Juazeiro

Mutirão recolhe mais de 70 toneladas de lixo no João Paulo II. em Juazeiro

Mutirão---João-Paulo-II

Iniciado na última sexta-feira (12), o mutirão de limpeza executado pela Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro já retirou um volume de 72 toneladas de lixo do bairro João Paulo II. O trabalho que teve continuidade ontem (15), conta com várias equipes de varrição e pintura, e toda a estrutura da secretaria.

Nos quatro primeiros meses do ano, de acordo coma Secretaria, 68 áreas do município já foram atendidas por mutirões. “Todo esse trabalho visa garantir a qualidade de vida do cidadão juazeirense, objetivando manter a limpeza da cidade, valorizando cada vez mais os bairros. Por este motivo é que o secretário, Celso Leal.

O bairro ainda foi atendido com poda de árvores e a manutenção da praça principal, além da iluminação pública com a substituição de lâmpadas, reatores, bases e relês.

Os mutirões são planejados previamente pela secretaria para atender às demandas dos bairros, mantendo esse espaço devidamente conservado, oferecendo saúde e bem-estar a moradores e visitantes.

Setur e Câmara de Turismo do Vale do São Francisco preparam ações conjuntas

REUNIAO-CAMARA-TURISMO

Integrantes da Câmara de Turismo do Vale do São Francisco apresentaram análise sobre o desenvolvimento econômico da região, durante encontro com o secretário do Turismo da Bahia, José Alves. Realizada no Grande Hotel de Juazeiro, na noite de quinta-feira (11), a reunião possibilitou amplo debate sobre mecanismos para o crescimento do setor.

O prefeito Paulo Bonfim, secretários municipais, empresários e vereadores participaram da rodada de discussões transcorrida até as 22h. O coordenador da Câmara, Luciano Corrêa, fez um relato sobre a importância da atuação conjunta dos agentes públicos e privados dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé e Curaçá.

José Alves acolheu propostas e destacou as ações planejadas pela Setur para a região, como a oficina de capacitação para profissionais do turismo, melhorias para o roteiro do Vapor do Vinho e interlocução com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) para assegurar novos recursos financeiros à rede hoteleira, entre outros itens.

“As demandas do Vale do São Francisco estão em nossa agenda de prioridades com objetivo de acelerar o desenvolvimento econômico, meta do governo estadual”, resumiu o secretário. A perspectiva de êxito deste trabalho motiva três municípios (Remanso, Canudos e Uauá) a pleitear o ingresso na câmara. “Vamos contribuir para que cumpram as exigências e possam integrar este grupo coeso”, finalizou o coordenador Luciano Corrêa.

[T] Ascom/Setur [F] Tatiana Azeviche e Ascom/Setur

Juazeiro: Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Saúde de Juazeiro realiza, neste sábado (13), o Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra Influenza – popularmente conhecida como gripe. Na ocasião, todos os postos de saúde da sede e do interior do município vão abrir as portas, das 08h às 14h. A solenidade de abertura do evento será às 09h, na Unidade Básica de Saúde do Alto da Aliança.

Segundo o secretário de Saúde, Plínio Amorim, a meta do município é vacinar cerca de 47 mil pessoas que se enquadram nos grupos prioritários. “A campanha começou há quase um mês, mas vacinamos apenas 20% do público esperado. Apostamos no Dia ‘D’ para um aumento na procura da população”, afirma.

De acordo com a superintendente de vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o dia ‘D’ é uma estratégia comum adotada em campanhas de vacinação. “Realizamos o Dia D aos sábados, como uma alternativa para o usuário que não pode ir ao posto durante a semana, no horário de funcionamento das unidades, e também é uma oportunidade a mais para que as equipes de saúde possam alcançar suas metas”, afirma.

O público alvo dessa campanha é composto por: crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

A campanha, que começou no dia 18 de abril, segue um cronograma para vacinação do público alvo, mas, a partir do Dia ‘D’, todos os grupos estão livres para procurar os postos de saúde. A vacinação contra gripe segue até o dia 26 de maio

Secretário estadual de Turismo participa de evento em Juazeiro nesta quinta-feira

Juazeiro-foto-aérea-3

O secretário de Turismo da Bahia, José Alves, estará em Juazeiro nesta quinta-feira (11) para um diálogo com todo o trade turístico do Vale do São Francisco. O encontro será no do Grande Hotel de Juazeiro e está marcado para as 18h, Visa a apresentar ações de fomento e fortalecimento do seguimento na região, além da assinatura do Termo de Compromisso (Zona Turística) e a Renovação do Termo de Cooperação para o Enoturismo.

O Secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, acredita que esse será o momento para, junto à comunidade, solicitar do Governo melhorias e incentivo para turismo da região. “Nossa cidade, nossa região, é um polo turístico. Precisamos investir nesse segmento e, dessa forma, atrair mais pessoas que venham conhecer nossas belezas naturais. Somos um povo acolhedor e temos hoje, após a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e com a continuidade do prefeito Paulo Bomfim, uma cidade muito mais desenvolvida e preparada para atrair investimentos”, afirma Sérgio.

A Supervisora Municipal de Turismo, Elaine Souza, reforça a importância da presença de todo o trade. “Esperamos que seja um momento enriquecedor para fomentar políticas públicas no turismo de Juazeiro e região. O secretário José Alves foi muito atencioso ao nosso convite e nós que trabalhamos na promoção dessa atividade, precisamos mostrar ainda mais os benefícios do turismo local, fonte de renda e desenvolvimento para Juazeiro”.

Juazeiro inicia atividades dentro do Movimento Maio Amarelo

Maio-Amarelo---Juazeiro

Juazeiro iniciou ontem (08) as atividades do Movimento Maio Amarelo, uma ação internacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito. Com o tema “Sua Escolha faz a Diferença”, a equipe de Educação no Trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT)  pretende, ao longo de todo este mês, conscientizar condutores e pedestres que a escolha certa pode evitar acidentes.

“O trânsito é feito de escolhas. Você pode escolher não beber antes de dirigir; escolher não atender ao celular enquanto estiver ao volante; escolher respeitar o limite de velocidade, a sinalização, a faixa de pedestres, entre outros. Evitem acidentes, façam as escolhas certas”, é o que orienta o gerente de Educação no Trânsito, Marcos Passos.

Maio-Amarelo---Juazeiro.Com panfletos e adesivos, a equipe de trânsito, acompanhada do Palhaço Pouquinho, esteve durante toda a manhã no semáforo do cruzamento da SOTE e orientou os motoristas que suas escolhas podem fazer a diferença no trânsito.

“A CSTT estará realizando durante todo o mês de maio, atividades educativas voltadas para um trânsito seguro. Nosso objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres que a educação é essencial para termos um trânsito melhor e reduzir o número de acidentes”, explicou o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado.

Programação

10/05 – Pedestre: sua escolha faz a diferença no trânsito

Horário: 16h às 18h

Local: Faixa de pedestres da barquinha

12/05 – Distribuição de flores em homenagem ao dia das mães

Horário: 09h

Local: Semáforo da prefeitura e calçadões

15/05 – Motociclista/mototaxista: sua escolha faz a diferença no trânsito

Horário: 09h às 11h

Local: Pontos de mototáxi – (mototáxi legalizado)

18/05 – Blitz educativa – motorista: sua escolha faz a diferença no trânsito

Horário: 16h às 18h

Local: Avenida Carmela Dutra (orla)

22/05 – Blitz educativa – motorista: sua escolha faz a diferença no trânsito

Horário: 10h às 12h

Local: Avenida Carmela Dutra (orla)

26/05 – Campanha – não sente no meu lugar

Horário: 16h às 18h

Local: Ônibus

31/05 – Pedestre e ciclista – sua escolha faz a diferença no trânsito

Horário: 09h às 11h

Local: Calçadões da Conselheiro Saraiva e Benjamin Constant

Semana de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo acontece até o dia 13 de maio, em Juazeiro

Campanha-Trabalho-EscravoAlertar a população, em especial trabalhadores/as do campo e da cidade, sobre o trabalho escravo moderno e chamar a atenção dos órgãos de fiscalização desse crime são os objetivos da terceira Semana de Comunicação de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo. A campanha, realizada pela Comissão Pastoral da Terra da Bahia, realizará atividades em várias cidades do estado. Só em 2016, 763 trabalhadores/as em situações análogas a de escravo foram resgatados no país, sendo 66 deles na Bahia.

Em Juazeiro, nos dias 9 e 10 acontecerão visitas em escolas nos bairros Tabuleiro e Itaberara, e nos dias 12 e 13, panfletagem no Mercado do Produtor, na feira livre e no centro da cidade. O agente da Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro, Maikon Gonçalves, ressalta que a Semana de Comunicação tem como proposta mostrar à sociedade que o trabalho escravo não acabou com a abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888. “Hoje, a escravidão continua existindo, não de forma legal como era antigamente, mas esse é um problema grande no nosso país”, destaca.

O termo “escravidão moderna” é usado para se referir a trabalhadores/as que estão em situações análogas a de escravo. A auditora fiscal do trabalho, Cynthia Carvalho, explica que o trabalho escravo moderno possui diferenças do antigo e está voltado para as relações entre os empregadores/as e empregados/as e a privação de direitos dos trabalhadores/as. “Vai desde a restrição da liberdade de locomoção à submissão a jornadas exaustivas, condições de trabalho degradantes, que põem em risco a segurança e integridade física do trabalhador, como o acesso a alimentação e água de qualidade”, comenta a auditora.

Gonçalves alerta que apesar de o governo brasileiro ter reconhecido, em 1995, a existência da escravidão contemporânea, a sociedade corre o risco de ver esse crime crescer e ser legalizado. “Vários projetos que estão para ser votados no Congresso Nacional podem aumentar os índices do trabalho escravo. O projeto de mudança do conceito de trabalho escravo, a reforma trabalhista e a proposta de mudança nos direitos do trabalhador/a rural podem voltar a dar legitimidade a esse crime”, diz.

Denuncie – Quem presenciar qualquer situação de trabalho análogo a de escravo, deve procurar orientação, apoio e denunciar. A denúncia é fundamental e pode ser realizada na Superintendência do Ministério do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho, na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, na Comissão Pastoral da Terra e nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou de assalariados rurais

Juazeiro realiza atualização cadastral de beneficiários do Bolsa Família

bolsa-familia-cartao-ilustraAs famílias beneficiárias do Bolsa Família, em Juazeiro, que receberam carta de solicitação de atualização do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), inseridas nos grupos 1 e 6,  devem comparecer a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Itaberada nos próximos dias 9, 10 e 11 de Maio, para efetuarem a atualização de dados.

A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade que lembra ainda que o atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para o atendimento é necessário apresentar documentos pessoas, a carta recebida do MDSA e o cartão do Bolsa Família.

Escolas municipais de Juazeiro iniciam atividades do Novo Mais Educação na próxima semana

Atividades-Novo-Mais--Educação

As atividades do Programa Novo Mais Educação serão iniciadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, a partir da próxima segunda-feira (08). Este ano o programa vai beneficiar cerca de 11 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 44 unidades escolares da sede e do interior do município.

O novo formato do programa incluirá alunos com dificuldades de Língua Portuguesa e Matemática, além de ofertar atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer. Este ano, as escolas de Juazeiro optaram pela carga horária de 15 horas, e terão de contemplar as duas disciplinas (português e matemática) com quatro horas dedicadas a cada uma e oferecer outras três atividades. Essas últimas foram de livre escolha de cada unidade escolar, que estão inseridas no Sistema Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo.

A secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, informou que este ano a atividade mais procurada foi a de iniciação musical/canto coral/banda, onde 26 escolas fizeram a opção. “Antes de iniciarmos as aulas do programa, realizaremos a formação para os gestores das escolas, articuladores, mediadores e facilitadores, para que os resultados sejam ainda melhores. Serão mais de 400 profissionais envolvidos. No total as escolas escolheram 13 atividades no campo das artes, esporte, cultura e lazer”, informou Lucinete. As escolas optaram também por oficinas de teatro/prática circense, dança, capoeira, judô, badminton, tênis de mesa, artesanato, desenho, futebol, futsal, atletismo e leitura.

Os alunos inscritos no Novo Mais Educação permanecerão nas escolas em período integral e participarão das atividades extras no contraturno das aulas regulares, mantendo assim o bom andamento do ano letivo.

Vacina antirrábica passa a ser administrada nas unidades da Vila Jacaré e do João XXIII

Vacinação-

A vacina antirrábica de cultivo humano, até então administrada no posto de saúde do Angari, passa a ser realizada nas unidades da Vila Jacaré e do João XXIII. A informação é da  Secretaria de Saúde de Juazeiro  que orienta ainda  que os usuários que já começaram o tratamento no Angari, irão concluir nessa mesma unidade.

A diretora de Atenção Primária, Simone Freire, explica que a mudança aconteceu com intuito de desafogar os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angari. “Além disso, com a ampliação do número de unidades, sendo a da Vila Jacaré próxima do Centro e a do João XXIII próxima aos bairros mais afastados, como João Paulo II e Parque Residencial, vai melhorar a questão do acesso dos usuários”, afirma.

Em caso de possível transmissão de raiva, o paciente deve primeiro ir para seu posto de saúde de referência para ser avaliado por um profissional. Se for constatada a necessidade da vacina, o usuário será notificado e encaminhado para uma das unidades. Chegando ao posto de saúde referenciado, a primeira via da notificação deverá ser apresentada.

A raiva pode levar a morte em quase 100% dos casos. Alguns sintomas da doença nos humanos são: coceira, dor de cabeça e coma. Já nos animais, pode haver salivação em excesso, mudança de comportamento, fuga ou morte. O Ministério da Saúde recomenda que a vacinação nos homens seja feita em casos de mordidas de animais não vacinados, ou desconhecidos. Dependendo do caso, a vacina pode ser feita em até cinco doses.

Maio Amarelo: Juazeiro terá atividades educativas

Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) elaborou uma extensa programação para a Campanha do Maio Amarelo. Durante todo este mês, haverá atividades educativas, voltadas à conscientização para um trânsito seguro e a redução de mortes e feridos.

A programação irá iniciar nesta quinta-feira (04), com a distribuição de material educativo no semáforo da Sote. A campanha contará ainda com passeio ciclístico, distribuição de rosas amarelas em homenagem ao Dia das Mães, blitz educativa e ações voltadas para pedestres, ciclistas e motociclistas. A mobilização será encerrada no dia 31 de maio com uma ação educativa nos calçadões da: Conselheiro Saraiva e Benjamin Constant.

Maio Amarelo – O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária, envolvendo os mais diversos segmentos, com a promoção de atividades voltadas à conscientização para um comportamento mais responsável no trânsito. Em 11 de maio de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas  (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.  O amarelo foi escolhido por ser a cor que representa advertência no trânsito.

Programação

04/05 – Abertura: Sua escolha faz a diferença no trânsito

HORÁRIO: 07h às 10h

LOCAL: Semáforo da SOTE

 

07/05 – Ciclista: Sua escolha faz a diferença no trânsito – Passeio Ciclístico do Colégio da Polícia Militar

HORÁRIO: 06h às 09h30

LOCAL: Saída do Colégio da Polícia Militar

 

08/05 – Pedestre: Sua escolha faz a diferença no trânsito

HORÁRIO: 16h30 às 18h30

LOCAL: Faixa de pedestres das barquinhas

 

12/05 – Distribuição de flores em homenagem ao Dia das Mães

HORÁRIO: 09h

LOCAL: Semáforo da prefeitura e calçadões

 

15/05 – Motociclista/Mototaxista: Sua escolha faz a diferença no trânsito

HORÁRIO: 07h às 10h

LOCAL: Pontos de Mototáxi – (Legalizado)

 

18/05 – Blitz Educativa – Motorista: Sua escolha faz a diferença no trânsito

HORÁRIO: 16h às 18h

LOCAL: Avenida João Freitas

 

22/05 – Blitz Educativa – Motorista: Sua escolha faz a diferença no trânsito

HORÁRIO: 10h às 12h

LOCAL: Avenida João Freitas

 

26/05 – Campanha – Não sente em meu lugar

HORÁRIO: 16h às 18h

LOCAL: Ônibus

 

31/05 – Pedestre e Ciclista – Sua escolha faz a diferença no trânsito

HORÁRIO: 09h às 11h

LOCAL: Calçadões da Conselheiro Saraiva e Benjamin Constant