Petrolina

Guarda Municipal divulga segurança para festejos do aniversário de Petrolina

Com o objetivo de garantir a segurança de todos os participantes dos festejos em comemoração pelo aniversário de Petrolina, que completa 122 anos nesta quinta-feira (21), a Prefeitura torna público o plano de segurança dos festejos, que vai orientar o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM). Entre os dias 20 e 23 de setembro um esquema foi montado, de acordo com as demandas de cada um dos eventos programados.

Durante os quatro dias de festa, 40 Guardas Municipais vão realizar o patrulhamento à pé, com o auxílio de 15 Agentes de Segurança Patrimoniais nas áreas de cada evento. Eles vão contar ainda com o suporte de três viaturas do serviço ordinário, além de uma viatura e três motos da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Um posto de controle e comando será instalado no circuito dos trios, assim como o micro ônibus de videomonitoramento que será posicionado em local estratégico.

Nesta quarta-feira, o trabalho será feito das 20h às 4h na região da Orla II, onde um circuito foi montado para a passagem dos trios elétricos de Bell Marques, Gabriel Diniz e Claudinho Góes. Na quinta-feira (21), a GCM vai estar de plantão na região da Concha Acústica das 21h às 1h. Por lá, Camila Yasmin e Petronio Munduri cantam sucessos da MPB. Já nos dias 22 e 23, também na Concha Acústica, a segurança vai estar garantida pela Guarda das 19h às 1h, durante as apresentações da Banda Dukarmu e Forró na Bênção, na noite de gospel de sexta-feira, e durante os shows de rock de Temir e Marcelo Novaes, Rafael Waladares e Petronio Munduri.

DESFILE CÍVICO – Durante o desfile cívico, que será realizado a partir das 17h da quinta-feira (21), a Guarda Civil Municipal irá atuar com 40 homens e 15 agentes de segurança patrimoniais que vão estar à pé, distribuídos ao longo do percurso. As três motos da ROMU vão ser posicionadas na concentração, na Praça das Algarobas, enquanto que uma viatura fará a segurança na dispersão, no início da Avenida Guararapes e outra ficará de prontidão na Avenida Joaquim Nabuco, ao lado da Prefeitura.

[F] Guarda Civil Municipal de Petrolina/Divulgação

Avenida Cardoso de Sá ganha nova iluminação

Av.-Cardoso-de-Sá

Foi inaugurada na noite de ontem (19) a nova iluminação do corredor que corta bairros como a Vila Eduardo com o acionamento de 64 postes com lâmpadas de alta potência. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), ainda assinou a ordem de serviço para início das obras da ciclovia no trecho do batalhão do Exército.

Para a instalação da nova iluminação da Cardoso de Sá, a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 120 mil. “Todos sabem do momento de dificuldade que nosso estado está passando na violência e um dos pontos que mais causa insegurança é a escuridão. Este é um trecho da avenida estratégico e era uma ironia ter dois batalhões próximos e, por causa da profunda escuridão, acontecerem assaltos. Felizmente, agora, este investimento trará mais tranquilidade para a comunidade da Vila Eduardo”, ressaltou Miguel.

O prefeito também destacou a importância da nova ciclovia que começará a ser construída neste mês na altura do Exército. A pista terá aproximadamente 2,4 km e se integrará ao outro trecho que vem da orla fluvial, somando cerca de 7 km de circuito para o tráfego de ciclistas. Esta obra receberá investimento de R$ 980 mil e deve ser concluída em cinco meses.

As ações na Avenida Cardoso de Sá fazem parte de um pacote de obras da Prefeitura de Petrolina em comemoração aos 122 anos da cidade. Até o final de setembro, serão anunciadas  outras intervenções como a duplicação da Avenida Sete de Setembro e o saneamento da Bacia do Jatobá.

Iluminação da Avenida Cardoso de Sá será inaugurada nesta terça

A Prefeitura de Petrolina vai inaugurar nesta terça (19) a inauguração da iluminação pública do trecho da avenida que fica em frente ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, na Vila Eduardo, zona leste da cidade. A iniciativa, promessa do prefeito Miguel Coelho, vai atender a uma antiga demanda da população que reclamava, desde 2015, da escuridão que favorecia a ação de bandidos, assim como a ocorrência de acidentes. Esta será a primeira etapa do trabalho de recuperação do trecho da avenida, que além de iluminação, também vai ganhar uma  ciclovia, depois de quase dois anos de expectativa de uma obra que nunca saiu do papel.

Incluída na programação das comemorações pelos 122 anos de Petrolina, a inauguração da iluminação da Cardoso de Sá veio acompanhada de diversos serviços na avenida. Nos últimos dias, equipes de limpeza pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) realizaram varrição, roçagem, raspagem, coleta de entulho e outros resíduos, pintura do meio-fio, poda de árvores, além da recuperação asfáltica e de paralelos de toda a extensão daquela que é uma das principais vias da cidade.

De acordo com o chefe da SEDURBS, o secretário Eduardo Carvalho, a ação é apenas um dos presentes que a Prefeitura de Petrolina está dando para a cidade neste aniversário. “Esta obra era muito aguardada pela população e, finalmente, vamos poder entregá-la dentro de uma série de ações que a nossa cidade e a população petrolinense merece. Será importante contar com apoio das pessoas no zelo da estrutura que está sendo inaugurada para que ela tenha a maior vida útil possível”, lembra Carvalho.

[F] SEDURBS/Divulgação

Prefeitura promove mobilização para assegurar direitos dos idosos em Petrolina

centro-de-atenção-a-pessoa-idosa

Além das atividades de lazer e saúde, o Centro de Atenção à Pessoa Idosa tem promovido ações para garantir os direitos da população idosa de Petrolina. Uma dessas atividades ocorreu na última sexta-feira (15), quando dezenas de idosos tiveram a oportunidade de fazer sua inscrição no Cadastro Único (Cadúnico) e assim assegurar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada devem estar inscritos no Cadastro Único até 31 de dezembro e para que ninguém perca o recurso a prefeitura vem realizando busca ativa e ações com intuito de atualizar ou fazer o cadastro dos beneficiários.

Segundo a vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, o atendimento diferenciado aos idosos permite um maior envolvimento do público-alvo desse benefício. “Realizar esta mobilização aqui no Centro de Atenção também é uma forma de trazer a população idosa para o local dedicado especialmente a ela. Estamos fortalecendo as ações do município especificas para esse publico através de serviços que atendem às necessidades dos nossos idosos”, disse.

Serviços – O Centro de Atenção à Pessoa Idosa é a primeira unidade em Petrolina com um formato multidisciplinar exclusivo para os cuidados ao público da terceira idade. O Centro faz o direcionamento de todos os idosos a toda rede serviços da prefeitura, facilitando o encaminhamento para áreas de saúde, educação, esportes, cultura, lazer e acolhimento.

No local, os idosos recebem café da manhã; lanche; almoço e também participam de atividades musicais, artísticas, musicais  e oficinas cognitivas.  O Centro ainda atua na proteção dos idosos, acompanhando denúncias e assegurando tratamento psicológico às pessoas  que sofreram maus tratos.

A secretária executiva de Atenção à Pessoa Idosa, Ana Carolina Freitas, explica que o Centro dispõe ainda de uma equipe volante com vários profissionais especializados. “O objetivo aqui é garantir dignidade das pessoas idosas, por isso, contamos com uma equipe volante de assistente social, psicólogo, advogado, pedagogo, educador físico, educador social, nutricionista, entre outros profissionais capacitados para atender à população idosa da nossa Petrolina”, disse.

O Centro de Atenção à Pessoa Idosa fica localizado na Rua Sizenando Nunes, nº 30, Vila Eduardo, próximo ao supermercado G Barbosa.

Mutirão do Sorriso atende cerca de 350 pessoas em Petrolina

Mutirão-do-Sorriso-Petrolina

Na primeira edição do projeto Mutirão do Sorriso foram realizados cerca de 350 atendimentos, entre restaurações, extrações, limpeza e aplicação de flúor. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, aconteceu, no sábado (16) e domingo (17), na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Cohab Massangano atendeu pacientes de todo o município.

A diretora de saúde bucal, Roberta Teixeira, destacou a importância do projeto que acontecerá ainda nos próximos três finais de semana. “Desde que assumimos essa gestão, percebemos a carência da população com relação aos serviços de saúde bucal. Encontramos o município com diversos consultórios e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) desativados, além das duas unidades móveis paradas. Resolvemos esses problemas e começamos a planejar esse projeto que vem para somar o trabalho realizado diariamente, dando mais qualidade de vida para a população”, frisou.

A secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, reforça que a ideia é atender o maior número de pessoas durante esse projeto. “Estamos muito felizes com a quantidade de pessoas atendidas. São procedimentos realizados com muita qualidade. Nesse primeiro momento resolvemos fazer durante quatro finais de semana em bairros da zona urbana e também da área rural, porém, nosso objetivo é ampliar cada vez mais o serviço de odontologia no nosso município”, concluiu.

Facape sedia palestra sobre Setembro Amarelo nesta segunda-feira

FACAPE-zz

Nesta segunda-feira (18) a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) promove a palestra Setembro Amarelo: Valorização da Vida, Acolhimento e Prevenção. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://www.even3.com.br/facapesetembroamarelo. O evento acontecerá às 19h no auditório principal da Instituição e os participantes receberão certificados.

A palestra será ministrada pelos membros do grupo de suicidologia no Vale do São Francisco, Silvio Guimarães e Grace Barros e a coordenadora do Centro de Valorização da Vida em Petrolina (CVV) Francisca de Andrade. Participam ainda do evento a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Município, Ana Célia de Almeida Carvalho e a coordenadora do CAPS AD III, Walquíria Brito Pinheiro.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. No Brasil são 32 mortes por dia. A questão, que já se tornou problema de saúde pública e afeta também o Vale do São Francisco, é a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Atenta a estes índices, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape abraçou o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

Para o presidente da Facape, Antonio Habib, esta é uma temática que precisa ser debatida com seriedade. “Os números são alarmantes e é necessário quebrarmos o tabu e falar sobre suicídio. Precisamos estabelecer um sistema de prevenção e proteção a pessoas que estão em vulnerabilidade emocional  e a academia deve ser um local para abordar um assunto delicado, mas necessário”, destaca Habib.

Prefeitura de Petrolina desarticula atuação irregular de coleta de resíduos hospitalares

A partir de uma denúncia anônima, a Prefeitura de Petrolina autuou a empresa Brascon Gestão Ambiental, com sede em Pombos-PE, em flagrante pela armazenagem ilegal de lixo hospitalar em um depósito localizado na rua 37 do bairro Jardim São Paulo, zona norte de Petrolina e ainda por atuação sem os devidos licenciamentos, incluindo os ambientais. A operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) em parceria entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil.

Ao todo, três funcionários foram encontrados trabalhando no galpão no momento da abordagem das equipes de fiscalização. No local, foram encontrados armazenados 61 tambores com capacidade para 25Kg de resíduos cada, pelo menos 30 colchões hospitalares, além de dois caminhões carregados de material. De acordo com informações, a empresa atuava ilegalmente em Curaçá e Juazeiro, na Bahia, e nos municípios pernambucanos de Terra Nova e Santa Cruz. Em Petrolina, prestava serviços para os Hospitais Universitário/Univasf, Dom Malan/IMIP, além do Hospital Regional de Juazeiro, instituições corresponsáveis pela destinação final dos resíduos e que também devem responder criminalmente, de acordo com os artigos 54, 56 e 60 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

Ainda em atenção à legislação ambiental, a AMMA multou a empresa no valor de R$ 50 mil e determinou a imediata suspensão da atividade. Em caso de descumprimento, se aplica multa diária de R$ 10 mil. Após a realização de perícia no galpão, todo o material e os veículos foram apreendidos pela Polícia Civil, que vai instaurar inquérito para definir os responsáveis pelo crime ambiental e apresentá-los à justiça.

[F] Felipe Pereira/AsCom Prefeitura de Petrolina

Sarau da Primavera acontece na UNINASSAU Petrolina

A Faculdade UNINASSAU Petrolina apoia e sedia, nessa quinta-feira (14), o Sarau da Primavera, do Projeto Ser Tão Poeta Petrolina. O evento acontece das 16h às 18h, no Auditório da Instituição de Ensino Superior (IES) e conta com o lançamento de livros e cordéis, além da participação de poetas, escritores e declamadores.

O Projeto foi idealizado pela poetisa Graciele Castro, aluna da UNINASSAU, a qual destacou que o objetivo é valorizar as produções artísticas e culturais do Vale do São Francisco. “Nosso intuito é promover um grande encontro cultural, divulgar e lançar novos escritores e poetas, como também nas áreas de música, teatro e dança”, frisou Graciele. A Diretora da UNINASSAU, Anna Cristina, destacou a importância de apoiar a ação. “A região é repleta de grandes talentos que precisam ser cada vez mais valorizados. Ficamos satisfeitos em sediar esse projeto”, disse a Gestora.

A programação do Sarau da Primavera inclui o lançamento dos livros ‘O Anoitecer da Aurora’, de Hélio Araújo e ‘Direito de Viver’, obra do escritor Thiel Gomes, além do cordel Ser Tão Poeta Petrolina, produzido por Graciele Castro. Também há presença confirmada dos escritores Ellen Yasmim, Andréia Barbosa, Hélio Araújo, Fernanda Guimarães, Matheus José e Jota Menezes. A animação fica completa com a participação da Banda Fogo no Monturo. O evento é aberto ao público. A UNINASSAU está localizada na Av. Clementino Coelho, 714, Bairro Atrás da Banca.

Serviço

Sarau da Primavera acontece na UNINASSAU Petrolina

Local: UNINASSAU Petrolina

Data: 14/09

Horário: 16h às 18h

Aberto ao público

OAB Petrolina promove evento sobre métodos alternativos de resolução de conflitos

Fórum-MultiportasNesta terça-feira (12), a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseccional Petrolina (OAB), vai sediar, a partir das 14h em seu auditório, o evento Fórum Multiportas: Advocacia e Cejusc, realizado pela Escola Superior de Advocacia da Pernambuco (ESA-PE).

De acordo com o juiz de Direito do TJPE, Vallerie Maia Esmeraldo de Oliveira, um dos palestrantes, o encontro tem como finalidades: apresentar aos operadores do direito o ‘novo’ modelo de Justiça Multiportas, aberto aos diversos métodos de solução de conflitos, em especial os consensuais, extrajudiciais ou judiciais; expor os princípios e técnicas da mediação e conciliação, para atualização de sua ‘caixa de ferramentas’; explicar o trabalho dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSC Federal e Estadual); debater sobre o papel do advogado como protagonista deste ‘processo’ de mediação construtivista; fomentar a cultura da paz pelo diálogo, dentro e fora do processo, e gerar novas ideias e formatos para a resolução negociada de disputas, inclusive pré-processuais.

Além do juiz Vallerie Maia, o Fórum vai contar com as palestras do juiz federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)/Petrolina, Arthur Napoleão Teixeira Filho; do advogado, mestre em Direito e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Reginaldo da Silva Gomes; e pela analista judiciária, assessora e conciliadora da Justiça Federal, Danielly Barros.

As inscrições são gratuitas e limitadas, mas ainda podem ser feitas através do telefone (87) 3861-3494 ou pelo site da Escola Superior de Advocacia da Pernambuco (ESA-PE). O público-alvo são advogados e estudantes de Direito. Para participar, basta fazer a doação de um biscoito ou um brinquedo infantil no dia do evento.

Uber está funcionando em Petrolina

UBER-EM-PETROLINA

Presente em diversas cidades do Brasil e do mundo, a Uber, empresa que presta serviços na área de transporte privado por meio de aplicativo, já está operando em Petrolina. No site do aplicativo já é possível traçar itinerários e ter uma estimativa do preço da corrida. A modalidade do serviço é o UberX, que segundo a empresa oferece “tarifa econômica e alta disponibilidade de carros”.

Em julho, apesar dos indícios de que o aplicativo viria a funcionar em Petrolina, a assessoria da Uber, em resposta a diversas indagações feitas pela reportagem do Gazzeta, informou que o recrutamento divulgado em algumas redes sociais não estava ocorrendo. Ainda e acordo com a assessoria, a definição da entrada seria anunciada oficialmente (o que ainda não ocorreu). “Estamos constantemente avaliando a possibilidade de novas cidades receberem a Uber, como já acontece em mais de 500 cidades no mundo. Parte dessa avaliação, que é feita em vários níveis, inclui buscar talentos e compartilhar informações com os cidadãos que queiram ter uma nova oportunidade de renda com autonomia, flexibilidade e dignidade dirigindo na plataforma da Uber, e não significa a entrada imediata da Uber em Petrolina”.

Na ocasião, a reportagem ouviu representantes dos taxistas sobre os efeitos da implantação do serviço. De acordo com o diretor da Associação de Taxistas de Petrolina (Astape), Jandicley Lubarino, diferente de outras cidades brasileiras, caso a Uber passe a operar em Petrolina não deve haver um impacto significativo.

Com população estimada pelo IBGE em mais 343.219 mil habitantes, Petrolina possui 290 taxistas. Para Lubarino, o número de veículos é suficiente para atender a população. Ele ainda acredita que o alto custo do combustível na cidade, e os pequenos percursos geralmente feitos pelos passageiros não possibilitariam que as viagens feitas por meio do aplicativo sejam muito mais baratas que as feitas de táxi.

“Não estamos preocupados. Os percursos das corridas não são grandes, o maior percurso é para o Aeroporto. A maior parte das corridas aqui é de R$10, R$12, R$15. A gasolina é R$3,85, coloca manutenção, pneu.. E outra coisa, muita gente prefere economizar, mas tem uma coisa fundamental que é a confiança”, diz.

UBER – A Uber é um aplicativo disponível para celulares que conecta motorista a passageiros. Ele oferece um serviço de transporte similar ao táxi. No Brasil a Uber começou a atuar no Rio de Janeiro em maio de 2014. Depois em junho do mesmo ano passou a operar em São Paulo e daí por diante foi pouco a pouco se expandindo pelo País, nos estados Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Goiânia, Porto Alegre, Guarulhos, Curitiba, Recife. Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida.