Juazeiro

Novenário da Padroeira de Juazeiro começa dia 30

DOM-BETO-JOSEMAR-MOTAO novenário da Padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, começará no dia 30 de agosto. O tema deste ano será “Fazei tudo o que ele vos disser”. O bispo de Juazeiro, Dom Carlos Alberto Breis Pereira e o vigário geral da Diocese, Josemar Mota, anunciaram a programação da festa religiosa na manhã desta segunda-feira (21). Dom Beto também comentou sobre os preparativos da Diocese para o Congresso Mariano, que marcará os 300 anos do achado da imagem de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil.

A programação começará no dia 30 de agosto, com abertura solene da festa. Os noiteiros serão as comunidades da catedral. O novenário continuará até o dia 07 de setembro, tendo como noiteiros nos diversos dias as comunidades paroquiais, o Setor da Juventude, os Movimentos Marianos e Confrarias, e Comunidades como Mãe Imaculada, Shalom, R.C.C, Filho da Misericórdia. No dia da Padroeira, 8 de setembro, acontecerá Missa às 7h presidida pelo Pároco, missa às 10h, presidia pelo Bispo Diocesano e Solene Procissão, às 17h, com saída da Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Quidé).

Demonstrando a preocupação da Diocese com a situação do Rio São Francisco, Dom Beto fez um paralelo entre a origem da devoção a Senhora das Grotas e outras aparições marianas que tiveram rios como cenário. “A imagem de Aparecida foi encontrada em um rio, o Rio Paraíba do Sul, um rio que também está numa situação bastante delicada. Depois, aqui na nossa região, pouco antes, 1706, a imagem de Nossa Senhora também foi encontrada junto de um rio, na grota do Rio São Francisco. É um dado muito presente na Devoção Mariana não só no Brasil, mas em toda a América Latina e no mundo”, disse.

“Nesse ano, em que a gente vê a grave situação do Rio São Francisco (…) lembrar Maria que aparece nas águas dos rios é lembrar também do desafio de cuidar do rio. Maria nos convida a ir de encontro ao rio, como irmão das águas, que cuida dessa irmã cada vez menos”, afirmou Dom Beto.

JOSEMAR-MOTAO pároco Josemar Mota reforçou as palavras de Dom Beto. “O novenário vai ter um foco maior para chamar a atenção da sociedade, sobretudo dos poderes, para preservar o rio, que traduz riqueza, desenvolvimento, e não pode haver desenvolvimento sem preservar a vida”, disse.

CONGRESSO MARIANO –  No dia 8 de outubro, a Diocese de Juazeiro realizará na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Paulo II, o Congresso Mariano. O objetivo do Congresso é fomentar a devoção mariana nos fiéis e, assim, contribuir para uma maior vivência dos valores cristãos na sociedade. “A festa da Padroeira se situa, neste ano, a partir dessa perspectiva, inclusive o tema da festa, que é um texto do Evangelho de São João. É um tema presente nesse Ano Mariano nacional”, afirmou Dom Beto.

O encontro vem sendo preparado desde 2015, quando da visita da imagem peregrina da Aparecida, vinda do Santuário Nacional, em Aparecida do Norte (SP). “Nesse Congresso a gente vai justamente refletir sobre a figura de Maria, o papel de Maria na Igreja”, ressaltou o religioso.

O Congresso Mariano terá uma programação variada com palestras, momentos de oração e apresentações artísticas, mas também com a Santa Missa. Entre os palestrantes está o Arcebispo Primaz do Brasil e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger. Para o Congresso Mariano são aguardadas 2,5 mil pessoas de diversas paróquias da Diocese de Juazeiro.

[T] [F] Jean Corrêa

Inscrições abertas para curso de inglês instrumental

Juazeiro-Uneb-(Reprodução_Site-Uneb)

A UNEB através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) – Campus III oferece 40 vagas para curso de inglês instrumental a toda comunidade acadêmica e externa. “Interessados devem fazer as inscrições até o dia 25 de agosto no colegiado de jornalismo.

O curso tem carga horária de 60h e será dividido entre duas turmas de 20 alunos cada, organizado da seguinte maneira: aulas as terças e quintas-feiras das 9h às 10h30 para uma turma, e aos sábados das 9h às 12h para outra.

O curso terá início nos dias 26 e 29 de agosto respectivamente. Duas vagas são para estudante cotista do DCH, que estejam devidamente matriculados, e que não tenha perdido em nenhuma disciplina dos componentes curriculares do curso.

Para inscrição, o aluno deve apresentar RG e CPF e um investimento no valor de R$ 260,00 que será parcelado e pago por meio de depósito. Já os estudantes cotistas devem levar somente RG, CPF e o histórico escolar que será analisado como critério da seleção.

As inscrições e aulas serão no Departamento de Ciências Humanas, na rua Edgar Chastinet, s/n – São Geraldo, Juazeiro.

Mais informações: (74) 3611-5617 / ramal 211

Tia do jogador Daniel Alves morre afogada em rio

Tia---Daniel-Alves-(Foto-reprodução-G1)

Tia do jogador baiano Daniel Alves, que atua no clube francês PSG, morreu afogada no rio Salitre, afluente do rio São Francisco, em Juazeiro, norte da Bahia, nesta sexta-feira (18). A informação foi confirmada pela Polícia Civil e por familiares do jogador.

Conforme familiares, a mãe de Daniel Alves é irmã da vítima e passou mal ao receber a notícia. Ela recebeu atendimento médico em um hospital de Juazeiro.

Segundo a polícia, o caso aconteceu na manhã desta sexta, após a vítima, Marlúcia Capistania, 46 anos, sair para cuidar de umas mudas de banana na fazenda Mulungu, no povoado de Salitre, onde morava. De acordo com a polícia, a família estranhou a demora dela e foi procurá-la. O corpo foi encontrado no dreno do rio, perto da fazenda, e retirado da água por familiares.

O corpo de Marlúcia foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro. A delegada Lígia Nunes, titular da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Juazeiro), informou que, conforme o relato de familiares, Marlúcia teve um AVC há dois anos e também estava abalada com a morte de um primo, ocorrida na noite de quinta-feira (17), também no povoado de Salitre. O rapaz, que tinha 42 anos, foi morto a tiros. O crime é investigado. Ninguém foi preso.

[T] Correio do Estado

[F] Reprodução/G1

MP ajuíza ação contra município de Juazeiro por irregularidades em unidade de saúde

As irregularidades encontradas na Unidade Básica de Saúde do bairro João XXIII, na cidade de Juazeiro, levaram o Ministério Público estadual a ingressar com uma ação civil pública contra o Município para que o mesmo seja obrigado pela Justiça a realizar a recuperação e manutenção da unidade, com reformas e adaptações indispensáveis para o seu adequado funcionamento. As informações são do MPBA.

A promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, autora da ação, pediu também que a Justiça determine a destinação de espaço próprio para a Central de Material Esterilizado Simplificado (CEM), que vem sendo realizado em local inapropriado. A ação aponta que o compressor odontológico encontra-se comprometido e precisando de reparos, as macas e torneiras estão deterioradas e não há acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, há uma carência constante de materiais de higiene básicos.

Caravana da Saúde realizou 271 atendimentos na Malhada da Areia, em Juazeiro

Caravana-Juventude-

Nesta quarta-feira (09), a Caravana da Saúde foi até o Posto de Saúde do CAIC, no bairro Malhada da Areia, levando serviços de clínica geral, odontologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia e endocrinologia, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Geraldo de Lima, vigilante, ficou bastante satisfeito com o atendimento. “É muito gratificante para nossa comunidade ter todos esses serviços aqui a disposição, ao lado da nossa casa”, garantiu Geraldo.

Desde a 70ª edição que a Caravana da Saúde vem contando com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), com serviços de atualização e averiguação cadastral para beneficiários do Bolsa Família, através da Unidade Móvel – Estação Cidadania; e o trabalho educativo para prevenção de acidentes de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT).

A dona de casa Maria das Dores ficou bastante contente por realizar a atualização do cadastro do Bolsa Família e enquanto aguardava o atendimento, assistiu a palestra da equipe de Educação para o Trânsito. “Foi muito interessante, aprendemos dicas de segurança no trânsito e que cada um deve fazer sua parte para evitar acidentes”, ressaltou Maria.

Nesta edição, a Caravana entrou na programação da Semana Municipal da Juventude e contou com a participação de alunos das Escolas CAIC Misael Aguilar e Argemiro José da Cruz. Além de contar com o serviço do oftalmologista, os jovens receberam a vacina do HPV e dicas sobre saúde bucal. Também tiveram aula de zumba, capoeira e apresentação do grupo teatral Game Over.

A estudante Ana Carolina gostou bastante de participar da Caravana da Saúde. “Eu e minhas amigas participamos da zumba, foi muito divertido. Foi muito bom ter esses serviços aqui hoje no nosso bairro”, afirmou Ana Carolina.

A Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Lorena Pesqueira, falou da importância sobre a parceria entre a Caravana e a Secretaria de Educação e Juventude que proporcionou diversos serviços aos jovens do bairro Malhada da Areia. “Tivemos aqui hoje profissionais de diversas áreas, todos com o intuito de inserir o cuidado médico desde cedo nesses jovens. Foram várias ações, todas voltadas para o cuidado com jovem. Todas as secretarias envolvidas estão de parabéns pelo belo trabalho realizado hoje”, salientou Lorena.

Prefeito de Juazeiro participa de workshop sobre Policiamento Comunitário

Paulo-Bomfim-Workshop-

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, participou, na manhã de ontem (09), do 1º Workshop de Polícia Comunitária da Região Norte, promovido pelo Comando de Policiamento Regional Norte. Integrantes do Conselho Municipal de Segurança, além da delegada coordenadora regional de Polícia Civil, Lígia Nunes, marcaram presença no evento, que aconteceu em um hotel de Juazeiro.

Anfitrião do evento, o comandante do CPRN destacou algumas ações que precisam ser realizadas para possibilitar uma melhor segurança pública em Juazeiro. “Não viemos aqui para palestrar, mas sim discutirmos em conjunto e alinharmos uma política de policiamento para o município. Temos uma parceria com a comunidade, com as forças de segurança e com o poder público. Vamos buscar efetivar esta política, com ações ostensivas e educativas, sempre com o objetivo de prevenir crimes”, declarou o Coronel Anselmo Bispo.

Prefeito-Paulo-Bomfim-WorkshopPara o prefeito, o município está à disposição para promover uma cultura de paz e integração com as polícias e comunidade. “Segurança pública não é somente a ação policial, mas um conjunto de ações. Neste sentido, estamos dispostos a colaborar para que possamos prevenir a criminalidade, além de oferecer ações educativas. Aqui em Juazeiro, temos a parceria com a PM na Ronda Escolar e a Ronda Maria da Penha. E a nossa ideia é ampliar esta parceria”, disse Paulo Bomfim.

X Feira de Caprinos e Ovinos acontece neste final de semana em Massaroca

Feira-de-CaprinosCom a economia voltada para a agricultura de subsistência, o distrito de Massaroca, localizado às margens da BR 407, a 62 km da sede do município de Juazeiro, tem na caprinovinocultura seu grande sustentáculo. Por isso, a X Feira de Caprinos e Ovinos, que será realizada neste fim de semana, entre os dias 11 e 13, proporcionará a comunidade oportunidades de integração, troca de experiências, permuta de reprodutores entre expositores e possibilidade de negócios – que engloba todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Segundo os organizadores, este ano a feira promete recorde de vendas. “O ponto alto em Massaroca sempre foi às vendas, além disso, a feira proporciona um aquecimento significativo na economia local. Este ano percebemos uma procura muito grande por parte dos produtores, acredito que alcançaremos recordes na comercialização dos animais”, diz José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de pecuária da ADEAP e coordenador do evento.

Outro ponto importante é a integração entre as comunidades e produtores, que irá propiciar a conquista de novos mercados, além de uma remuneração melhor para os produtos, cujo processo de comercialização ocorrerá de forma mais direta. “É importante salientar a presença em todas as edições, das instituições parceiras, que muito tem contribuído para o engrandecimento do evento em todos os aspectos. Além é claro, da colaboração e apoio da comunidade regional, pois sem a participação coletiva não alcançaríamos tamanho êxito”, declara Chaveco.

O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, sob a organização da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca que congrega onze associações, produtores e comerciantes locais.

Para o titular da pasta, Tiano Félix, a cada ano o evento cresce e atrai novos investidores. “A comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura e a capacitação do público interessado no assunto, fazem da feira uma oportunidade de negócios e de transferência de tecnologias propiciando também, a divulgação das atividades culturais e econômicas local. Nos anos anteriores a feira foi um sucesso e acredito que este ano o evento superará as expectativas”, determina.

A organização aguarda a participação de 60 expositores, com aproximadamente 400 animais entre caprinos e ovinos. Estima-se um público de cerca de 7.000 pessoas durante os três dias de evento. A feira também contará, com a integração mais efetiva de outros segmentos como escolas, comércio, comunidade local e comunidades circunvizinhas.

Confira a programação:

Sexta-Feira – 11/08/2017

16h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;

18h30 – Apresentação cultural – ERUM, Escola Atanilha Luz Araújo, Grupo Acalanto de Juremal e Literatura de Cordel – Zélia Antunes.

19h – Abertura do evento;

20h –Coquetel

20h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

20h – Som Mecânico;

23h – Encerramento.

Sábado – 12/08/2017

08h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

08h às 22h-Exposição de animais e de trabalhos tecnológicos. Comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

08h – 1ª Ordenha do torneio leiteiro, com palestra sobre ordenha higiênica – Grupo GECAL UNIVASF;

09h às 17h – Cadastro Ambiental Rural – CEFIR  – STRJ;

09h às 22h – Encontro da Juventude;

14h – Julgamento dos animais em pista;

17h – Ato Solene;

18h – Show Musical – Edinho e Banda;

20h – 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

00h – Encerramento.

 Domingo – 13/08/2017

08h – Abertura do Parque para visitação;

08h às 14h – Cadastro Ambiental Rural – CEFIR (STRJ);

08h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

08h30 – Palestra sobre Bem-Estar Animal – LIBVASF UNIVASF;

11h – Premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;

12h às 18h – Show Musical;

18h – Encerramento.

SAAE/Juazeiro divulga resultado final do Processo Seletivo

SAAE---JuazeiroApós a realização das provas objetivas e práticas para o preenchimento de vagas nos níveis Fundamental, Médio e Superior, o

Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro divulgou a relação dos candidatos aptos aos referidos cargos.

O Edital com a relação das pessoas aptas e para formação do Cadastro de Reserva  pode ser conferido nos sites do Diário Oficial do Município e no Saae.

 

Os candidatos aprovados devem aguardar a publicação de novo Edital com a respectiva convocação.

Secretário Walter Pinheiro visita escolas em Juazeiro

Walter-Pinheiro-visita-Escolas-em-Juazeiro-(2)

Além de ter participado do encontro “Diálogos com Gestores”, ontem (03), em Juazeiro (veja aqui), o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, realizou visitas de trabalho à Unidades Escolares da Rede Estadual, acompanhado de técnicos da Secretaria. Na oportunidade, Pinheiro esteve no Colégio Polivalente Américo Tanuri e no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Sertão do São Francisco, onde percorreu todas as instalações, dialogou com a comunidade escolar e conheceu atividades pedagógicas realizadas nas escolas.

Durante as visitas, Pinheiro falou sobre a importância de estar em contato direto com as escolas. “Estas visitas às escolas são importantes para que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento do eixo pedagógico e verificar a necessidade de manutenção, reformas ou ampliação de cada unidade escolar”, destacou Pinheiro.

A vice-diretora Angelita Silva, do Colégio Polivalente Américo Tanuri, ressalta a importância da visita do secretário. “Isso demonstra o comprometimento com um olhar diferenciado desta gestão que busca ouvir os professores como aqueles que realmente sabem o que acontece na escola, conhecendo suas demandas e necessidades. Estou há 18 anos no Estado e nunca tinha visto isso na educação”, declarou.

Em visita ao Cetep do Sertão do São Francisco, Pinheiro pôde acompanhar uma atividade de campo dos estudantes do Curso Técnico em Agricultura, assistindo uma pequena aula dos alunos sobre a plantação de hortaliças. “Conversamos sobre o que estamos precisando para melhorar a oferta dos cursos técnicos na unidade. A proposta é fazermos um levantamento com nossas demandas e apresentar algumas sugestões. É muito gratificante poder falar diretamente com o secretário sem burocracias”, destacou o agrônomo e professor do curso, Jorbas Sampaio.

Encontro Nordeste de Advocacia Pública acontece em Juazeiro

ENCONTRO-ADVOCACIA-2Cerca de 500 inscritos entre procuradores de Estado, advogados, estudantes e profissionais do meio jurídico participaram, na tarde desta quarta-feira (02), no Espaço Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro, da abertura do Encontro Nordeste de Advocacia Pública (ENAP). O evento, que visa colaborar no aprimoramento dos acadêmicos e profissionais com temas de importância no contexto dos serviços públicos, conta com a participação de renomados especialistas do meio jurídico brasileiro, que ministrarão palestras de interesse da categoria, e oferece aos participantes uma diversidade de atividades que inclui apresentação de relatos de casos exitosos, teses, experiências, projetos, pôsteres, palestra interativa, minicurso, e talkshow com os procuradores gerais.

Em sua saudação de boas vindas, a procuradora geral adjunta, Luciane Rosa Croda, que representou o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, falou sobre o papel do advogado público e a responsabilidade do mesmo neste momento histórico que o país vive.

“A Advocacia Pública passou a ter um papel estratégico na viabilização das políticas públicas. O arcabouço legal e as novas modalidades de contratação têm exigido que o advogado público se torne um verdadeiro veículo destas politicas. Os serviços públicos precisam ser contratados de uma maneira que se garanta a eficiência e a qualidade e para isso, além do conhecimento técnico jurídico, precisamos inovar, buscar novas formas e este momento aqui vai ser muito receptivo para estas discussões”, afirmou Luciane Croda que destacou ainda a necessidade de fortalecer a Advocacia Pública, compartilhar práticas, trocar experiências e aumentar a sinergia.

Para Eduardo Fernandes, procurador geral do Município de Juazeiro, o encontro é um espaço de integração do conhecimento jurídico sobre a Advocacia Pública. “Este é um momento ímpar de consolidação do processo de produção do conhecimento e de cultura no âmbito jurídico”, analisou.

Atividades – No encontro os advogados públicos debaterão, dentre outros temas, a atuação do advogado público na defesa das políticas de desenvolvimento social e econômico do país, na mediação dos conflitos entre Estado e o cidadão, no reconhecimento do direito dos cidadãos e na promoção de políticas públicas, em matéria de infraestrutura, a reforma trabalhista, a terceirização e seus reflexos para a Administração Pública, a reforma previdenciária e finanças públicas, tempos de crise e atuação proativa da Advocacia Pública.

O ENAP é uma promoção das Procuradorias Gerais dos Estados da Bahia, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e da Escola da Advocacia Geral da União e conta com o apoio Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Município de Juazeiro, OAB-BA e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

[F] ASCOM/PGE