Lagoa Grande

Vilmar Capellaro vence Dhoni Amorim em Lagoa Grande

URNA-ELETRONICA-ELEICAO-VOTO-ILUSTRA

Com 7.877 votos, o candidato Vilmar Capellaro (PMDB), venceu oDhoni Amorim (PSB), em Lagoa Grande. Capellaro teve 54,99% dos votos válidos.

Amorim concorria a reeleição e conseguiu nas urnas 6.034 votos (42,12%). Em terceiro ficou o candidato Maranhão (PSOL), com 209 votos (1,46%). O último colocado foi o candidato Sandro Patrício (PV), com 205 votos (1,43%).

Lagoa Grande realiza ato para prevenção e combate à hanseníase

hanseníase (Foto Divulgação)

Durante todo o dia de hoje (29), a secretaria de Saúde vai realizar uma mobilização voltada para, prevenção e combate a hanseníase, em todas as unidades de saúde – ESF (Estratégia de Saúde da Família). A campanha é chamada de “Dia D” da mancha. O objetivo do ‘Dia D”, é estimular a população Lagoagrandense a cuidar de sua saúde participando desta campanha em toda a rede de saúde da Sede e dos Distritos.

Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, com transmissão através do contato prolongado e direto com quem tem a doença e que ainda não está em tratamento ou não está fazendo o tratamento adequadamente. Os sintomas incluem: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; diminuição da força muscular, como por exemplo a dificuldade para segurar objetos.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Nayane Bringel, faz o alerta: “O quanto antes soubermos de algum caso para iniciarmos o tratamento, mais rápido será a cura desses pacientes. Lembrando também que a doença pode deixar sequelas se não for tratada corretamente, como pé caído e até cegueira, e, que com a primeira dose da medicação a hanseníase já não é mais transmitida” garante Nayane Bringel.

A secretária de Saúde da cidade, Fabíola Salvador convocou todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde, todos estão preparados para receber a população e orientar sobre os cuidados de como prevenir e tratar a hanseníase. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito através da ingestão diária de comprimidos, podendo durar de seis meses há um ano.

Lagoa Grande: Barragem beneficiará cultivo de tomates e criação de caprinos

Barragem---Lagoa-Grande

Tendo água, tem plantação. Com plantação tem produção que traz a fartura, que traz o dinheiro que ajuda na mesa e na qualidade de vida. A prefeitura de Lagoa Grande está finalizando mais uma grande obra, não só em dimensão, mas, também de alcance social. Cerca de 700 moradores das comunidades de Sombrio, Pintada, Miradouro e Lagoinha no interior do município, estão comemorando a finalização da tão esperada, barragem do Sombrio.

O prefeito Dhoni Amorim, visitou a barragem, junto com o secretário de Obras e Infraestrutura, Gleidson Castro, e demonstrou muito entusiasmo com os resultados da construção “Aqui não estamos concluindo somente a barragem. Estamos fazendo também o ‘sangrador’ que vai permitir que a barragem não se rompa ou transborde trazendo prejuízos para os moradores. Era uma necessidade antiga destas comunidades e é uma honra poder inaugurá-la e entregá-la já nos próximos dias. Agora, é só Deus continuar mandando a chuva, que lugar para armazenar já temos” comemorou.

Prazo para pagamento de IPTU em Lagoa Grande será até o dia 30

IPTU2015Com a queda dos repasses de recursos federais e estaduais, os municípios vêm enfrentando uma grande dificuldade para honrarem os seus compromissos financeiros se valem das arrecadações dentro do próprio município para tentar honrar alguns compromissos.

Por uma determinação legal (Lei 33/2001, do Código Tributário Municipal, Lei Complementar nº. 100, de 22 de dezembro de 2006), o chefe do executivo municipal de Lagoa Grande, assinou o Decreto Lei de cobrança do IPTU, sob pena de crime de improbidade administrativa pois, a não cobrança configura em renúncia de receita. O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já está sendo distribuído e a quitação em parcela única deve ser até o dia 30.

Em caso do não pagamento o contribuinte está sujeito a ter seu nome negativado na dívida ativa do município e a inclusão de seu nome junto ao SPC e SERASA. Toda arrecadação oriunda de impostos está destinada à construção e reformas de escolas, calçamentos e asfaltamento de ruas, limpeza e também pode ser investido em programas sociais.

Os contribuintes que desejarem antecipar o pagamento, esclarecer dúvidas, reclamar da taxa cobrada ou que não receberem o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) até o dia 20, devem procurar o Setor de Tributos na praça Hermes Amorim, Centro, de segunda a sexta das 08h às 14h. A procura após o prazo determinado incorrerá em multas.

Abastecimento d’água de Lagoa Grande será ampliado em 2016

compesaO sistema de abastecimento d’água de Lagoa Grande vai ser ampliado a partir de 2016. Até fevereiro do próximo ano, a  Compesa vai colocar para funcionar dois novos reservatórios com capacidade total de 300 metros cúbicos. Hoje, a cidade conta com apenas um reservatório de 150 metros cúbicos. A notícia foi confirmada pelo gerente regional da Compesa, João Raphael de Queiroz, na última semana, durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores da cidade.

Com um sistema que trata 67 l/s, incluindo o Distrito de Vermelhos, na Zona Rural, o gerente explica que com a entrega da obra, a  produção de água e o sistema de distribuição vão ganhar mais um incremento. “Estes novos equipamentos vão dobrar nossa capacidade de reservação e vão garantir uma melhor distribuição da água para a cidade. Também  iremos trabalhar na intensificação do combate as ligações clandestinas, implantação de novas tubulações em áreas ainda sem o sistema e na hidrometração das casas”, afirmou João Raphael, destacando que estas medidas vão tornar o sistema de abastecimento mais eficiente. Hoje a cidade de Lagoa Grande é abastecida diariamente das 6 h às 18 h.

Para o sistema de esgoto, a Companhia trabalha para ampliar a cobertura de áreas saneadas no município.  Para Lagoa Grande, a Compesa disponibiliza uma vez por semana um caminhão de manutenção, que realiza as desobstruções das redes registradas a partir das reclamações dos moradores nos canais de atendimento da Companhia. “Nossa maior dificuldade é que a população não registra a denúncia e com isso só aumenta a dificuldade de solucionar os casos. A gente sabe que os números no sistema não condizem com a realidade, mas é preciso que os moradores colaborem, pois somente desta forma, registrando os problemas, os técnicos poderão identificar os casos e solucioná-lo”, enfatiza João Raphael.

Segundo o gerente, novos projetos estão sendo realizados para captar recursos e executar obras de saneamento na cidade. “Estamos fazendo o levantamento para ver as áreas descobertas com redes de esgoto. Mas paralelo a este trabalho, é preciso que haja uma maior fiscalização do pode municipal com relação à implantação de novos loteamentos na cidade. Os loteadores precisam ser obrigados a cumprir a lei e somente comercializar terrenos quando estiverem com toda a infraestrutura básica implantada”, finalizou o gerente.

 

Mulheres iniciam cursos para confecção de bijuterias e bolsas

Lagoa-Grande---Mulheres-Mil

Na tarde de ontem (27), aconteceu no auditório do CETEP em Lagoa Grande, mais uma aula inaugural de cursos profissionalizantes de confeccionador de bijuterias e confeccionador de bolsas em couro e material sintético.

Os cursos fazem parte do Programa “Mulheres Mil” uma parceria da Prefeitura e IF Sertão – Campus Santa Maria da Boa Vista – PE. Cerca de 40 mulheres estão matriculados e iniciam o curso já na próxima terça-feira (03) com duração de 160 horas.

As alunas passarão por aulas teóricas de matemática, língua portuguesa, saúde e direitos da mulher, práticas e técnicas de vendas, informática, ética e cidadania além de outras disciplinas do contexto social e econômico além das disciplinas práticas específicas. Todas irão receber bolsa auxilio para vale transporte e lanche, além de bolsa contendo o material didático e fardamento.

Participaram da cerimônia o supervisor do Cetep, Paulo Júnior, representando o prefeito Dhoni Amorim; o coordenador do Pronatec na região pelo IF Sertão, professor Paulo Dalmais; a supervisora geral do IF Sertão Pernambucano, professora Leopoldina Amorim responsável pelo Programa Mulheres Mil.

Prefeitura entrega equipamentos à comunidade da Ilha do Pontal

Lagoa-Grande---Ilha-Pontal

A comunidade do Assentamento da Ilha do Pontal localizada no interior de Lagoa Grande, divisa com o Distrito de Itamotinga na Bahia, é atualmente uma das maiores produtoras de fruticultura (14 tipos), horticultura (sete espécies), tubérculos (dois tipos) e cereais (três tipos) da produção de área irrigada da cidade. A produção gira em torno de mais de 600 toneladas ano.

Ontem (26), na presença de moradores, produtores, secretários municipais e vereadores o Prefeito de Lagoa Grande fez a entrega dos maquinários e equipamentos do programa de recuperação de estradas vicinais numa parceria com o Governo do Estado.

Foram entregues duas retroescavadeiras, três caminhões caçamba, uma patrol para a recuperação de mais de 25 km de estradas. Para o prefeito, este momento faz parte da agenda positiva do governo – “Graças a Deus e ao apoio do Governo do Estado, conseguimos cumprir o que prometemos a esta comunidade. Temos feito este trabalho em toda a cidade e aqui já disponibilizamos 01 trator para os produtores, entre outros serviços e agora faremos a recuperação das estradas para melhorar o escoamento da produção“ garantiu o Prefeito Dhoni.

O Programa de Recuperação de Estradas será itinerante, após o término desta etapa seguirá para outras comunidades.

Lagoa Grande cadastra população para Programa Habitacional

Habitação

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Assistência Social, vai realizar novos cadastros para casas financiadas pela Caixa Econômica Federal no período de 1 a 23 de outubro, no horário de 8h até as 12h.

Podem se inscrever pessoas com renda comprovada de R$ 1 mil até R$ 2,8 mil.

Os documentos necessários para o cadastro são: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de trabalho, Certidão de nascimento ou casamento e os três últimos contracheques.

Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social localizada na Rua Olímpio Angelim, 253, bairro Cristo Rei, no setor de habitação.

Lagoa Grande alcança 1º. lugar no ranking da 8ª GERES no combate à Poliomielite

Vacinação_José-CruzABr

Durante o período de 15 a 31 de agosto, a Secretaria de Saúde de Lagoa Grande-PE, realizou a campanha de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação para atualização do esquema vacinal. A campanha visou além da imunização, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

A meta é imunizar 95% do público alvo (crianças de seis meses a quatro anos a 11 meses e 29 dias) de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). As unidades de saúde do município receberam 2.264 crianças que tiveram sua caderneta de vacinação avaliada. Foram realizados 100% do total de doses da Pólio.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do município, Jucélia Rodrigues, a campanha obteve o resultado esperado. “O público vacinado foi excelente. Portanto, alcançamos nosso objetivo que era de vacinar 95% das nossas crianças contra a paralisia infantil. Obtivemos o melhor resultado entre os municípios da 8ª GERES (Gerência Regional de Saúde), Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó”, relata.

Jucélia também agradece a participação da população e o apoio dos envolvidos no programa.

[F] José Cruz/Agência Brasil

Vinhuva Fest: Secretário de Desenvolvimento Econômico fará palestra de abertura

Reunião-Suape--VInhuvaFest

A exportação no Vale do São Francisco será tema da palestra de abertura da 8ª. edição da Vinhuva Fest em Lagoa Grande. O palestrante será o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo de Suape, Thiago Noronhões. O convite foi feito pessoalmente ao gestor pelo prefeito Dhoni Amorim, em visita recente ao polo localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Além de confirmar a palestra de abertura Vale do São Francisco: um produto para exportação, marcada para o dia 9 de outubro no Parque da Uva e do Vinho, Thiago Noronhões garantiu apoio ao evento destacando a importância da feira para o desenvolvimento de Pernambuco.

“A Vinhuva Fest é uma oportunidade de impulsionar as exportações de frutas no Estado e também em Suape. Os investidores poderão conhecer ou confirmar o grande potencial do Vale do São Francisco”, disse.

O secretário – que já morou na comunidade de Jutaí, distrito de Lagoa Grande, quando serviu ao Exército – ainda aproveitou a visita do prefeito Dhoni e do secretário municipal de Governo e organizador da feira, Williams Bartolomeu, para discutir ações e políticas públicas que busquem melhorar a dinâmica do agronegócio e da vitivinicultura na cidade.