Juazeiro

Mais de 79 mil títulos podem ser cancelados em Juazeiro

votacao-biometrica-foto-wilson-dias_agencia-brasilO número de eleitores biometrizados em Juazeiro, município pertencente às 47ª e 48ª Zonas Eleitorais, segue bem abaixo do esperado. Dos 149.833 mil eleitores da cidade, apenas 70.612 (47,13%) fizeram o recadastramento biométrico. Isso significa que 79.221 cidadãos ainda podem ter seus títulos cancelados, caso não compareçam ao cartório para cadastrar suas digitais e dados.

O eleitor de Juazeiro que ainda não realizou o recadastramento biométrico precisa se dirigir ao Fórum Eleitoral, localizado na Rua dos Bandeirantes, s/n, João XXIII, ou ao SAC, localizado no Juá Garden Shopping, que fica na Rua I, 244 – Dom Tomaz.

Em Juazeiro, o atendimento no Fórum Eleitoral é feito por ordem de chegada (distribuição de senhas). Por dia são atendidos, em média, 750 eleitores, mas o local tem capacidade para atender ainda mais. O funcionamento do Fórum Eleitoral é de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Além do Fórum Eleitoral, o eleitor de Juazeiro pode realizar o recadastramento biométrico no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), mediante agendamento no site do SAC.

Apesar do prazo de 31 de janeiro de 2018 para realização do procedimento, o TRE da Bahia alerta para que os eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios eleitorais até o próximo dia 19 de dezembro, quando o Judiciário entrará em recesso (Lei 5.010, de 30 de maio de 1966). Aqueles que não atenderem ao chamado terão seus títulos cancelados.

Uma vez que os eleitores da sede não estão comparecendo para o recadastramento, o cartório eleitoral de Juazeiro alerta às empresas da cidade que se organizem para liberar seus empregados o quanto antes para realização da biometria. Hoje perderão uma manhã ou uma tarde para o procedimento, se deixarem para depois, certamente um dia inteiro ou mais! Trata-se de convocação, portanto o procedimento é obrigatório para todos os eleitores.

Vale lembrar, que o eleitor que precisar se ausentar do serviço para efetuar o recadastramento biométrico não poderá ter descontado seu salário. É o que garante o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que esclarece também que, o cidadão que for aos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral para realização do procedimento, será fornecido atestado de comparecimento.

Principais consequências do cancelamento do título

– Não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

– Não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– Não obter passaporte ou carteira de identidade;

– Não participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

– Não obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– Não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

– Não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004;

– Não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Veja documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico

[F] Wilson Dias/Agência Brasil

Prefeito Paulo Bomfim acompanha Caravana da Saúde no bairro Alto da Maravilha

Caravana-Alto-da-Maravilha---Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto da Maravilha, na  quarta-feira (11), durante a 88ª Caravana da Saúde. Também participaram da visita os secretários Fabíola Ribeiro (Saúde), Clériston Andrade (Governo) e Tiano Félix (ADEAP).

“A Caravana da Saúde é um programa de governo e nós temos buscado parcerias e profissionais para que possamos fortalecer ainda mais esse programa, para que se torne cada vez mais efetivo e resolutivo para a população juazeirense”, declarou Paulo.

A dona de casa, Telma de Sousa Pereira, realizou exames laboratoriais, eletrocardiograma, se consultou com a cardiologista e enalteceu o atendimento dos profissionais da UBS. “A Caravana é uma boa oportunidade para as pessoas poderem se consultar com vários especialistas e realizar exames. Também acho maravilhoso o atendimento desta equipe que atende nossa comunidade”, ressaltou Telma.

Caravana-Alto-da-Maravilha-Juazeiro.A professora de Educação Física, Vera de Andrade, levou o filho para se consultar com o ortopedista. “Esse programa é sempre bem-vindo na nossa comunidade do Alto da Maravilha. É uma ótima oportunidade para diminuir as guias de consultas. Em uma manhã, temos a oportunidade de resolver todas as pendências médicas. Torço para que tenha continuidade e volte mais vezes para meu bairro”, salientou Vera.

Nesta edição, 125 atendimentos foram realizados nas áreas de ortopedia, cardiologia, endocrinologia, odontologia e clínica geral. Além de exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Esta foi a terceira vez que a UBS do Alto da Maravilha recebeu a Caravana da Saúde.

Evento sobre beleza e estética atrai empreendedores no norte da Bahia

Liga-da-Beleza-em-Juazeiro-(Foto-Anderson-Nery)

Oficinas, palestras e rodada de negócios voltadas para o segmento de beleza e estética reuniram mais de 300 empreendedores do segmento nos dias 2 e 3 de outubro, no Rapport Hotel, em Juazeiro. A primeira edição do Liga da Beleza – Beleza, Negócios e Prospecções, evento promovido pelo Sebrae Juazeiro, em parceria com o Instituto Embelleze, promoveu conhecimento, por meio de profissionais renomados, que apresentaram dicas e últimas tendências sobre maquiagem, tratamentos, colorimetria e cortes de cabelos e barbearia.

A empreendedora Haila Rejane Bezerra atua no setor de estética há um ano, com serviços de maquiagem, designer de sobrancelhas e depilação. Ela planeja expandir o negócio e sabe que o caminho para o sucesso é o conhecimento aliado à inovação, por isso investe em qualificação profissional. “As oficinas de maquiagem foram enriquecedoras, com muita prática e resultados impressionantes. Juazeiro merecia um evento desse porte, já que essa área está em constante crescimento aqui na cidade”, destacou.

Liga-da-Beleza-em-Juazeiro-(Foto-Anderson-Nery_)A programação faz parte da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial e incluiu ainda palestra sobre gestão das finanças empresariais e rodada de negócios, que resultou no fechamento de bons negócios, contatos com novos fornecedores e marcas e prospecções.

O técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, avalia o encontro de forma positiva. “Foi um evento inovador e que movimentou bastante o segmento nesses dois dias com soluções criativas, serviços, produtos, equipamentos e modelos de negócios que vão auxiliar os empresários das micro e pequenas empresas na gestão e competitividade dos negócios”, frisou.

A cabelereira Roseane Barbosa veio na missão empresarial de Paulo Afonso. Especialista em colorimetria, a empreendedora quer se aprimorar em cortes de cabelos. “Com 15 anos de atuação no mercado da beleza, precisamos estar sempre nos atualizando. A qualificação profissional é uma necessidade, por isso sempre participo de capacitações, de olho em novos perfis de consumidores. Participei das oficinas de cortes e barbearia e saí com muito aprendizado”, disse.

Para a gestora do Instituto Embelleze em Juazeiro e Petrolina, Aline Cappellaro, o evento trouxe muita visibilidade para o segmento na região e promoveu conhecimento para quem já atua ou vai iniciar na área de beleza. “Na mesma oportunidade, tivemos a chance de vendas, de interações entre profissionais, marcas e produtos de forma harmoniosa, além de disseminar conhecimentos técnicos em diversas áreas da beleza”, finalizou.

Semana Sebrae de Capacitação Empresarial – Maior evento da Bahia para pequenos negócios, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial está em sua terceira edição e acontece entre os dias 2 e 7 de outubro, com oportunidades em mais de 80 cidades baianas. A programação conta com seminários, oficinas e palestras sobre os mais diversos aspectos do universo do empreendedorismo, como inovação, marketing e vendas, planejamento, finanças, atendimento, gestão de estoque, liderança, gestão de pessoas, gestão estratégica, produtividade, processos, empreendedorismo feminino, modelo de negócio, startups, acesso a crédito e financiamento coletivo, entre outros.

É possível garantir uma das mais de 28 mil vagas ofertadas realizando inscrição no site do evento www.semanasebrae.com.br. Em Juazeiro, o evento acontece até a próxima sexta, 6, no Grande Hotel, a partir das 18h. Há oportunidades gratuitas e pagas, com investimentos a partir de R$ 20. A Semana Sebrae acontece durante as comemorações de 45 anos do Sebrae e oferece, em todo o estado, mais de 340 eventos com foco em gestão e inovação.

[F] Anderson Nery

 

 

Alegria e emoção marcam cerimônia de premiação do projeto ‘Lápis na Mão’ em Juazeiro 

Premiação

Um momento artístico e cultural que reuniu estudantes, professores, escolas e pais de alunos numa festa de alegria e emoção. Foi assim a manhã desta quarta-feira (4), no auditório do Instituto Federal da Bahia – Campus Juazeiro, BA, durante a cerimônia de premiação dos vencedores da 4ª edição do projeto ‘Lápis na Mão’.

Com o tema ‘Velho Chico, meu rio amigo’, a TV São Francisco, coordenadora do projeto, começou a solenidade anunciando os  melhores trabalhos na categoria Desenho. O primeiro colocado da Educação Infantil foi a pequena Keetlyn Vitória Santana, da Escola Municipal Luana Silva Nascimento. E Jucimara Rodriguez, da Escola Municipal Américo Tanuri, ficou com a primeira colocação do  Fundamental I.

O projeto, que teve início no mês de agosto, também certificou as 10 melhores produções na categoria Poema, premiando os três primeiros colocados com destaque para a aluna Steffany Lourrany da Silva, da Escola Municipal Professora Antonila de França Cardoso, que conquistou a primeira colocação.

Premiação.E encerrando a cerimônia, depois de uma apresentação do Coral do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, os estudantes que obtiveram as 10 melhores colocações no concurso de Redação receberam certificados. O primeiro lugar nesta categoria ficou com Kaiky Matheus de França, da Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira. Os três primeiros lugares de cada categoria receberam, além dos certificados de participação, prêmios como tablets, camisetas, troféus e leitores de livro digital.

Para a gerente executiva da TV São Francisco, Rosi Rodrigues, a 4ª edição do ‘Lápis na Mão’ encerra os projetos especiais anuais da emissora com chave de ouro. “Tivemos a participação de 16 mil crianças e adolescentes e 650 professores de 85 escolas dos ensinos Fundamental e Infantil. Mais de 11 mil trabalhos inscritos e uma alegria imensa pela contribuição ao desenvolvimento da educação e cidadania dos alunos, além do apoio a formação de pessoas mais conscientes para com a preservação do nosso rio São Francisco”, pontuou.

Rosi aproveitou também para parabenizar os participantes e os componentes das três comissões julgadoras, agradecendo ainda aos apoiadores, Secretaria de Educação de Juazeiro, IF-BA, Agrovale, Unimed VSF, River Shopping e o SAAE.

De acordo com o gerente administrativo e RH da Agrovale, Marcos Rocha, um dos aspectos mais interessantes do projeto é o estímulo à criatividade, à leitura e à escrita. “A Agrovale reconhece o poder transformador da Educação e impacta positivamente a vida de 900 crianças, através do apoio às escolas Tiradentes no bairro Jardim Primavera e ‘Caxangá’, na zona rural de Juazeiro”, conclui Marcos.

Confira a cotação base de preços no Mercado do Produtor, em Juazeiro

Mercado-do-Produtor-de-Juazeiro

Quem pretende fazer as compras nesta quarta-feira (04), no Mercado do Produtor de Juazeiro vai encontrar diversos temperos por preços acessíveis e produtos de qualidade. O cliente vai encontrar o quilo da pimenta por R$1,30. Já a caixa com 10kg do alho sai por R$150. O coentro seco sai por R$1,40 o quilo.

A cotação dos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro está disponível  aqui  e no site da prefeitura. Os preços são resultado de uma pesquisa diária no comércio atacadista do entreposto municipal.

 

Juazeiro realizará audiência em defesa dos bancos públicos

BANCO

Será realizada na próxima terça-feira (10) em Juazeiro, na Câmara de Vereadores,  uma Sessão Especial em defesa dos bancos públicos. O evento começa às 18h e foi requerido pelo vereador Agnaldo Meira (PC do B).

“O objetivo é alertar a população e combater o desmonte das instituições financeiras, promovido pelo governo ilegítimo de Michel Temer, além de destacar a importância das estatais para a soberania nacional e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Temer deixa de lado o valor que os bancos públicos têm para a economia nacional, inclusive para fazer frente à recuperação da crise econômica, em prol dos desejos do grande capital”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação.

Os bancos públicos são de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do país. O Banco do Brasil financia 61,3% do crédito agrícola. A Caixa é responsável por 66,8% do financiamento de imóveis, incluindo o projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Já o Banco do Nordeste, criado para alavancar o crescimento da região nordestina, tem sido uma importante fonte de crescimento e bem-estar para a região.

Moradores do Dom Tomaz recebem serviços da Caravana da Saúde

Caravana-da-Saúde---Juazeiro

Na próxima quarta-feira  (04), a Caravana da Saúde estará no bairro Dom Tomaz, levando diversos serviços para atender a população do local. A ação começa a partir das 07h30, no Posto de Saúde do bairro. O programa é promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde.

Na ocasião, serão ofertadas consultas pré-agendadas com oftalmologista, ortopedista, endocrinologista, clínico geral, dentista e cardiologista. Também serão realizados eletrocardioagramas, exames laboratoriais e recadastramento do Bolsa Família. O objetivo do programa é sanar as demandas reprimidas existentes nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A Caravana da Saúde conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e com ações educativas promovidas pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT).

Diocese de Juazeiro realizará Congresso Mariano Diocesano

Congresso Mariano (2)

Este ano a Igreja completa 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A Igreja proclamou 2017 como Ano Mariano Nacional. Em consonância com a vivência da data, a Diocese de Juazeiro realizará no dia 8 de outubro o Congresso Mariano Diocesano, cuja programação foi apresentada na manhã desta quinta-feira em entrevista coletiva pelo bispo  Dom Beto Breis.

O evento contará coma presença do vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, e promete momentos de reflexão sobre a figura de Maria, lembrada pelo bispo Dom Beto como  “modelo de discípulo de Jesus” e oração. A programação acontecerá durante todo o dia 8 de outubro, começando às 8h com acolhida e se encerrando por volta das 19h, com a oração do Ângelus e a Ave Maria Sertaneja que contará com a participação de Targino Gondim. No horário da tarde estão previstaa ainda apresentações artísticas e uma celebração eucarística.

O Congresso será realizado na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Paulo II, que desde o dia 3 de outubro estará vivenciando o novenário da Padroeira do Brasil e reunirá católicos de toda a Diocese. A inscrição custa R$ 10. Ainda no mês de outubro acontecerá, no dia 15, o Dia Nacional da Juventude, no Colégio Paulo VI. A inscrição custa R$ 5, sendo feita até o dia 8 de outubro.

O anúncio contou também com as presenças do pároco da Paróquia Nossa Aparecida, padre Edvaldo José de Sousa  e Irma Elita Jonck.

Prefeito de Juazeiro Paulo Bonfim visita área onde será instalado o Parque Fluvial

Prefeito-Paulo-Bomfim-Orla-Pq-Fluvial

O prefeito Paulo Bonfim juntamente com o titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, integrantes da equipe de governo e a equipe técnica da secretaria, visitou nesta terça-feira (26) a área da Orla Fluvial de Juazeiro onde será implantado o Parque Fluvial. A visita teve como objetivo avaliar toda a área e as pendências que precisam ser sanadas antes do início da obra.

“Na próxima segunda-feira (02) vamos realizar uma Audiência Pública com toda a comunidade juazeirense onde apresentaremos e discutiremos o projeto com a sociedade civil e organizada, por isso estamos aqui hoje avaliando todas as pendências que possam trazer algum tipo de entrave para essa intervenção tão esperada por todos”, destaca o prefeito Paulo Bonfim.

O projeto é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), e conta com uma força tarefa que envolve várias secretarias municipais: “SAAE, SESP, SEDES e SECULTE são nossas parceiras nesse projeto que tem como foco a recuperação ambiental de uma área considerada como degradada e é considerada um dos cartões postais de Juazeiro. A licitação da obra já foi concluída, a Caixa Econômica já aprovou a licitação e em breve o prefeito Paulo Bonfim deve dar Ordem de Serviço para o início da intervenção”, destaca Anderson Alves.

Após a visita o prefeito reuniu-se, em seu gabinete, com toda a equipe de engenheiros, arquitetos e secretários envolvidos no projeto, momento em que conheceu todos os detalhes técnicos da intervenção.

Paulo_Bomfim-Orla-Pq-Fluvial-O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre o muro da Marinha e o Angari. A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário. As barracas que hoje ficam próximas à Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada, em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.

Juazeiro inicia cadastro de ambulantes para atividades na 6º Festa dos Vaqueiros

Cadastramento

Os vendedores ambulantes que têm interesse em realizar atividade remunerada durante a 6º festa dos vaqueiros que acontece nesta sexta (29) e sábado (30) na Avenida Flaviano Guimarães, devem buscar a sede da Secretaria e realizar o cadastro para tal atividade.

As inscrições acontecem nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28). Os interessados devem procurar o balcão de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano  (Semaurb) que fica na Rua Oscar Ribeiro s/n, Centro, no horário de 08h às 12h. A documentação necessária para realizar o cadastro são: RG, CPF, comprovante de residência e certidão negativa de débitos.

As vagas são limitadas e serão ofertadas para as atividades: comidas, bebidas e brinquedos. A ação visa garantir aos visitantes e moradores segurança física e alimentícia de todos.

A ação se faz necessária para que haja um controle e organização no evento, além de ser uma maneira de orientar os vendedores sobre quais mercadorias e como estas podem ser comercializadas. “Por exemplo, as bebidas não podem ser comercializadas em garrafas de vidro, comidas como espetinhos devem ser servidas em pratos descartáveis, os espetos de madeira devem ter uma destinação específica. Estas e outras orientações os vendedores terão ao realizarem o cadastrar” explica a diretora de Licenciamento, Elayne Borges.