Gazzetando

Ressocialização

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento de Semiliberdade (Casem) da Funase, em Petrolina, tiveram oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. Através de uma iniciativa da prefeitura, pelo programa Qualifica Petrolina, os jovens receberam um curso que teve como objetivo usar a informática como instrumento de ressocialização, além de aumentar a capacidade técnica para o crescimento profissional dos alunos. A capacitação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos.  Com carga horária de 30 horas, as aulas aconteceram pela manhã durante as duas últimas semanas no Parque Municipal Josepha Coelho. Foram desde lições básicas de informática, passando pela iniciação avançada do office, até o uso das redes sociais.

Caravana “Respeita as Mina”

 

A caravana “Respeita as Minas de Combate à Violência Contra Mulher” que seria realizada em Juazeiro na próxima quinta-feira (27) foi adiada para o dia 07/08, data em que se comemora aniversário da Lei Maria da Penha. A caravana é um projeto educativo e cultural, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado em parceria com os municípios, e se integra ao conjunto das políticas públicas que governo estadual vem realizando para prevenir e coibir a violência contra as mulheres. A ação deve passar por mais 29 cidades em todo estado buscando o fortalecimento e capacitação da rede de atenção à mulher nesses locais. O objetivo maior é engajar as comunidades no processo de discussão, reflexão e ações de enfrentamento à violência de gênero.

Agenda internacional

Ucrânia em agosto e China em setembro. Esses são os destinos de viagens internacionais anunciados pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (17). Durante coletiva de imprensa realizada na cidade de Santaluz, onde completou sua trecentésima viagem pelo interior baiano, Rui afirmou que está de viagem marcada para a Ucrânia, onde assinará termo de compromisso com uma empresa produtora de insulina, que deve se instalar na Bahia. Mais cedo, antes de viajar para Santaluz, Rui adiantou também que fará uma viagem à China em setembro deste ano. O anúncio aconteceu em Salvador durante entrevista a uma rádio. Esta será a segunda viagem do governador ao país para negociações com empresários chineses interessados em obras e investimentos na Bahia.

Documentos no SAC

Existem 94.118 documentos represados entre as 60 unidades do SAC no estado da Bahia. Esse número é fruto de um levantamento realizado em maio de 2017, e corresponde a documentos acumulados nos postos durante o ano de 2016 e os cinco primeiros meses deste ano. Com o objetivo de lembrar aos cidadãos que devem se dirigir aos postos para buscá-los, o SAC está enviando mensagens de texto no celular (SMS) e emails aos usuários. Para isso, o serviço tem como referência a base de dados do atendimento. Vale ressaltar que, mesmo tendo recebido a mensagem, o cidadão deve priorizar a prazo de entrega do documento estipulado no protocolo. Para pegar os documentos o procedimento é simples. Basta comparecer à unidade SAC onde foi feita a solicitação e levar o protocolo de atendimento ou documento com foto. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) lidera o ranking com 52.725 documentos “esquecidos” pelos cidadãos baianos.

Nota de Pesar

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro e toda a equipe externa o sentimento de pesar pelo falecimento do professor José Gilberto Passos, conhecido como Zé Jaime, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (14). O professor atuou na Rede Municipal de Ensino e também foi gestor escolar.

JOSÉ-JAIME

Interdição de ruas em Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que a partir das 17h desta sexta-feira (14) a Orla Fluvial de Juazeiro será interditada do trecho que compreende entre o Hotel Baía Cook e o Hotel Rio Mar. E neste sábado (15), a partir das 7h da manhã, a Orla estará interditada do Angary até o cruzamento com a Travessa Edson Ribeiro. O tráfego estará totalmente liberado às 7h da manhã do domingo (16). A interdição por causa dos festejos dos 139 anos de aniversário de Juazeiro.

Visita

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita da Diretoria Geral de Educação em Saúde, que é vinculada à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O encontro teve como objetivo discutir a integração do ensino/assistência na região e a importância do Hospital Dom Malan na rede SUS como hospital-escola. Na pauta, assuntos como a interiorização dos cursos de saúde no estado, com ênfase no internato dos cursos de medicina, residência médica e em área profissional da saúde.

 

Cadastramento

O Governo da Bahia vai recadastrar 150 mil servidores públicos ativos. O processo será realizado entre 17 de julho e 13 de agosto. O recadastramento deve ser feito exclusivamente via internet, por meio do Portal do Servidor ou diretamente no site do recadastramento, com a mesma senha usada para acessar o contracheque online. Aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido estarão sujeitos a penalidades previstas no capítulo V do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/1994).

Assembleia do Sindsemp

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) está convocando os servidores das categorias de Leis Específicas para Assembléia Extraordinária Setorial, a ser realizada na sua Sede Administrativa, às 8h de quinta-feira (13), quando serão passados os detalhes da reunião com a Secretária de Gestão Administrativa, Luiza Leão, quando o sindicato debateu a proposta de reajuste de 5% para as categorias.

Promoção para Policiais

O delegado-geral Bernardino Brito revelou que o governador Rui Costa autorizou a Secretaria de Administração (Saeb) a dar início ao processo de promoção dos policiais civis. A informação foi confirmada ao DG, na última sexta-feira (7), durante a inauguração da Delegacia Territorial de Casa Nova, município distante 572 quilômetros de Salvador. Bernardino disse também que está agendando, para as próximas semanas, reuniões de trabalho com o secretário da Administração, Edelvino Góes, e sua equipe, com o objetivo de promover ajustes administrativos na regulamentação das promoções, cuja minuta já está pronta para ser apresentada às entidades de classe.