Petrolina

São João dos Bairros: Fim de semana tranquilo também no polo da Avenida dos Tropeiros em Petrolina

São-João-Av.-dos-Tropeiros

Assim como ocorreu na semana passada no bairro José e Maria, o segundo fim de semana do São João dos Bairros de Petrolina foi marcado pela tranquilidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não registrou ocorrências relevantes durante os dois dias de festa no polo localizado na Avenida dos Tropeiros, na zona norte da cidade.

Nos registros da Guarda Civil Municipal (GCM) apenas uma ocorrência que merece destaque. É que o efetivo da GCM encontrou um ponto onde foram realizadas algumas ligações clandestinas na rede de energia elétrica por ambulantes que trabalhavam no entorno do pátio de eventos montado na avenida. A Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas foi acionada e, ainda no sábado (27), eliminou a irregularidade, afastando assim qualquer risco de curto circuito na rede elétrica.

Areia Branca  – Agora, as atenções estão voltadas para o próximo fim de semana do São João dos Bairros, que será realizado no bairro Areia Branca, na zona leste de Petrolina. Mais um forte esquema de segurança será montado contando com a atuação das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal. Uma ambulância do SAMU também vai estar à disposição da população durante os festejos nos dias 02 e 03 de junho. Nestas datas, Trio Granah, Raimundinho do Acordeon, Fabiana Santiago, Joypson e Banda, Felipão e Forró Moral, Gueber Pereira e André Mendes comandam a festa.

 

São João de Petrolina investe em eventos multiculturais 

Jecana

Além dos grandes shows e do resgate do São João dos Bairros, os festejos juninos de Petrolina terão várias faces culturais. Os eventos vão desde a tradicional Jecana do Capim até à corrida dos namorados e o concurso de ruas ornamentadas que prometem espalhar o clima junino por toda a cidade.

Abrindo a cortina da programação, foi realizado no último sábado (27) o  tradicional Forró da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O evento, que há anos faz parte do calendário junino da cidade, tem como objetivo arrecadar recursos para a entidade e reúne centenas de petrolinenses numa mistura de forró e muita solidariedade.

Uma novidade dos festejos juninos de Petrolina este ano, é o resgate de eventos como a Corrida dos Namorados e o Concurso de Carroças e de Ruas Ornamentadas.  A secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Maria Elena de Alencar, destaca a relevância dos eventos para a cultura local.

“Este olhar demonstra a nossa preocupação não só em resgatar, mas também em valorizar as diversas manifestações culturais do nosso povo. Quando estas pessoas participam destes eventos devidamente caracterizadas, ludicamente, elas brincam com seus costumes”, explica a gestora da pasta.

Dentro do ciclo junino, ainda há espaço para manifestações religiosas como Festa de Santo Antônio na Ilha do Massangano e as rodas de São Gonçalo realizadas, tradicionalmente, na área de sequeiro de Petrolina.

Programação

01/06 – Forró do Beco – Iate Clube

08 a 11/06 – Vaquejada  – Parque Geraldo Estrela

11/06 – Corrida dos Namorados  – Orla

11/06 – Concurso de Carroças – Orla

13/06 – Festa de Santo Antônio – Ilha do Masssangano

13/06 – Concurso de Violeiros –  Concha Acústica

14/06 – Concurso de Sanfoneiros –Concha Acústica

15/06 – Festival de Quadrilhas – Ginásio do Sesc

18/06 – Barca do Forró – Saída: orla de Petrolina

20 a 22/06 – Concurso de Ruas Ornamentadas

24/06 – Forró da Espora –Pátio Ana das Carrancas

24/06 -Arraial do Dadau – Zé Matuto

25/06 – Missa do Vaqueiro -Orla

30/06 a 02/07 – Jecana do Capim

Petrolina participa do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico 

Fórum-Estadual-Desenvolvimento-Econônico-Municípios

Traçar estratégias para discutir as ações dos municípios no que diz respeito ao desenvolvimento econômico com sustentabilidade, com ênfase no microempreendedor e suas relações comerciais junto ao poder executivo, essa foi a temática do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que aconteceu quarta-feira (24), no Centro de Educação Empresarial do SEBRAE, em Recife.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, foi eleito como segundo suplente de Pernambuco no Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico. “Estou muito feliz, pois teremos a oportunidade de discutir e defender em Brasília as políticas públicas em favor dos municípios e, principalmente, da nossa região”, ressaltou o secretário.

A eleição faz parte das deliberações do 4º. Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que aconteceu em Brasília no último dia 26 de abril, onde durante cinco dias, os debates foram norteados por eixos temáticos, como serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; agenda urbana global e mudanças climáticas; incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

Petrolina recebe neste final de semana o curso ‘Programação Mental Para o Sucesso Financeiro’

Gena

Você sabe a diferença entre sucesso financeiro e liberdade financeira? Já parou para pensar que a sua vida conjugal pode ser ainda melhor? E na profissão, será que ainda há tempo de realizar  aquele sonho? Essas e outras perguntas serão respondidas pela consultora em gestão empresarial, Jena Agra durante o curso ‘Programação Mental Para o Sucesso Financeiro’, que será ministrado neste sábado (27) e domingo (28), no Hotel Nobile Suítes Del Rio (antigo Quality Hotel), em Petrolina.

Utilizando técnicas nas áreas de programação neurolinguística e coaching, Jena Agra propõe dois dias de pura imersão, compartilhando com o público conceitos e comportamentos de como lidar com o dinheiro para ter uma vida financeira estável.

O curso começa às 9h do dia 27 com uma dinâmica seguida de abordagens acerca da trilogia da mente, crenças, sabotadores e roda da prosperidade. Usando uma linguagem simples e descontraída, esta administradora de empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar, programadora neurolinguística e ‘Coach’ Integral Sistêmico, também vai tratar de temas como a autorresponsabilidade, resultados esperados e exercício da situação atual financeira.

Destinado a pessoas que buscam melhorar seus resultados financeiros, a exemplo de empresários, servidores, autônomos e estudantes, o curso ‘Programação Mental Para o Sucesso Financeiro’ está com as inscrições abertas através do telefone (87) 9 9990-2060.

Petrolina: Representantes dos servidores se reúnem com vereadores

Reunião-com-Vereadores

Diretores do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) e representantes das Associações de Categorias de Leis Específicas, não contemplados com o reajuste salarial, se reuniram ontem (24) com vereadores na casa Plínio Amorim.

Vereadores da situação e da oposição se fizeram presente na reunião, que teve como objetivo uma mediação do Poder Legislativo na retomada da negociação com o Executivo, que alega só ter condições de voltar a discutir a possibilidade do reajuste no segundo semestre, o que não é visto pelo sindicato como mesa de negociação aberta, uma vez que não existe proposta.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, considera como avanço da reunião, o compromisso assumido por Gilberto Melo, vereador da base da situação, de finalizar essa situação de tentar a definição de uma data para o reajuste, proposta que teve o apoio da vereadora Cristina Costa.

“O Sindicato, como as Associações presentes e demais lideranças trouxeram essa expectativa, de se houver uma pauta de negociações e uma data, que já venham em caráter de definição do percentual do reajuste, e quando seria aplicado, com efeito retroativo a data base, que é 1° de janeiro”, afirma Walber.

Ficou definido que será marcada a reunião dos vereadores com o Secretariado Municipal, para que seja fechada essa negociação do reajuste dos 25% dos servidores não contemplados, o que equivale a cerca de mil e duzentos profissionais, como Médicos, Dentistas e Enfermeiros de PSF, Agente de Saúde e de Combate a Endemias, Fiscais de Transportes e Agentes de Trânsito, Auditores Fiscais da Fazenda, Procuradores do Município e Analistas de Controle Interno.

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina sedia I Simpósio de Hemofilia do Vale do São Francisco

HDM-_-Simpósio

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina sediou ontem (24) o I Simpósio de Hemofilia do Vale do São Francisco, que reuniu profissionais de saúde de diversas instituições públicas e privadas da região para discutir sobre a doença e a abordagem clínica aos pacientes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a unidade materno/infantil, Hospital Universitário da Univasf/HU e o Hemope.

Sob a organização do hematologista Jandir Nicácio, o evento contou com a participação de convidados especialistas do Hemope Recife que, entre outros assuntos, abordaram o tratamento periodontal do paciente hemofílico e o papel da enfermagem na assistência ao paciente e ao cuidador. Além das atividades teóricas, foi realizado um treinamento prático para a enfermagem e a fisioterapia, com foco na administração de medicamentos e os tipos de exercícios indicados para o paciente hemofílico, que apresenta, entre outros sintomas, sangramento nas articulações.

Segundo Jandir, o Hospital Dom Malan foi o local escolhido para sediar o evento pela proximidade com o tema. “Temos em média 60 pacientes hemofílicos, sendo mais de 50% crianças. Por ser referência em pediatria, o HDM é o que faz, geralmente, essa primeira abordagem. Então, a nossa intensão é proporcionar um maior conhecimento sobre a doença aos profissionais de saúde do serviço, para que seja oferecida uma assistência de melhor qualidade ao usuário. Na maioria das vezes, a criança chega sangrando à urgência e emergência, e os profissionais precisam rapidamente identificar o paciente hemofílico e saber como tratá-lo”, esclarece.

Em uma perspectiva macro, o hematologista considera o Simpósio como um marco para a região. “Até mais ou menos dois anos atrás o paciente hemofílico tinha que se dirigir ao Recife para fazer tratamento. Hoje, através de uma iniciativa de interiorização dos serviços do Hemope estamos conseguindo tratar esse paciente aqui mesmo em Petrolina. Esse é o primeiro ganho. E, nesse cenário, o evento vem agregar conhecimento, discutir abertamente a doença e informar, desmistificando a hemofilia, inclusive, para os profissionais de saúde”, ressalta Jandir.

“Ficamos muito honrados em receber essa primeira edição do Simpósio e os nossos profissionais foram muito receptivos aos novos conhecimentos e discussões sobre o tema. Sem dúvida, essa é uma grande iniciativa e a interiorização do tratamento de hemofilia um ganho para o serão de Pernambuco”, avalia a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM/IMIP, Angélica Guimarães.

A promoção do Simpósio faz parte das atividades do “Grupo de Atenção ao Paciente Hemofílico e Cuidador do HU”, formado por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, serviço social e psicologia, que vêm fazendo um acompanhamento multiprofissional dos hemofílicos do estado de Pernambuco e de seus familiares. A ideia do grupo é desenvolver trabalhos de educação continuada, tanto para melhorar a assistência ao paciente nas unidades básicas e nos serviços terciários, quanto para combater o desconhecimento e preconceitos relacionados à doença.

Patronato Penitenciário busca novas parcerias de emprego e qualificação em Petrolina

Forum

O superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis junto com equipe do  Setor Educacional do órgão iniciam, nesta quarta- feira (24), uma série de visitas a instituições no município de Petrolina. O objetivo é negociar a ampliação do número de empresas conveniadas com vagas de emprego para reeducandos do regime aberto e livramento condicional. Atualmente 26 empresas disponibilizam vagas na Região Metropolitana do Recife.

A primeira visita será realizada ao Centro Integrado Empresa Escola, às 15h. A unidade no Recife já é parceira do Patronato Penitenciário na realização de palestras de qualificação profissional. Em seguida, dia 25, é a vez do Fórum Dr. Manoel Souza Filho (foto), pela manhã às 08h. Depois a equipe segue para a unidade do Governo Presente, SEST/SENAT, e às 14h30min, para a Prefeitura de Petrolina.

No local, o superintendente Josafá Reis vai discutir junto com o prefeito Miguel Coelho, o convênio para abertura de 200 vagas na Prefeitura. De acordo com Josafá, os reeducandos podem trabalhar na área de limpeza urbana, sendo remunerados com um salário mínimo, além de receberem vales transporte e refeição e equipamentos de proteção individual.

O Patronato Penitenciário, que é ligado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), já mantém convênio de emprego com as prefeituras de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Olinda, totalizando 413 reeducandos.

Dando continuidade a programação de visitas em Petrolina, a equipe do Patronato Penitenciário vai visitar o Presídio Dr. Edvaldo Gomes (PDEG), no dia 25; e a Embrapa e a Vitivinícola Rio Sol, no dia 26.

Sindicato dos Trabalhadores do Comércio emite nota sobre fechamento das lojas Rabelo em Petrolina

Rabelo-fechada

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) divulgou uma nota ontem segunda-feira (22) após a confirmação do fechamento das lojas da Rabelo, localizadas no centro da cidade e no shopping. Ao todo, pouco mais de 30 trabalhadores foram demitidos.

Confira a nota na íntegra

Nota Oficial

Sintcope oferece assistência a demitidos da Rabelo 

Uma das faces mais perversas da crise econômica, aprofundada pela instabilidade política que se instalou no país após a ascensão do presidente Michel Temer (PMDB), é a demissão de trabalhadores e trabalhadoras. Não bastassem as constantes tentativas de retirar direitos e inviabilizar a aposentadoria, o governo que não conta com o apoio da população – basta analisar todas as recentes pesquisas de opinião – as medidas econômicas adotadas não afastam o cenário de recessão.

Em Petrolina, as demissões são constatadas em diversos segmentos do setor produtivo. No comércio, o mais recente registro foi o fechamento das duas unidades da loja Rabelo, localizadas no centro da cidade e no shopping. Mais de 30 trabalhadores demitidos.

Segundo informação que apuramos na última sexta-feira (19) os trabalhadores assinaram o aviso-prévio, nesta terça-feira (23) está prevista a realização de exames médicos demissionais e ainda esta semana serão feitos os agendamentos para as homologações.

Diante dessa situação que só reforça um cenário preocupante e traz incertezas para muitos trabalhadores, manifestamos nossa solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras que tem sido vítimas dessa equação econômica perversa que tem trazido desempego e aumento da desigualdade social  e nos colocamos à disposiçãos para uma orientação segura. 

O Sintcope acompanha o caso e juntamente com a assessoria jurídica está à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras 

Direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina

Petrolina, 22 de maio de 2017

São João dos Bairros está de volta em Petrolina e animação começa nesta sexta

Miguel-Coelho---Lançamento-São-João

O São João dos Bairros volta ao circuito oficial  dos festejos juninos em Petrolina. A festa terá início nesta sexta-feira (19), a partir das 21h, pelo bairro José e Maria, um dos mais populosos da cidade, onde as apresentações acontecerão no mesmo horário no sábado (20).

No primeiro dia de festa, haverá shows de Brega e Vinho, Edênio Lima e Super Banda. Já no sábado (20), os moradores da comunidade do José e Maria poderão curtir as apresentações das bandas Encantos, Cavalo de Fogo e do cantor Cesar Adriano.

“O resgate da tradição do São João nos Bairros foi uma de nossas prioridades para o circuito junino deste ano. Estamos levando cultura, entretenimento e movimentando a economia das comunidades. Acredito que será um sucesso esse arraial perto da casa das pessoas e isso valorizará ainda mais nosso São João”, destaca o prefeito Miguel Coelho, que participará da abertura oficial do circuito junino no José e Maria.

No próximo final de semana, será a vez dos festejos juninos chegarem à Avenida dos Tropeiros com apresentações de Saia Rodada, New Bis e Cicinho Vaqueiro na sexta-feira (26) e Jonathan Araújo, Sem Radar, Andréia Vitória e Pedro Duarte no Sábado (27).

No dia 2 de Junho, o arraial será na Areia Branca, onde a festa será comandada pelo Trio Granáh, Raimundinho do Acordeon, Fabiana Santiago e Joypson Tavares. Já no Sábado (03), subirão ao palco da comunidade Felipão Forró Moral, Gueber e André Mendes.

O Rio Corrente será o local de encerramento do São João dos Bairros. A localidade contará com shows, na sexta-feira (09), de Hanna Musa do Forró, Ítalo e Maciel e Keu Dantas. No dia seguinte, o arraial será conduzido por Guilherme Dantas, Césio Tenório e Adãozinho de Rajada.

River Shopping inaugura Estação de Tratamento de Esgotos

Ete (1)

Nesta quinta-feira (18), o River Shopping, em Petrolina, inaugura sua Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), o projeto é pioneiro em toda a região do Vale do São Francisco. 100% do esgoto lançado pelo Shopping (leia-se lojas, banheiros, praça de alimentação e outras localidades do mall) será tratado, eliminando o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente. Toda água utilizada no shopping, passa por tratamento onde são tratados cerca de 133,44m³ de esgoto por dia.

O volume total tratado, será reutilizado no próprio empreendimento nas descargas sanitárias e irrigação dos jardins, gerando uma redução de custos e significativa economia de água. O excedente desta água, após o tratamento, retorna às águas do rio São Francisco.

“O tratamento de esgoto é uma medida urgente e necessária, visto a preocupação ambiental, o Rio São Francisco está com o nível muito baixo, cerca de 16% da sua capacidade”, ressalta o Superintendente do River Shopping, Welton Carvalho. A estimativa anual de reaproveitamento é de 48.038m³/ano. O maior impacto dessas ações é a redução do consumo de água tratada, visto que passamos a consumir menos água do fornecimento público. Além, de tratar todo esgoto gerado pelo shopping. Welton destaca que a motivação para o projeto é ambiental e também econômica.

Ete (2)“Na maioria das vezes desejamos fazer ações sustentáveis apropriadas, mas não conseguimos viabilizar financeiramente. Com o apoio e investimento dos empreendedores conseguimos atender as duas coisas”, conta. O superintendente do centro de compras já adianta novas ações que estão previstas como a reutilização dos resíduos produzidos no processo de tratamento da água, rico em nutrientes, serão aproveitados na manutenção de hortas com produtos orgânicos. E para projetos futuros, o River Shopping  pretende buscar pelo Selo Verde – Certificado para as empresas comprometidas com a questão ambiental.

O diretor da Mais Valor, administradora do shopping,  Vandeir Boch, afirma que o empreendimento entende que um projeto de gestão de recursos hídricos é uma ferramenta vital para dar segurança ao abastecimento de água do complexo, minimizar os impactos ambientais e também reduzir custos operacionais.