Juazeiro

Idosos em Juazeiro começam a ser vacinados contra gripe

Vacinação---Juazeiro

Na manhã de ontem (24), Marilene Souza foi ao posto de saúde mais próximo de sua casa com um objetivo: ser vacinada contra a gripe. De acordo com o cronograma, rra o primeiro dia para o público idoso em todas as unidades de saúde de Juazeiro.

Marilene conta que não fica gripada desde o ano em que começou a ser vacinada. “Tem gente que tem medo, mas para mim o importante é a saúde. Já estava apreensiva com essa mudança de clima”, relata.

O objetivo da ação é reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. O público alvo é composto por crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto (puérperas), idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, a meta do município é vacinar pelo menos 90% do público alvo, ou seja, aproximadamente 43 mil pessoas. “É importante que cada grupo respeite o cronograma, porque o abastecimento das vacinas está sendo pensando de acordo com as metas de cada grupo. Os idosos são o nosso maior público e temos uma previsão de vacinar uma média de 16 mil pessoas”, explica.

A campanha começou na semana passada, abrangendo o grupo de trabalhadores ativos da área de saúde e segue até o dia 26 de maio. A partir do Dia D, que será realizado no dia 13 de maio, todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários poderão ser imunizadas.

STRJ realiza cadastramento do CEFIR com trabalhadores do povoado de Angico

STRJ---Cadastramento

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) realizou domingo (23), a primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), na escola Antonila da França Cardoso, no povoado de Angico, distrito de Pinhões. O CEFIR consiste em um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais.

De acordo com o presidente do STRJ, Emerson José da Silva (o Mitú), deve fazer o cadastro todos os trabalhadores e trabalhadoras que tiverem menos de quatro módulos fiscais. Para se cadastrar o trabalhador precisa do documento da terra (contrato de compra e venda, doação, escritura ou título de terra), a carteira de identidade e o CPF. “caso de quem possui apenas o ITR ou INCRA precisará apenas da declaração de confrontante que é fornecida pelo Sindicato”, disse Mitú.

O presidente do STR ainda reforçou a importância de todos os trabalhadores realizarem o cadastro, alertando sobre os possíveis prejuízos que os inadimplentes terão, caso o processo não seja realizado.

“Quem não fizer o cadastro ambiental, futuramente não vai ter acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, financiamento bancário. Quem não fizer o cadastro pode receber uma multa do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (INEMA), que é um órgão fiscalizador do governo do Estado, junto com a Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou.

Ainda segundo Mitú, o objetivo é atender a cota de 2700 trabalhadores, mas afirmou que a reconhece que a demanda do município de Juazeiro é superior a esse valor.

Nessa primeira etapa, uma equipe do STRJ estará realizando o cadastramento das áreas. Na segunda etapa, será realizado o processo de reconhecimento da área, por meio de um procedimento online. O cadastramento do CEFIR está previsto para ser realizado até o final do mês de maio, com a possibilidade de prorrogação até dezembro de 2017.

A ação é uma parceria entre o STRJ, a empresa Saneano e o INEMA.

MP pede que unidades de Saúde de Juazeiro voltem a funcionar oito horas por dia

O Município de Juazeiro deverá manter em pleno funcionamento todas as unidades básicas de Saúde da cidade, bem como as Unidades de Saúde da Família, caso a Justiça atenda ao pedido formulado em Ação Civil Pública do Ministério Público estadual de autoria da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza. A ACP pede que as unidades voltem a funcionar no mesmo horário e nas mesmas condições de antes de 2016, quando a Secretaria Municipal de Saúde alterou as regras, reduzindo para 32 horas semanais a jornada semanal dos funcionários dessas unidades, que tiveram seu horário de funcionamento reduzido de oito para seis horas diárias.

De acordo com a ACP, o secretário Municipal de Saúde teria confirmado a redução do horário de funcionamento, que tomaria por base uma portaria do Ministério da Saúde, que teria por objetivo “garantir aos profissionais de saúde condições de se qualificar, aprimorando seus conhecimentos”. No entanto, de acordo coma promotora Rita de Cássia, a portaria prevê uma redução provisória, sendo que, em Juazeiro, o horário, reduzido em novembro, se mantém o mesmo até hoje.

Segundo a ACP, em visita às unidades de Saúde, o MP constatou que em algumas delas nem mesmo o turno de seis horas estaria sendo cumprido, havendo turnos de apenas quatro horas, das 8h às 12h, “estendido até as 13h apenas para vacinação”. A promotora de Justiça destaca que o novo horário de funcionamento estaria “impedindo o acesso à saúde da população que dispõe apenas do turno vespertino para se consultar”. As informações são do MPBA.

[F] Divulgação/UPB

Festa da Vida terá apresentações musicais e culturais

Cartaz-Festa-da-Vida-(1)A Praça da Catedral de Juazeiro vai se transformar em um palco da cultura popular no próximo domingo (23). A Festa da Vida, que tem como objetivo integrar e divulgar o trabalho das Pastorais Sociais diocesanas, contará com uma programação diversa. Artistas e grupos culturais tradicionais do Vale do São Francisco irão participar do momento de partilha de experiências e confraternização.

A missa na Catedral Nossa Senhora das Grotas, às 9 horas, dará início à Festa da Vida. Após a celebração, quem estiver na praça da Catedral vai poder conferir as ações das Pastorais Sociais e de outros grupos da Diocese de Juazeiro que atuam na defesa e promoção da vida, nas tendas que estarão expostas no local.

Durante o dia, até às 15h, a Festa da Vida será animada por apresentações culturais. Os cantores e compositores Roberto Malvezzi (Gogó) e Nilton Freitas, o São Gonçalo do fundo de pasto de Areia Grande (Casa Nova), o Samba de Veio da Itamotinga (Juazeiro) e a Marujada (Curaçá) estão confirmados na programação do evento.

A Festa da Vida contará ainda com apresentações de Hip Hop, cordel, aboios, poesias e a peça teatral “Biomas Brasileiros”, encenada por jovens do município de Pilão Arcado. Os participantes da Festa também poderão adquirir produtos da agricultura familiar, como doces, geleias, biscoitos, remédios caseiros e artesanato, que estarão à venda no local.

Festa da Vida – A Festa da Vida é organizada pela Diocese de Juazeiro e tem como objetivo fortalecer as pastorais e grupos da Igreja que estão a serviço dos pobres e do cuidado com a natureza e aproximá-los da sociedade. Atualmente, a Diocese de Juazeiro conta com sete Pastorais Sociais: Pastoral da Mulher, Comissão Pastoral da Terra, Conselho Pastoral dos Pescadores, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral da Sobriedade (em fase de criação).

Mapeamento identifica áreas que apresentam características de invasão

Mapeamento---Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro em cumprimento a Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa prossegue com os trabalhos de mapeamento da cidade, através do levantamento das áreas públicas que apresentam características de invasão.

Ontem (19), a ação aconteceu nos bairros Santo Antônio, Maringá, Country Club, Pedro Raimundo e Sol Levante. A fiscalização também esteve no Residencial Mairi aonde inúmeras denúncias chegam à Secretaria em decorrência da montagem de trailers fixos em frente às moradias. Durante visita ao residencial seis barracas foram detectadas e três proprietários notificados para retirada imediata.

Outro ponto fiscalizado foram as barracas que ainda estão no passeio público em frente ao Mercado do Produtor. A fiscalização solicitou mais uma vez a retirada por parte dos barraqueiros, caso esses descumpram, serão removidos e apreendidos. A primeira notificação na área ocorreu no dia 23 de fevereiro, depois, mais duas notificações foram aplicadas e no dia 29 de março foi iniciada a reintegração da área com a retirada inicialmente de barracas desocupadas. Menos de 10 barracas ainda insistem na comercialização no local.

Conforme a assessoria de imprensa da administração municipal, todo o trabalho inicial tem sido educativo. A fiscalização notifica e dá um prazo de 15 a 30 dias. O não cumprimento da notificação acarreta na autuação, demolição ou retirada do objeto. “A partir do momento em que a própria comunidade participa do trabalho de fiscalização, a cidade fica cada vez mais bonita e organizada. Temos que fiscalizar, e isso só acontece se a população, nossos maiores fiscais,  estiverem junto no processo de melhoramento”, descreveu o secretário Agenor Souza.

MPBA recomenda ao Município de Juazeiro deixar de cobrar taxa de lixo

O Ministério Público estadual recomendou nesta terça-feira (dia 18), ao Município de Juazeiro e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que suspenda imediatamente a cobrança da taxa de lixo na fatura de água e/ou esgoto dos consumidores que não autorizaram o referido débito. A cobrança, segundo a promotora de Justiça Andréa Mendonça da Costa, que assina a recomendação, fere o Código de Defesa do Consumidor e a Portaria 03/99 da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

Os dispositivos legais determinam que o fornecedor de serviço essencial (água, energia elétrica, telefonia) que incluir na conta a cobrança de outros serviços, deverá informar e disponibilizar gratuitamente ao consumidor a opção de bloqueio prévio da cobrança ou utilização do serviço adicionado.De acordo com a promotora de Justiça Andréa Mendonça, “o CDC define que são nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam obrigações consideradas abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou sejam incompatíveis coma boa fé ou equidade”.

Além disso, “é vedado a fornecedores executarem serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor”.  As informações são do MPBA.

[F] Williano Silva

Juazeiro divulga cronograma de vacinação contra Influenza

Vacina-2

Na próxima terça-feira (18) começa a campanha de vacinação contra Influenza em Juazeiro. O objetivo da ação é reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e seguirá um cronograma de prioridades.

O publico alvo é composto por: crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

A campanha que segue até o dia 26 de maio, tem como meta vacinar 90% de cada grupo prioritário. A partir do Dia D, que será realizado no dia 13 de maio, todos os grupos prioritários poderão continuar procurando os postos.

Cronograma

18 a 20 de abril: Trabalhadores ativos da área de Saúde

24 a 28 de abril: Idosos – 60 anos ou mais

02 a 05 de maio: Gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos e puérperas (mulheres com até 30 dias de pós parto)

08 a 12 de maio: Professores ativos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade –  é necessária a apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina

13 de maio: Dia D

15 a 26 de maio: Todos os grupos prioritários

BA-210 receberá serviços de conservação e manutenção

rodovia

Juazeiro está entre as 350 cidades baianas que serão beneficiadas com os serviços de conservação e manutenção de estradas. Iniciada no mês de março a intervenção é realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra).

A previsão é de execução de serviços em mais de 18 mil km de extensão, distribuídos em 23 áreas do estado. Na região, além de Juazeiro também serão beneficiadas: Remanso, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. “Em Juazeiro os serviços estão acontecendo na BA-210, no final do mês passado iniciou a recuperação no trecho que vai para o distrito do Junco e a cidade de Sobradinho, e no final da semana passada outra frente iniciou a recuperação no trecho que vai para os distritos de Mandacarú, Maniçoba e Itamotinga e também para a cidade de Curaçá”, explica o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves.

De acordo informações da Seinfra o processo licitatório foi iniciado e concluído pela Secretaria no ano passado com a aprovação de 11 empresas para realização das obras em 23 áreas. Serão investidos mais de R$ 55 milhões para as intervenções. Entre os serviços previstos estão a retirada de vegetação que encobre a sinalização da pista, tapa-buracos e a limpeza de bueiros.

Junta Médica Especial do Detran atende em Juazeiro

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza neste sábado (8) e domingo (9), Junta Médica Especial para pessoas com deficiência física, no município de Juazeiro. A perícia para quem pretende obter ou renovar a carteira de habilitação será na Clinica de Medicina e Psicologia (CMP), credenciada ao órgão; e os exames práticos de direção, na 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Moradores das cidades de Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Jacobina e Senhor do Bonfim serão atendidos também.

Os interessados devem se apresentar com a carteira de identidade e os relatórios médicos atualizados, acompanhados de informações detalhadas sobre as patologias. O objetivo do serviço é evitar que as pessoas com deficiência se desloquem para Salvador. “Essa ação visa cumprir o que determina a resolução 425 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), oferecendo comodidade a moradores de uma região afastada da capital”, ressaltou a coordenadora de Saúde do Detran, Ísis Medeiros.

[F]  Ascom/Detran-BA

Juventude da Diocese de Juazeiro realiza Via-Sacra nesta sexta-feira

Via-SacraNesta sexta (07), após a Missa das 18h na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas será realizada a Via – Sacra da Juventude da Diocese de Juazeiro, norte da Bahia. A Via – Sacra será apresentada em forma de encenação e meditação. A Via – Crúcis sairá da Catedral, passará pela Avenida Adolfo Viana, Rua Henrique Rocha, Praça Simões Filho, Avenida Flaviano Guimarães e terminará na Comunidade São Geraldo, no bairro São Geraldo. A Via – Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente o caminho da dor e sofrimento de Jesus Cristo a carregar a cruz desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, realizando durante o percurso as meditações.

A Via – Sacra será organizada pela juventude católica do grupo Canto do Zéka com o apoio do Setor Diocesano da Juventude de Juazeiro. Para o criador do Canto do Zéka, Lucas Machado, a Via – Sacra, que será apresentada em forma de encenação e meditação, “é uma oportunidade de conhecer o sofrimento do Cristo no processo da nossa salvação. Apresentar a Via – Sacra é ver o próprio Cristo, tão pertinho, sentir as dores, caminhar com Ele. A juventude está sedenta disso: ver, sentir e caminhar com o Salvador. Será uma grande oportunidade de sentirmos profundamente o verdadeiro sentido da Quaresma”.

Para o referencial do Setor Diocesano da Juventude, Diácono Diego Monteiro, a importância de colocar os jovens para apresentar a Via – Sacra é mostrar a força jovem da Igreja Católica. “Em  nossa Igreja particular de Juazeiro, temos uma presença ativa da juventude nas comunidades, pastorais, grupos e movimentos. Somos uma Igreja: juazeirense, franciscana e jovem”, afirmou o Diácono.