilômetros pedalados, trilhas realizadas. Essa é a rotina de um grupo de atletas de Casa Nova em preparação para a 25ª Maratona Ciclística que vai acontecer neste próximo domingo, 01 de maio, em comemoração ao dia do Trabalhador.

Para o servidor público Ricardo Reis, que pedala há dois anos, o momento é de focar no treino. “Treino pesado todos os dias. Chegar bem na maratona é nosso objetivo, é muito esforço, trabalho e determinação”. Na última semana, Ricardo foi o vencedor do Desafio Sol do Salitre, prova preparatória para a maratona.

O técnico em contabilidade Sergibesto Junior, também está ansioso para a corrida. “Treino há um ano para essa prova. Estamos nos preparando para cumprir com alto nível. As expectativas são as melhores possíveis”, pontuou.

A prova tem um percurso oficial de 28 Km, com largada às 08h no Distrito de Santana do Sobrado e chegada na sede do município e é  dividida em seis categorias Motobike local, Motobike geral, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais. Os interessados em participar podem efetuar suas inscrições até o dia 30 de abril na sede da secretaria que fica no estádio municipal ou através do e-mail: smesportes@hotmail.com. A competição, organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura.

Casa Nova intensifica vacinação contra Gripe H1N1

Casa-Nova--vacinação-H1N1

Com o objetivo de imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a  Secretaria de Saúde de Casa Nova, iniciou, esta semana, uma grande campanha de vacinação. Na sexta-feira (22), equipes estiveram no centro da cidade em uma ação de vacinação. Centenas de pessoas receberam atendimento e foram vacinadas.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

A vacinação tem como público prioritário idoso com 60 anos ou mais de idade,  crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Resende, ‘a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações’.” Esperamos todas as pessoas em nossas unidades de saúde”, reforçou o convite.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Morre o ex-prefeito de Casa Nova, Neco Biato

Irmanado com o sentimento da família enlutada e de todo o povo casanovense, o prefeito de cidade, Wilson Cota, manifestou pesar pelo falecimento do ex-prefeito Manoel Batista de Castro, mais conhecido como Neco Biato, ocorrido nesta sexta-feira (15).

Confira anota na íntegra.

“A cidade perdeu hoje um filho ilustre. Neco Biato escreveu seu nome com letras douradas na história. A sua trajetória foi marcada pelo esforço e pela dedicação ao povo. Homem íntegro, de caráter ilibado, Neco Biato deixa uma lacuna não só na política de Casa Nova, como também nos corações daqueles que tiveram o privilégio de sua convivência. Rogamos a Deus o conforto necessário aos seus familiares enlutados”                

A gestão municipal decretou luto oficial de três dias.

Casa Nova organiza 25º. Maratona Ciclística

Em comemoração ao dia do Trabalhador, 01 de maio, a Prefeitura de Casa Nova realizará a 25ª edição da Maratona Ciclística. A competição, organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura, está inserida no Calendário Oficial do Município e atrai atletas locais e da região.

De acordo com a organização do evento, a Maratona tem como objetivo promover a prática esportiva no Vale do São Francisco, reunindo ciclistas de várias categorias. A prova tem um percurso oficial de 28 Km, com largada às 8h no Distrito de Santana do Sobrado e chegada na sede do município.

A prova será dividida em seis categorias Motobike local, Motobike geral, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais. Os interessados em participar podem efetuar suas inscrições entre os dias 20 e 30 de abril na sede da secretaria que fica no estádio municipal ou através do e-mail:  smesportes@hotmail.com. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3536 2264.

Assinada ordem para construção de praças em Santana do Sobrado

Casa-Nova---Ordem-de-Serviço

O prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, assinou no último sábado (09) a ordem de serviço para construção de duas praças e a pavimentação de ruas no distrito de Santa do Sobrado.

Os moradores do distrito contarão em breve com uma nova praça na região conhecida como Caixa d’água e outra no Loteamento Monte do Sobrado. Os espaços públicos terão espaço para academia da saúde ao ar livre com equipamentos de atividades físicas e ginástica, playground com brinquedos, arborização e acessibilidade.

Na praça da área da Caixa d’água, a prefeitura vai homenagear o morador João Ferreira, mais conhecido como Dãozinho. A realização da obra é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB).

Além das praças, o prefeito assinou o inicio imediato da pavimentação de calçamento de duas ruas próximas da caixa d’água e autorizou a liberação de mais dez em várias localidades do distrito. “Santana terá um espaço de convivência digno e altura do seu povo, além do calçamento. Nosso governo está trabalhando para oferecer grandes obras para o nosso povo”, comentou o gestor Wilson Cota.

Participaram do ato o vereador Alexlandijane Antunes da Silva, o assessor especial do governo, Uilian Pereira, vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade.

Prefeitura de Casa Nova divulga programação cultural da Semana Santa 

ProgramaçãoDesde o último domingo os cristãos católicos já vivem o período da Semana Santa. Além das atividades religiosas que devem movimentar as paróquias Senhora Santana, no distrito de Santana do Sobrado, e São José Operário, na sede do município, acontecerão no município atividades culturais que integram essa época do ano.

Com o mote ‘Tradição, Cultura e Fé’ os grupos artísticos já estão se preparando para as apresentações.  No dia 25, no distrito de Santana Sobrado, será realizado a apresentação da Via Sacra, na praça Principal, a partir das 19h. Nos dias 26 e 27, a tradicional competição dos grupos de Caretas vão encher de cores as ruas do distrito durante todo o dia. No dia 27, a encenação da Via Sacra será realizada na Praça Gilson Viana,

As manifestações culturais contam com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo  de Casa Nova.

Mutirão de cirurgia de glaucoma acontece a partir deste domingo em Casa Nova

A Secretaria de Saúde de Casa Nova realizará nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro (domingo e segunda-feira) um Mutirão de Combate ao Glaucoma. A ação acontece em parceria com Secretaria de Saúde do Estado. O atendimento será realizado em carretas oftalmológicas localizadas na Praça Gilson Viana, centro, das 8h às 17h.

O atendimento é prioritário a aqueles que apresentam sintomas da doença, como fortes dores nos olhos, dificuldades para enxergar ou tem mais de 50 anos e tenham quadro de diabetes e hipertensão. Os pacientes devem deve apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e que na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. Para o secretário de Saúde da cidade, Luiz Rezende, o momento é oportuno para oferecer aos pacientes locais a oportunidade de um atendimento especializado e direcionado.

[F] Divulgação