Juazeiro não terá ‘dia D’ contra a gripe H1N1 mas vacinação continua

VACINACAO-H1N1

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que no próximo sábado (30), não haverá o dia D da campanha nacional contra o vírus da gripe H1N1 em virtude do baixo estoque de doses da vacina, fato esse que está ocorrendo em todos os estados do país. O Ministério da Saúde tem fornecido as doses semanais, implicando dessa forma na ação dos municípios.

O superintendente de Humanização e Promoção a Saúde de Juazeiro, Klynger Farias, esclarece que a campanha será intensificada nos Postos de Saúde durante a semana. “Iremos continuar a campanha em nossas unidades durante a semana, nosso estoque não está zerado. Não iremos realizar o Dia D porque não foi repassada a quantidade de vacina para esse dia que tem grande aglomeração de pessoas nos postos”, explicou.

Klynger Farias ainda informa que apesar de não ter nenhum caso confirmado da gripe H1N1 em Juazeiro, a secretaria está atuando para que seja solucionado esse repasse. “Os novos lotes estão sendo entregues pela Secretaria Estadual de Saúde de forma fracionada, e em pouca quantidade, o que impede a realização do ‘Dia D’. É importante frisar que muitos outros municípios também estão prejudicados”.

A previsão da Secretaria de Saúde do município é que cerca de 6  mil doses da vacina chegue nesta sexta-feira (29). Essas vacinas serão enviadas para os postos de saúde e a imunização continuará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h na sede e na zona rural, das 7h30 às 13h. Em duas semanas de campanha foram imunizadas cerca de 2.500 pessoas contra a gripe no município, o que representa 6,49% do público-alvo.

 

Fazem parte do grupo prioritário da campanha crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (mulheres que deram a luz em 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, agentes prisionais, a população carcerária e os indígenas.

[F] Divulgação/PMJ

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *