Dormentes

Geomarco Coelho é o novo prefeito de Dormentes

geomarco

O ex-prefeito Geomarco Coelho (PSB), volta a administrar o município em 2017. Com todas as  urnas apuradas, o socialista venceu o adversário Roniere Reis (PMDB), com 7.525 votos (57,89% dos válidos). O peemedebista obteve  5.473 votos (42,11%).

De acordo com os dados divulgados pelo TSE, a eleição no município teve 119 votos brancos e e 551 votos nulos.

Compesa muda calendário de abastecimento de localidades em Afrânio e Dormentes

A partir da próxima segunda-feira (18), o calendário de abastecimento das localidades rurais de Afrânio e Dormentes será alterado. A mudança têm como objetivo adequar a distribuição ao longo da Adutora Maria Tereza Coelho, que abastece as cidades.

Para realização do rodízio, a Compesa dividiu a área em dois setores de abastecimento. O primeiro setor, formado pelas comunidades: Lindolfo Silva, Xique-Xique, Manteiga, Garcinha, Boa Vista, Esperança, Curimatã, Boi Morto, Consolação, Sítio Lajedo, Satisfeito 2, Sítio Bandeira 1 e 2, Barra da Jurema, Barra Franca, Divisa, Volta Grande 1 e 2, Pitombeira e Sítio Mazaga, receberá água nas sextas-feiras, sábado e domingo e terão o abastecimento suspenso de segunda a quinta-feira.

O setor 2, que incluem as comunidades de: Satisfeito 1, Baixa da Barbosa, Campo Limpo, Sítio Baixa, Baixa do Buraco, Lagoa da Égua, Estrela, Bela Vista ,Baixa dos Caibros e Arizona, será abastecido nas sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras. Nas terças, quartas e quintas-feiras o abastecimento será suspenso.

Na distribuição de água para a área urbana de Dormentes e Afrânio não haverá alterações. As cidades, abastecidas também por rodízio, recebem água em dias alternados, de acordo com o calendário de abastecimento disponibilizado no site da Companhia. As informações são da Assessoria da Companhia.

Jovens de Dormentes repudiam manifestações preconceituosas contra cidade

PRECONCEITO-1

Um grupo de jovens de Dormentes está indignado com a conduta de pessoas que manifestaram, via Facebook, comentários preconceituosos contra a cidade e seus moradores. Numa nota encaminhada por e-mail ao Gazzeta, assinada por Danilo Cavalcanti, Gilmar Macedo, Túlio Macedo, Jaiane Castro, Leonardo Cavalcanti e Gessika Priscila, estão anexados os prints das mensagens, emitidas, segundo eles, por pessoas que residem em Petrolina. Os comentários jocosos mencionam a 10ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos (Caprishow), encerrado no último domingo (24).

PRECONCEITO-4“Essas pessoas, norteadas pelo preconceito, o mesmo que muitas vezes o nordestino sofre por parte de alguns poucos desinformados do sul e sudeste, proferiram inúmeras palavras para denegrir nossa maravilhosa cidade. Não sabem eles da importância de Dormentes. Não sabem que Dormentes é a maior cidade produtora de caprinos e ovinos do Estado, que produz muitas riquezas. Essa é uma cidade feita de homens e mulheres honrados, fortes, trabalhadores, empreendedores, que têm participação imprescindível no crescimento e desenvolvimento da região, inclusive, da cidade de Petrolina, na qual os jovens moram”, diz a nota.

“Pessoas que, sendo nordestinas, sendo sertanejas, jogam suas origens familiares no lixo ao se referirem de forma jocosa às características rurais que estão ao nosso redor. No entanto, nossa cidade é maior que isso e continuará sendo um lugar maravilhoso do qual temos muito orgulho”, completa a nota.

[F] Divulgação

MPPE recomenda respeito às normas de trânsito em Afrânio e Dormentes

AFRANIO-AEREA

Com o objetivo de respeitar as normas nacionais de trânsito e garantir o direito à vida e à segurança, previstos no art. 5° da Constituição Federal (CF), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação destinada aos condutores de motocicletas, motonetas, ciclomotores, população em geral e à Polícia Militar dos municípios de Afrânio e Dormentes (sertão do São Francisco). Os condutores de motocicleta deverão utilizar, obrigatoriamente, o capacete; e os motoristas de veículos terão que usar o cinto de segurança, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como os passageiros nos dois casos.

Os motoristas deverão, ainda, evitar alterações nas características originais dos veículos sem a devida autorização. De acordo com o documento, elaborado pela promotora de Justiça Cíntia Micaella Granja, o desrespeito às leis de trânsito são comuns nas duas cidades, colocando motoristas e cidadãos em risco.

Aos cidadãos, foi recomendado que se abstenham de dirigir qualquer veículo automotor sem a devida Permissão Para Dirigir (PPD) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada, menor de idade, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso.

Já à Polícia Militar, o MPPE recomendou que procedam fiscalizações periódicas, a fim de prevenir e coibir as irregularidades nas condutas de veículos automotores.

As infrações mais constantes nos municípios são condução de motos e automóveis por pessoas inabilitadas ou adolescentes; transporte de crianças de forma insegura; condutores e passageiros sem os utensílios de segurança, como capacete e cinto; direção de condutores sob efeito de bebidas alcoólicas; e automóveis com as características originais alteradas, sem a permissão legal.

[F] Divulgação

Dormentes inaugura Unidade Básica de Saúde em Caatinga Grande


UBSDormentes

O prefeito de Dormentes, Roniere Reis, inaugurou sábado (22) uma unidade Básica de Saúde no distrito de Caatinga Grande. A UBS conta com uma área de 400 metros quadrados e Sala de Espera, Sala de Atendimento e Marcação, Farmácia, Sala de Triagem, Consultório Odontológica, Consultório Ginecológico, Consultório Médico, Sala de Curativos, Sala de Imunização, Sala de Demonstração e Educação em Saúde, D.M.L, Sala de arquivo, Copa e 4 Banheiros.

UBSDormentesI“Agora podemos resolver as pequenas demandas da população por aqui mesmo. Antes teríamos que rodar 20 Km até dormentes para um atendimento simples”, destacou o vereador Jurandir Torres.

A inauguração foi prestigiada por autoridades locais, entre elas, o ex-prefeito Geomarco Coelho além dos deputados federais Fernando Filho e Gonzaga Patriota.

Após a inauguração, a população comemorou com um show do cantor Layrton dos Teclados.

 

 

Polícia apreende três armas na zona rural de Dormentes

armasTrês armas de fogo foram apreendidas, na tarde desta segunda-feira (24), com um idoso, no Sitio Pedavi, na zona rural de Dormentes.

De acordo com informações policiais, Joaquim Fernandes Rodrigues de 69 anos foi localizado a partir de mandado de busca e apreensão,  Comarca de Dormentes. Ele estava de posse de três espingardas, sendo uma de fabricação caseira calibre 12, e 02 duas calibre 36. Na operação ainda foram apreendidos nove cartuchos intactos calibres 12, um frasco contendo pólvora e outro com chumbo.

Joaquim Fernandes e todo material apreendido foram apresentados e entregues à 1ª Delegacia da Policia Civil, para as providências cabíveis. A ação foi realizada por policiais militares da Operação Polígono de Pedro Baiano, da Guarnição Tática de Dormentes e equipe do Núcleo de Inteligência do Sertão 4.

Produtores familiares participam de reunião em Petrolina

Com o objetivo de promover o crescimento econômico nas atividades da agricultura familiar no Estado, a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, promoveu, no município de Petrolina uma reunião com representantes de agricultores familiares e instituições públicas e privadas ligadas aos setores produtivos.  Na ocasião, a gerência geral do ProRural apresentou a matriz de ações e investimentos dos Planos Territoriais de Redes Produtivas das cadeias da Caprinovinocultura de corte, fruticultura, apicultura e meliponicultura e horticultura orgânica do Sertão do São Francisco.

O trabalho foi elaborado com a participação dos agricultores familiares dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, e foi entregue aos representantes de órgãos governamentais e privados, para avaliação das ações e investimentos propostos e futuras pactuações. “Trata-se de uma articulação de políticas públicas, buscando a otimização de recursos para fortalecimento das redes produtivas. Com a união de diversos atores – universidades, institutos de pesquisa, instituições financeiras e outros – em prol de uma ação comum, podemos obter melhores resultados”, explica o gerente geral, Walmar Jucá.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Dormentes, Magerlândio Reis, a participação dos agricultores na elaboração dos planos, decidindo as principais demandas, é muito importante para o atendimento às necessidades dos trabalhadores rurais. “Pela primeira vez, podemos fazer parte da construção de uma política pública. Esse documento é resultado da nossa luta para crescimento do nosso trabalho”, afirma.

Participaram do encontro, representantes da Adagro, Ipa, Iterpe, CPRH, Senai, Instituto Federal, Univasf, Banco do Brasil, secretários municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, organizações de produtores, vereadores e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.

PM apreende armas e suspeitos de assaltos em Dormentes

armasapreendidas

A Polícia Militar em Dormentes, após receber denúncias anônimas de que homens praticavam furtos e roubos no Sítio Bargado, zona rural de Dormentes, conseguiu abordar Ezequiel Souza de Albuquerque, 30 anos.

De acordo com a polícia, o suspeito confessou a prática de furtos na localidade e afirmou para os policiais que possuía uma espingarda em sua casa. No local foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira. Ezequiel ainda apontou como comparsa, Raimundo José Rodrigues, morador do Sítio Baixa do Pilão.

Na casa do segundo acusado, os policiais encontraram duas armas de fogo, sendo um revólver Calibre 22 com uma munição intacta, e uma espingarda de fabricação caseira.

Os acusados foram conduzidos para a 1ª Delegacia da Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante.

Equipamentos visam reforço da produção familiar no semiárido de Pernambuco

codevasf

Agricultores familiares de 11 municípios do sertão de Pernambuco estarão melhor estruturados nesta época de chegada da estação chuvosa para preparar a terra para o plantio de mandioca, feijão e hortaliças, entre outros cultivos comuns no semiárido. Eles receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) tratores agrícolas acompanhados de diversos implementos, como roçadeira, pulverizador e guincho – um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, recursos oriundos de emenda parlamentar.

Cada município recebeu um kit completo, que será utilizado pelas associações de pequenos produtores em sistema de rodízio. Prefeito de Dormentes, Roniere Reis destaca que, além de ajudar a reforçar produção familiar de alimentos, o trator também irá beneficiar a comunidade melhorando a infraestrutura de escoamento da produção. “Com ele, poderemos fazer o roço e o cascalhamento de estradas vicinais”, disse o prefeito.

Informações e foto: Ascom Codevasf

Deputado pede ao governo do Estado reforço da segurança no Sertão

ADALBERTO-CAVALCANTI

O deputado Adalberto Cavalcanti (PTB) fez apelo nesta terça (03) ao Governo Estadual para que reforce a segurança pública no Sertão pernambucano. Ele mostrou-se preocupado com o aumento da criminalidade nos municípios de Afrânio e Dormentes. O parlamentar propôs a criação da Nona Companhia da Polícia Militar na região, composta por capitão, tenente, sargento, cabo e soldados, como forma de dar mais tranquilidade à população.

O petebista disse que, nos últimos anos, cresceu consideravelmente o número de assaltos a agências bancárias nas duas cidades. A título de ilustração, o parlamentar informou que, em 2013, Afrânio registrou dois assaltos e uma tentativa à agência do Banco do Brasil. A unidade local dos Correios teve o mesmo número de ocorrências. Segundo Adalberto, no caso do banco Bradesco, ocorreu um assalto em Afrânio, semana passada e, dois meses atrás, em Dormentes.

[F] Roberto Soares