Cotidiano

Conferência de Proteção e Defesa Civil será realizada dia 10 em Petrolina

A  Secretaria da Cidade e as executivas de Ordem Pública, Segurança Cidadã e Defesa Civil de Petrolina estão convocando a população e organizações civis para participarem da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil – 2ª CMPDC, que será realizada na próxima segunda-feira (10), a partir das 8h, no Auditório Polivalente do SEST/SENAT. A conferência terá como tema “Proteção e Defesa Civil: Construindo uma cidade resiliente e a Defesa Civil local”, como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a realizar-se nos dias 28 e 29 deste mês, no Centro de Convenções do Estado do Pernambuco.

A conferência será presidida pelo responsável da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC), Jenivaldo Santos, e contará com a participação de representantes da sociedade civil, entre estes: poder público e agentes de defesa civil; representantes dos conselhos profissionais e de políticas públicas, além de representantes da comunidade acadêmica do município, informa a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina.

CSTT realiza perícia médica extraordinária para confecção de de passe livre

O setor de transportes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro informa que nesta terça-feira (25) a partir do meio dia estarão realizando um atendimento extraordinário para aquelas pessoas que não fizeram a perícia médica para a confecção da carteira de passe do portador de necessidades especiais.

Os usuários devem comparecer ao prédio da CSTT, localizado na Rua Oscar Ribeiro-Centro, portanto os documentos necessários: xerox de identidade e CPF, comprovante de residência, 1 foto 3×4 e atestado médico. Quem não comparecer a essa chamada não terá acesso a carteira de passe livre.

Feamupe realiza reunião com ambulantes de Petrolina

Com o intuito de debater reivindicações da classe de ambulantes de Petrolina, a Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe) realizará uma reunião entre o poder público municipal e os ambulantes. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (24), às 8h, na sala da Feamupe, localizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Na ocasião estarão presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, Executivo de Ordem Pública, Jenivaldo Santos, Vigilância Sanitária, Jarbas Costas, o de Governo, Orlando Tolentino, e os vereadores, Elismar Gonçalves e Antonio de Souza, conhecido como Paraíba.

De acordo com a presidente da Feamupe, Socorro Neto, a reunião discutirá a criação de uma associação de ambulantes. “Dentro da pauta existem várias reivindicações, como a segurança e infraestrutura nos eventos, mas a principal é a criação de uma associação para os ambulantes de Petrolina, que tem um número que chega a 700 trabalhadores”, explica Socorro. Essa será a segunda reunião da Feamupe que debate sobre do tema. Nesta segunda-feira (17), cerca de 50 ambulantes estiveram presentes na Feamupe apresentando suas reivindicações, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina.

Operação Lei Seca prossegue até domingo (16) em Petrolina

OPERACAO-LEI-SECA-1

Até o próximo domingo (16) a Secretaria de Defesa Social (SDS) por meio da Polícia Militar e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Detran realiza em Petrolina a Operação Lei Seca em dias e horários alternados, nas principais avenidas de Petrolina. Durante a operação são realizados testes de alcoolemia após abordagens a motoristas e motociclistas. Na tarde desta quarta-feira (12) uma barreira da operação atuou na Avenida Guararapes, próximo ao Monumento da Integração.

OPERACAO-LEI-SECA-2Os PMs fazem a triagem e abordagem aos veículos; os agentes do Detran aplicam o teste de alcoolemia, checam a carteira de habilitação do condutor (CNH) e o documento do veículo (CRLV), preenchendo o auto de infração, se houver irregularidade; e, simultaneamente aos procedimentos padrões. “O foco principal da Operação Lei Seca é a alcoolemia, mas também verificamos toda a documentação exigida pelo Código Nacional de Trânsito, ou seja, a CNH atualizada, se o motorista é ou não habilitado, se o carro apresenta algum problema”, reforçou Albuquerque.

De acordo com o tenente PM Albuquerque, no primeiro dia de fiscalização, terça-feira (11), foram abordados 194 veículos na Avenida Cardoso de Sá, próximo ao acesso a Ponte Presidente Dutra. Dos condutores abordados, seis pessoas se negaram a fazer o teste do bafômetro e uma não passou no teste. “O cidadão não é obrigado a formar prova contra si mesmo, mas ele será notificado e terá a carteira recolhida”, disse o tenente Albuquerque

A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de R$ 957, poderão perder a carteira de motorista por um ano, após conclusão de processo administrativo no Detran, e ainda terão o carro retido no local da blitz até a apresentação de um condutor apto a guiá-lo. Uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho já é o suficiente para superar a medida-limite do etilômetro, também chamado de bafômetro. Quem for flagrado com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso.

[F] Gazzeta

Catedral de Juazeiro será reaberta e elevada a Santuário

IGREJA-CATEDRAL-DE-JUAZEIRO-1

Após passar por reforma, a Catedral de Juazeiro voltará a ser aberta ao povo logo após o Carnaval da cidade. É o que informa o bispo diocesano Dom José Geraldo da Cruz.  Segundo o religioso, a inauguração oficial do templo, com a conclusão da reforma externa, já tem data marcada: será no dia 21 de junho, quando a prédio religioso será elevado ao título de Santuário. “A reforma da Catedral iniciou-se há quase quatro anos”, explicou Dom José Geraldo. “Houve um problema muito sério na estrutura do telhado: uma tesoura de mais de quinze metros cedeu, levando consigo duas outras. Um grande trabalho para corrigir o defeito, dando oportunidade para fazer uma revisão geral da cobertura”.

A partir daí vários outros reparos e ações foram realizados para valorizar o templo: uma grade de proteção, novas portas, bancos, pintura, capela do Santíssimo, sala para confissões, polimento do piso e uma nova iluminação interna e externa. “Atualmente, está sendo colocada a barra de pedra na parede exterior e está sendo completada a extensão da grade. A iluminação externa está em fase de acabamento”, disse o bispo.

REFORMA-CATEDRAL-DE-JUAZEIROA inauguração, no dia 21 de junho, cairá no dia da Dedicação da Catedral, que é solenidade na Diocese. Nesse dia serão acesas todas as luzes da iluminação interna e externa e será lido o Decreto de criação do “Santuário Nossa Senhora das Grotas”.  Com a criação do Santuário, a igreja deverá aumentar suas atividades de atendimento aos fiéis. Segundo Dom José Geraldo o Santuário será um lugar privilegiado de piedade e devoção, com a celebração diária da Missa e a presença constante de padres para atender o povo para aconselhamento, confissões e outras atividades de evangelização.

“A ereção do Santuário é muito importante para os fiéis de toda a Diocese, que tem Nossa Senhora das Grotas como Padroeira, e sua devoção se estende além das fronteiras diocesanas. A veneração da imagem, encontrada nas grotas do Rio São Francisco, é tricentenária e está muito arraigada no coração do povo. Quando anunciei, na missa do domingo passado, a criação do Santuário, o aplauso foi grande e muitas pessoas foram às lágrimas e algumas me agradeceram cheias de emoção”, finalizou Dom José Geraldo. (Pascom/Diocese de Juazeiro)

[F] Divulgação/PASCOM – Diocese de Juazeiro

Prorrogado para 8 de fevereiro prazo para realização de Vistoria de Transporte Escolar

transporte-escolar

O Detran-PE estendeu para 8 de fevereiro a data limite para a realização de vistorias de transporte escolar, que são obrigatórias, semestralmente, para aqueles que efetuam este tipo de atividade. O serviço é prestado de forma gratuita. Em Pernambuco, há cerca de 1500 veículos de transporte escolar registrados.

No Interior, a vistoria de escolares ocorre, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, em uma das seguintes Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) Especiais: Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Carpina, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro.

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da Resolução 439/2013, um novo equipamento passa a ser exigido para os veículos de transporte escolar. Trata-se dos dispositivos de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.

Nas cidades de Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno e Petrolina, além da vistoria do DETRAN, o veículo de transporte escolar deve possuir documentação que comprove sua regularização junto à Prefeitura. (Ascom/Detran-PE)

[F] Arquivo Gazzeta

Parte de prédio desaba no centro de Juazeiro e deixa operário ferido

DESABAMENTO-PREDIO

O prédio onde funciona uma ótica desabou parcialmente na Praça da Bandeira, Centro de Juazeiro, no início da tarde desta segunda-feira (27). Francisco Sebastião de Souza, de 60 anos, que trabalhava na obra no terreno ao lado da ótica, ficou preso nos escombros. O operário ficou soterrado da cintura para baixo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital.

Instantes antes do desmoronamento, dois funcionários da ótica perceberam estalos em uma das paredes e conseguiram sair antes do desabamento. Segundo o Corpo de Bombeiros, o imóvel desabou devido a vibração das fundações que estavam sendo feitas na obra  no terreno, ao lado. (Com informações do Blog do Geraldo José)

[F] Reprodução/Blog do Geraldo José

Manifestantes protestam contra nucleação de escola de Simpatia

PROTESTO-PAIS-SIMPATIA-1

Pais de alunos e estudantes da Escola Municipal Tenente Jessé, no povoado de Simpatia, interior de Petrolina realizaram no início da tarde desta quinta-feira (23) um protesto na Avenida Guararapes, defronte o prédio da Prefeitura, para pedir o fim do processo de nucleação das séries daquela unidade de ensino. A nucleação  é a transferência dos estudantes de uma escola para outra  – no caso, para a unidade de Cristália. Portando faixas e apitos, e gritando palavras de ordem, os manifestantes pretendiam se reunir com o prefeito Julio Lossio.

PROTESTO-PAIS-SIMPATIA-2Uma comitiva formada pelos pais e estudantes chegou cedo pela manhã a Secretaria de Educação com a intenção de discutir o assunto com o secretário Heitor Leite. “Infelizmente não chegamos a nenhum diálogo. A gente veio para cá para tentar conversar com o prefeito [Julio Lossio] mas não é a primeira vez que acontece com a escola de Simpatia, é a segunda vez”, afirma o agricultor Gleidson José de Araújo.

“Queremos tentar convencer ele [o prefeito] a ter outro ponto de vista sobre as escolas do interior, porque não é só Simpatia que está sendo fechada. Oito escolas do interior estão sendo fechadas. Eles alegam que tem pouco aluno, mas no interior pouco aluno é em todo o canto, no interior não tem aluno para somar a média que tem na cidade”, reforça Gleidson, pai de uma criança que estuda na escola. A unidade, fundada há 45 anos, tem cerca de cem alunos, moradores de Simpatia e imediações.

PROTESTO-MORADORES-DE-SIMPATIA-CONTRA-NUCLEACAO-(27)Uma das queixas dos pais é quanto ao aumento do percurso que os alunos passam a ter de percorrer com a mudança. A distância de Simpatia até a escola de Cristália é de 10 quilômetros, mas o percurso final, para alguns estudantes, pode ultrapassar os 95 quilômetros, disse Gleidson.

O protesto interrompeu por cerca de uma hora o trânsito na Guararapes e na Avenida Joaquim Nabuco. “O petrolinense não merece isso [os efeitos da manifestação] mas infelizmente, a única forma que vimos de chamar a atenção do prefeito foi fazer isso. Peço desculpas em nome de toda a comunidade de Simpatia”, afirmou. Os manifestantes foram informados, já por volta das 15h que não seriam recebidos na prefeitura.

Reportagem completa na edição de sábado do Gazzeta do São Francisco.

[F] Jean Carlos

Em nota, DNIT informa não ter veículo com características de carro usado em assalto

CARRO-FORTE

O Supervisor da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Petrolina, engenheiro Leandro Miranda Teixeira, divulgou nota a respeito do assalto ocorrido na última quarta-feira (15) no distrito de Pau Ferro, por meio do qual informa que o órgão não tem nenhum veículo Fiat Palio Weekend de cor prata.

De acordo com a informação do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Petrolina, entre os três veículos usados pelos bandidos que investiram contra o carro-forte, estava um Weekend “com o logotipo do DINIT” (sic). A sigla estava grafada desta maneira no comunicado da PM.

Diz ainda a nota do DNIT que “as normas internas do órgão orientam que tanto os veículos oficiais quanto os das empresas que prestam serviço ao DNIT sejam utilizados exclusivamente no interesse do serviço público”.

[F] Divulgação

Serviços para eventos particulares prestados pela CSTT serão cobrados a partir deste mês

CONE-DE-TRANSITO

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, de acordo com o decreto nº 431/2009 que regulamenta o Código Tributário Municipal, os eventos de cunho particular prestados pela CSTT passarão a ser cobrados. A atividade pública a terceiros compreende toda e qualquer prestação de serviço realizada pelos agentes de trânsito e/ou uso dos equipamentos da secretaria em prol de iniciativas particulares, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro.

Os interessados em realizar algum tipo de evento que necessite dos serviços de segurança e ordem no trânsito devem, a partir desta semana, comparecer à sede da CSTT, localizada na Rua Oscar Ribeiro-Centro, com um requerimento que enumere os pedidos quanto à utilização dos serviços. Neste ato, o solicitante receberá um DAM para pagamento das taxas. Os pedidos por unidade, solicitados em um período de até 8h são para automóveis (taxa: R$ 107,04 cada); motos (taxa: R$ 36,69 cada); cavaletes (taxa: R$ 8,74 cada); cones (taxa: R$ 8,74 cada) e demais equipamentos (taxa: R$ 12,68 cada).

Ficarão isentos apenas os eventos realizados por órgãos públicos (administração direta) e de cunho religioso.

[F] Divulgação