Cidades

Prefeitura notifica proprietários de quase terrenos baldios e imóveis abandonados em Petrolina

Notificações_Terrenos_baldios---Petrolina

Terreno baldio com mato e lixo acumulado. Embora comum, esta cena está com os dias contados em Petrolina. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) está intensificando a fiscalização e, em apenas um mês, notificou proprietários de 49 terrenos baldios localizados na cidade.

As mais recentes notificações ocorreram entre os dias 19 de julho e 17 de agosto e foram realizadas em diversos pontos da cidade, a exemplo da Vila Débora, Vila Eduardo, Jardim Colonial, Vila dos Ingás, Vila Mocó, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, São José, Vila das Imbiras, Loteamento Horizonte, Jardim Progresso, Vila Eulália e Cidade Jardim.

De acordo com os documentos, os proprietários têm prazo de 15 a 60 dias úteis para providenciar uma solução para o problema do imóvel, a depender da situação de cada um deles. Ao término do prazo, as equipes de fiscalização de postura da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da SEDURBS, vão realizar nova visita aos locais. Caso as providências estabelecidas não tenham sido tomadas, os proprietários dos imóveis vão ser autuados e estarão sujeitos ao pagamento de multa.

De acordo com a secretária-executiva de Urbanismo, Taísa Gueiros, a medida visa à adequação de imóveis à lei municipal nº 907/99. “A legislação municipal que Petrolina possui é clara ao dizer que os proprietários de áreas particulares devem zelar pelos seus terrenos. Além da construção de muros, eles devem garantir a limpeza dos imóveis, realizando o serviço pelo menos três vezes por ano. O fato de possuir muro, não isenta o proprietário de manter o terreno em um bom estado de limpeza e conservação”, reforça Gueiros.

Mesmo com a intensificação da fiscalização, a população também pode estar vigilante em relação aos problemas causados por terrenos baldios ou imóveis abandonados. Qualquer reclamação pode, e deve, ser formalizada junto ao poder público através da Ouvidoria Municipal no telefone 156 ou presencialmente na sede da Prefeitura, de segunda à sexta-feira, sempre pela manhã. Ou ainda pelo site www.petrolina.pe.gov.br, 24 horas por dia. É importante lembrar que o processo é sigiloso e o reclamante deve fornecer elementos que ajudem as equipes de fiscalização a comprovarem qualquer irregularidade apontada, como endereço, ponto de referência ou fotos.

Secretaria de Saúde de Sento Sé celebra mês do Dia dos Pais com diversas ações

Secretaria-de-Saúde-de-Sento-Sé---Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde celebrou o Dia dos Pais. Foram promovidas diversas ações de orientação, prevenção e cuidados com a saúde do homem.

Os pais de Sento-Sé receberam atendimentos de médico Clínico Geral e Urologista, além de participaram de palestras sobre “Educação em Saúde” ministradas por enfermeira, odontólogo, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. Outro presente para os homenageados foi o “Espaço do Movimento” que proporcionou atividades físicas como alongamentos e orientações posturais.

E por fim, participaram da “Sala de Orientação” sobre Tuberculose, Hanseníase e Sintomático Respiratório.

O Secretário de Saúde, Luiz Rezende apresentou um balanço dos procedimentos, ” foram 134 atendimentos com urologista, 13 com a clínica geral, 133 testes de glicemia, 88 testes rápidos, 175 aferições de pressão arterial e 20 doses de vacinação”, afirmou Rezende.

Um morto e outro ferido em explosão de mina em Sento-Sé

Um homem morreu e outro ficou ferido em uma explosão na mina de ametistas em Sento-Sé. O incidente aconteceu na noite de domingo (20) quando os garimpeiros foram verificar porque um dos explosivos usados na mina não havia sido detonado.

O garimpeiro ferido foi socorrido ao Hospital Universitário, em Petrolina e seu estado é grave, segundo informação da Polícia Militar. Os nomes dele e do garimpeiro morto na explosão não foram divulgados.

Desde a descoberta da mina, situada na localidade de Quixaba, em maio deste ano, outros três incidentes ocorreram na região. O garimpo chegou a ser interditado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Na semana passada, o Ministério  Público Federal (MPF) realizou audiência na Câmara de Vereadores para discutir a recente descoberta de mina de ametista e outros minérios no município, bem como sua extração irregular.

Novenário da Padroeira de Juazeiro começa dia 30

DOM-BETO-JOSEMAR-MOTAO novenário da Padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, começará no dia 30 de agosto. O tema deste ano será “Fazei tudo o que ele vos disser”. O bispo de Juazeiro, Dom Carlos Alberto Breis Pereira e o vigário geral da Diocese, Josemar Mota, anunciaram a programação da festa religiosa na manhã desta segunda-feira (21). Dom Beto também comentou sobre os preparativos da Diocese para o Congresso Mariano, que marcará os 300 anos do achado da imagem de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil.

A programação começará no dia 30 de agosto, com abertura solene da festa. Os noiteiros serão as comunidades da catedral. O novenário continuará até o dia 07 de setembro, tendo como noiteiros nos diversos dias as comunidades paroquiais, o Setor da Juventude, os Movimentos Marianos e Confrarias, e Comunidades como Mãe Imaculada, Shalom, R.C.C, Filho da Misericórdia. No dia da Padroeira, 8 de setembro, acontecerá Missa às 7h presidida pelo Pároco, missa às 10h, presidia pelo Bispo Diocesano e Solene Procissão, às 17h, com saída da Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Quidé).

Demonstrando a preocupação da Diocese com a situação do Rio São Francisco, Dom Beto fez um paralelo entre a origem da devoção a Senhora das Grotas e outras aparições marianas que tiveram rios como cenário. “A imagem de Aparecida foi encontrada em um rio, o Rio Paraíba do Sul, um rio que também está numa situação bastante delicada. Depois, aqui na nossa região, pouco antes, 1706, a imagem de Nossa Senhora também foi encontrada junto de um rio, na grota do Rio São Francisco. É um dado muito presente na Devoção Mariana não só no Brasil, mas em toda a América Latina e no mundo”, disse.

“Nesse ano, em que a gente vê a grave situação do Rio São Francisco (…) lembrar Maria que aparece nas águas dos rios é lembrar também do desafio de cuidar do rio. Maria nos convida a ir de encontro ao rio, como irmão das águas, que cuida dessa irmã cada vez menos”, afirmou Dom Beto.

JOSEMAR-MOTAO pároco Josemar Mota reforçou as palavras de Dom Beto. “O novenário vai ter um foco maior para chamar a atenção da sociedade, sobretudo dos poderes, para preservar o rio, que traduz riqueza, desenvolvimento, e não pode haver desenvolvimento sem preservar a vida”, disse.

CONGRESSO MARIANO –  No dia 8 de outubro, a Diocese de Juazeiro realizará na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Paulo II, o Congresso Mariano. O objetivo do Congresso é fomentar a devoção mariana nos fiéis e, assim, contribuir para uma maior vivência dos valores cristãos na sociedade. “A festa da Padroeira se situa, neste ano, a partir dessa perspectiva, inclusive o tema da festa, que é um texto do Evangelho de São João. É um tema presente nesse Ano Mariano nacional”, afirmou Dom Beto.

O encontro vem sendo preparado desde 2015, quando da visita da imagem peregrina da Aparecida, vinda do Santuário Nacional, em Aparecida do Norte (SP). “Nesse Congresso a gente vai justamente refletir sobre a figura de Maria, o papel de Maria na Igreja”, ressaltou o religioso.

O Congresso Mariano terá uma programação variada com palestras, momentos de oração e apresentações artísticas, mas também com a Santa Missa. Entre os palestrantes está o Arcebispo Primaz do Brasil e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger. Para o Congresso Mariano são aguardadas 2,5 mil pessoas de diversas paróquias da Diocese de Juazeiro.

[T] [F] Jean Corrêa

Ação de saúde e cidadania marca luta pelos direitos da população de rua em Petrolina

Petrolina---Ação

A manhã do último sábado (19) foi especial para dezenas de moradores de rua de Petrolina que ganharam uma programação repleta de serviços no Dia Nacional de Luta Pelos Direitos da População em Situação de Rua. A ação foi realizada pela prefeitura  e levou até a Praça Maria Auxiliadora diversos atendimentos de saúde, beleza e cidadania.

A mobilização começou cedo, por volta das 8h, quando foi realizado um momento de oração e também alongamento com educar físico.  Durante toda a manhã, as equipes fizeram atendimento ao público ofertando serviços de saúde através do Consultório Móvel; assistência social;  atendimento sobre o CadÚnico; além de oficinas culturais, apresentação de Hip Hop; orientação com educador físico e exposição de artesanato produzido pelos usuários do Centro Pop.

Segundo a gerente do Centro de Referência Especializado Para a População de Rua (Centro Pop), Laise Macedo, ações como esta são uma oportunidade de oferecer cidadania à população de rua. “Este tipo de trabalho não é apenas comemorativo. Nosso objetivo é levar cidadania às pessoas que estão em situação de rua, nos aproximar delas e identificar quais são, de fato, as necessidades de cada uma delas. Trata-se de um trabalho contínuo como o que fazemos diariamente no Centro Pop”, lembrou.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e instituições como NASF, Guarda Municipal, Centro de Orientação e Atendimento Sorológico (COAS); Univasf; Instituto Embelleze; Casa Bolsa e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Em audiência aberta com o prefeito, população aponta prioridades para próximos anos de Petrolina

Plenária---Orçamento

A quadra esportiva do antigo CAIC, na Cohab Massangano, ficou lotada de lideranças comunitárias e população em geral para uma audiência pública que apontou, ao longo  do  sábado (19), quais devem ser as prioridades nos próximos quatro anos de governo municipal. A discussão faz parte da preparação do Plano Plurianual (PPA), que define como o orçamento da cidade deve ser empregado pela Prefeitura de Petrolina até 2021 em projetos e programas no município sertanejo.

Mais de 1200 pessoas preencheram formulários com sugestões para melhorar as comunidades. De construção de escolas até projetos de mobilidade para melhorar o trânsito de Petrolina, as propostas dos populares tiveram diversas áreas de interesse para a Prefeitura direcionar os recursos.

Todo o material coletado pela Secretaria de Planejamento junto à população será analisado e as cinco prioridades mais citadas serão postas como metas de governo até 2021. Os dados serão adicionados no PPA e divulgados à população pela gestão municipal ao longo do ano, sendo que as cinco diretrizes eleitas pelo povo já serão publicizadas pelas redes sociais e imprensa da Prefeitura na próxima semana.

Petrolina---orçamentoAlém de colher as sugestões da população para os próximos anos de administração, o evento também teve o objetivo de prestar contas à sociedade. O prefeito Miguel Coelho fez uma apresentação dos primeiros meses de governo, indicando os desafios encontrados e avanços consolidados pela gestão municipal. O prefeito ainda ouviu atentamente as perguntas de 30 representantes da população sobre temas como segurança pública, saneamento, pavimentação, lazer, saúde, mobilidade entre outros temas do cotidiano da população.

De acordo com o prefeito, o espaço de discussão da cidade junto com a população não será resumido ao Plano Plurianual. “Queremos construir uma cidade de forma participativa, onde os gestores públicos tenham suas responsabilidades mas a população se sinta parte do processo de tomada de decisão. Dessa forma, iremos promover outros debates e encontros para incentivar a participação popular, pois isso ajuda a identificar quais as reais necessidades de quem nos colocou para governar a cidade”, explicou Miguel Coelho.

Plano – A audiência pública do PPA obedece ao artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e foi aberto à toda população. Dirigida pelo prefeito Miguel Coelho, a reunião aberta contou com a presença dos secretários municipais, vereadores  e representantes da sociedade civil. De posse das informações, a Prefeitura montará o Plano Plurianual, que é um instrumento para o planejamento estratégico do município, isto é, para organização dos recursos e energias do governo e da sociedade em direção a uma visão de futuro, a um cenário de médio prazo. Duas outras leis estão intimamente associadas ao PPA: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA).

Operação coíbe realização de “rachas” em residenciais de Petrolina

Ammpla-Fiscalização

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) realizou na última sexta-feira (18) uma operação denominada “Residenciais”. O objetivo da ação foi fiscalizar os veículos dos Residenciais Monsenhor Bernardino e do Vivendas, tendo em vista o alto número de denúncias a respeito de “rachas” realizados nessas localidades.

A operação culminou em um total de sete autos de infrações lavrados: sendo dois por condutor não habilitado; um por deixar o condutor de usar o cinto de segurança e quatro por veículo não licenciado. A Operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Petrolina.

A Ammpla já tinha realizado palestras sobre educação no trânsito nestes Residenciais no início do mês de agosto para conscientizar condutores e pedestres que trafegam pelo local.

Inscrições abertas para curso de inglês instrumental

Juazeiro-Uneb-(Reprodução_Site-Uneb)

A UNEB através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) – Campus III oferece 40 vagas para curso de inglês instrumental a toda comunidade acadêmica e externa. “Interessados devem fazer as inscrições até o dia 25 de agosto no colegiado de jornalismo.

O curso tem carga horária de 60h e será dividido entre duas turmas de 20 alunos cada, organizado da seguinte maneira: aulas as terças e quintas-feiras das 9h às 10h30 para uma turma, e aos sábados das 9h às 12h para outra.

O curso terá início nos dias 26 e 29 de agosto respectivamente. Duas vagas são para estudante cotista do DCH, que estejam devidamente matriculados, e que não tenha perdido em nenhuma disciplina dos componentes curriculares do curso.

Para inscrição, o aluno deve apresentar RG e CPF e um investimento no valor de R$ 260,00 que será parcelado e pago por meio de depósito. Já os estudantes cotistas devem levar somente RG, CPF e o histórico escolar que será analisado como critério da seleção.

As inscrições e aulas serão no Departamento de Ciências Humanas, na rua Edgar Chastinet, s/n – São Geraldo, Juazeiro.

Mais informações: (74) 3611-5617 / ramal 211

UPAE/IMIP de Petrolina se reúne com a equipe do CAPS AD e Saúde Mental

Reunião--

Com o objetivo de melhorar a articulação da Rede SUS na região, profissionais do Serviço Social e Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) se reuniram semana passada com representantes do CAPS II (Saúde Mental) e III (Álcool e outras Drogas – AD). Na pauta, os entraves encontrados na referência e contrareferência entre os serviços, e as dificuldades identificadas dentro da própria Rede.

“Fomos provocados pela supervisão geral do Serviço Social do IMIP Recife e prontamente aceitamos o desafio de tentar melhorar o fluxo desse perfil de usuário dentro da Rede Socioassistencial. Por isso, convidamos os CAPS II e III para uma conversa”, explica a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha.

Participaram do momento a coordenadora do CAPS Mental, Vanessa Carvalho, e a enfermeira Maíra Almeida, além da enfermeira do CAPS AD, Juliana Andrade. “Acho de extrema importância esse diálogo e aproximação entre os serviços, pois assim podemos conhecer as principais demandas e entender as dificuldades de cada setor. Esperamos que o fluxo realmente possa melhorar e para isso colocamos a nossa equipe à disposição, que apesar de reduzida busca ser bastante resolutiva”, ressalta Vanessa.

“Muitas vezes, e por vários motivos, o paciente e a família não aderem ao tratamento oferecido no CAPS e/ou ambulatorial e acaba retornando à rede de saúde pela porta de entrada da urgência e emergência, que não é o correto para esses casos. O paciente psiquiátrico, por exemplo, não precisa chegar ao extremo de um surto, ele pode e deve ser tratado nos serviços de referência. A utilização do serviço de Pronto Atendimento é realmente só para casos extremos e não uma porta de entrada para o paciente fazer o tratamento. Para esse tipo de entendimento é que as reuniões se tornam tão importantes”, ressalta a coordenadora de enfermagem da UPAE, Grazziela Franklin.

“O que nós estamos buscando aqui é justamente essa continuidade do tratamento e a aproximação da Rede, para que essas pessoas tenham cada vez mais apoio e que esse suporte inclua as famílias de forma efetiva. Precisamos inverter esse fluxo, pois a porta de entrada desse paciente na Rede deve ser pelo CAPS e não pela urgência e emergência”, ratifica a coordenadora do NEP, Martapolyana Torres.

Com a reunião ficou pactuado que os CAPSs passarão toda a programação de atendimentos para que os encaminhamentos da UPAE possam ser feitos de forma mais eficaz, e que, sempre que possível, farão uma busca ativa do paciente a partir dos dados levantados pelo Serviço Social da Unidade. “Muitas vezes o paciente sai daqui com o encaminhamento, mas não chega ao CAPS. Então, com a possibilidade dessa busca ativa uma menor quantidade de pacientes irá ‘se perder’ nesse trajeto”, acredita Martapolyana.

“Ficamos felizes com o encontro e certos de que os nossos usuários, que nesse caso são os mesmos do CAPS, serão os maiores beneficiados. O trabalho do Serviço Social da UPAE de Petrolina vai além do acolhimento, atendimento e orientações, e busca integrar-se à Rede SUS de forma efetiva nos âmbitos da saúde e cidadania. Portanto, quanto mais engajados e articulados estivermos, melhor”, finaliza Nazaré.

Tia do jogador Daniel Alves morre afogada em rio

Tia---Daniel-Alves-(Foto-reprodução-G1)

Tia do jogador baiano Daniel Alves, que atua no clube francês PSG, morreu afogada no rio Salitre, afluente do rio São Francisco, em Juazeiro, norte da Bahia, nesta sexta-feira (18). A informação foi confirmada pela Polícia Civil e por familiares do jogador.

Conforme familiares, a mãe de Daniel Alves é irmã da vítima e passou mal ao receber a notícia. Ela recebeu atendimento médico em um hospital de Juazeiro.

Segundo a polícia, o caso aconteceu na manhã desta sexta, após a vítima, Marlúcia Capistania, 46 anos, sair para cuidar de umas mudas de banana na fazenda Mulungu, no povoado de Salitre, onde morava. De acordo com a polícia, a família estranhou a demora dela e foi procurá-la. O corpo foi encontrado no dreno do rio, perto da fazenda, e retirado da água por familiares.

O corpo de Marlúcia foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro. A delegada Lígia Nunes, titular da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Juazeiro), informou que, conforme o relato de familiares, Marlúcia teve um AVC há dois anos e também estava abalada com a morte de um primo, ocorrida na noite de quinta-feira (17), também no povoado de Salitre. O rapaz, que tinha 42 anos, foi morto a tiros. O crime é investigado. Ninguém foi preso.

[T] Correio do Estado

[F] Reprodução/G1