Educação deve divulgar classificação de selecionados para escolas técnicas estaduais

MPPE-LOGOO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à Secretaria de Educação do Estado a fim de garantir que o órgão divulgue o resultado do processo de seleção dos estudantes para as escolas técnicas estaduais. A Secretaria deve publicar a listagem geral, com os nomes de todos os candidatos participantes, por escola, curso ofertado e na ordem decrescente de notas obtidas.

De acordo com o documento, assinado pela promotora de Justiça Eleonora Marise Rodrigues, há um inquérito civil instaurado na Promotoria de Justiça de Defesa da Educação enviado à Secretaria de Educação Estadual para apurar denúncia sobre irregularidades na divulgação dos resultados da seleção de alunos para as escolas técnicas para o ano de 2012. A denúncia questiona tanto a falta de publicidade, quanto a transparência do processo.

Ainda conforme a recomendação, durante as investigações, foi constatado que a Secretaria, no processo seletivo, apenas divulgou a listagem por ordem alfabética dos candidatos classificados. Havia ainda a possibilidade da consulta da classificação do candidato, por meio da indicação do número de inscrição.

Além de ter que divulgar os dados referentes ao resultado do processo de seleção de alunos para as escolas técnicas estaduais, o MPPE ainda recomendou que o órgão adote o procedimento nos futuros processoS de seleção estudantil. A Secretaria Estadual de Educação tem 10 dias para encaminhar à Promotoria de Justiça a documentação que comprove o cumprimento da recomendação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>