Polícia

Operação Força no Foco chega a Petrolina

A Operação Força no Foco, que integra as ações de segurança das Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, terá início nessa terça-feira (19), em Petrolina.  Com o objetivo de intensificar e reforçar o combate aos crimes de homicídio e tráfico de drogas, a Operação receberá reforço nas atuações das polícias e do Corpo de Bombeiros.

Na PMPE, vão reforçar as ações militares da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (GATI) e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), aumentando as rondas e realizando pontos de bloqueios nos locais de maior incidência de crimes, ampliando as abordagens a transeuntes, automóveis e motos nessas áreas, assim como os veículos utilizados para transporte de passageiros.

Já a Polícia Civil, atuará na instrução de inquéritos policiais de homicídios cometidos neste ano, na busca da autoria, realizando oitivas e cumprindo mandados de prisões. A população também contará com o apoio da delegacia móvel instalada na praça da Catedral, no centro da cidade.

O Corpo de Bombeiros soma-se à Força no Foco com a Operação Bar Seguro, fiscalizando estabelecimentos que funcionem de maneira irregular, podendo determinar interdições. As informações são da SDS/Pernambuco.

[F] Divulgação

Estado divulga resultado provisório de prova objetiva da PM e Corpo de Bombeiros

PMBA

Foi divulgado nesta quarta-feira (30) o resultado provisório da prova objetiva para ingresso na Polícia Militar da Bahia (PMBA) e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A publicação está disponível em caderno especial no Diário Oficial do Estado (DOE) e integra o cronograma do concurso público para ingresso nas duas carreiras. A prova foi aplicada no dia 6 de agosto, em Salvador e em outros 12 municípios do interior. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

De acordo com a publicação, 29.369 candidatos estão habilitados na primeira etapa do certame. Deste total, 26.192 concorrem a uma das duas mil vagas ofertadas para a Polícia Militar e 3.177 disputam as 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar. Todos os candidatos que participaram do certame poderão fazer vistas à folha de respostas da prova objetiva, podendo interpor recurso no prazo de dois dias úteis a contar do dia da publicação do resultado provisório no site da organizadora do certame. O resultado das interposições será divulgado no Portal do Servidor e no site do IBFC.

O concurso recebeu 141.878 inscrições, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Saeb e pelos Comandos Gerais, o edital foi publicado em 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período. A próxima etapa será a correção da prova discursiva, também realizada no dia 6 de agosto. O resultado final do certame têm previsão de ser publicado em 29 de setembro.

Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato vai ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, recebendo bolsa de R$ 937 durante o curso de formação. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terá carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.

Polícia registra mais um homicídio em Petrolina

homicidioFoi registrado na madrugada de ontem (27) mais um homicídio em Petrolina. Segundo informações da 5º. Batalhão da Polícia Militar, a vítima,  Paulo Rogério de Souza Lima, 34 anos,  foi assassinada quando trafegava em uma moto com sua esposa, na Avenida do Idalino  Bezerra. Os dois trafegavam de moto em deslocamento do bairro Vivendas para o Fernando Idalino, e ao chegarem ao local do fato dois desconhecidos os seguiram em uma moto de placa e cor não anotada, ambos portando armas de fogo.

Os desconhecidos deram ordem para parara a moto e anunciaram o assalto roubando assim um relógio e celular. Logo em seguida ordenou que corressem, momento este, em que a esposa da vítima ouviu disparos e viu seu companheiro sangrando.

Paulo Rogério foi socorrido por populares ao hospital Universitário de Petrolina, mas chegou sem vida.

Encontro de secretários do Nordeste discute ações de segurança

ENCONTRO-SECRETARIOS-IIOs secretários e demais representantes da segurança pública de toda a região Nordeste reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do Centro de Operações e Inteligência, em Salvador. Realizado pela primeira vez na Bahia, o Encontro do Colegiado do Nordeste tem o objetivo de discutir o desenvolvimento das facções criminosas e o combate ao crime organizado, problema de nível nacional.

As tratativas devem dar origem a uma carta direcionada à Secretaria Nacional da Segurança Pública, ao ministro da Justiça e ao presidente do Congresso Nacional para reforçar os pleitos da região. Na próxima semana, em Rondônia, representantes de todos os estados vão se reunir no encontro do ‘Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual’, para abordar tópicos operacionais e táticos da área.

No encontro, o secretário-executivo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e 8º promotor de Justiça de Presidente Prudente em São Paulo, Lincoln Gakiya, falou sobre a ‘Evolução da Organização Criminosa PCC no Brasil e Países Fronteiriços’, abordando as novas perspectivas.

Gakiya lembrou o trabalho de enfrentamento ao Primeiro Comando da Capital realizado no Sudeste, iniciado em 2006, após a transferência de presos ligados ao PCC para o presídio do município Presidente Venceslau. Na ocasião, foram coordenadas uma série de ataques em diferentes cidades do Brasil que causaram pânico na população.

Presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, enfatizou a importância de combater facções que já se organizaram no comércio em atacado de entorpecentes. “Essas grandes facções favorecem a criação de quadrilhas e a distribuição de drogas para que elas vendam no varejo”, esclareceu Barbosa. “É um desafio que deve ser pensado em nível nacional e reforçado em ações regionais como essa”, finalizou.

O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, ressaltou que o crime organizado deixou de ser um problema regional. O gestor comentou que, infelizmente, o país ainda não tem um Plano Nacional de Segurança Pública. “Hoje e na próxima semana em Rondônia, estamos cobrando apoio do Governo Federal. Essa é uma realidade em Salvador, no Ceará e nos demais estados do Nordeste e do país e precisamos do apoio da União nessa luta”, concluiu. De acordo com Costa, no Ceará, três fuzis originados de outros países foram apreendidos neste mês.

Até quinta (25), representantes do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Polícia Federal e Rodoviária Federal, Defensoria Pública Geral, Agência Brasileira de Inteligência, Procuradoria de Justiça do Estado e demais autoridades da Segurança Pública da Bahia estarão reunidos no Centro de Operações e Inteligência.

[F] ASCOM SSP/BA

Corpo do presidente do PR de Petrolina será sepultado neste domingo

O corpo do presidente do Partido da Republica (PR) em Petrolina, Klebyo Luciano Bezerra, 38 anos, assassinado a tiros na madrugada de sábado (12), será sepultado na manhã deste domingo (13) no Cemitério Campo da Paz. O velório aconteceu durante toda a noite de ontem, na Câmara de Vereadores.

Klébyo foi morto quando se deslocava para o aeroporto Senador Nilo Coelho, em companhia da filha de dois anos de idade. O crime aconteceu na rodovia que dá acesso ao aeroporto e teria sido praticado por homens no interior de uma caminhonete escura. A menina não foi ferida. A Polícia Civil iniciou as investigações.

(Atualizada às 8h41 de domingo)

[F] Reprodução

Governo convocará dois mil policiais da reserva para atuar em funções de retaguarda, afirma Rui

O governo baiano encaminhará à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ainda neste mês de agosto, projeto de lei criando uma remuneração especial para policiais da reserva – oficiais e soldados. Segundo o governador Rui Costa, os profissionais da reserva serão convidados a retornar à ativa para exercer funções de retaguarda, a exemplo de monitoramento de câmeras de segurança, que exigem a presença de policiais 24 horas por dia, ao longo de sete dias na semana.

“Com isso, vamos liberar quase dois mil policias de funções de retaguarda e da área administrativa, para atuar nas ruas”, afirmou. Com os dois mil policiais e igual número de novos concursados da Polícia Militar, cujo concurso está em andamento, o governador afirmou que a Segurança Pública do Estado contará com o reforço de mais quatro mil policiais para atuar nas ruas das cidades baianas já no primeiro semestre de 2018.

[F] Garcia/GOVBA

Em menos de um mês, oito trabalhadores rurais quilombolas são mortos na Bahia

REVOLVER-VIOLENCIA-ILUSTRAApós o assassinato de seis trabalhadores quilombolas no interior da Bahia, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado emitiu, hoje (8), uma nota de pesar, na qual diz aguardar que os órgãos de Justiça “punam os culpados”.

Segundo o Incra, as mortes ocorreram no último domingo (6), quando seis trabalhadores rurais do Território Quilombola de Iúna – região de Lençóis – foram encontrados mortos. Ainda na nota, o Incra informa que segunda-feira(7) comunicou os crimes à Delegacia Agrária e emitirá um ofício à Casa Civil.

Na próxima segunda-feira (14), o ouvidor-geral do Incra-BA, Adelson Gomes, viajará para o local, acompanhado da delegada agrária Giovanna Bonfim, que, segundo a nota, se solidariza “com a comunidade de Iúna e com as famílias das vítimas”, identificadas como Adeilton Brito de Souza, Gildásio Bispo das Neves, Amauri Pereira Silva, Valdir Pereira Silva, Marcos Pereira Silva e Cosme Rosário da Conceição.

O caso está sendo investigado pela delegada da Polícia Civil, em Lençóis, Mariella Silvério, que apura a situação com a coleta de pistas e análises periciais.

Com a morte dos seis homens, o Incra-BA registra oito mortes de trabalhadores rurais quilombolas “em menos de um mês”. Do total, sete ocorreram na comunidade de Iúna. Lindomar Fernandes Martins foi assassinado em 16 de julho. O único crime que não ocorreu na comunidade foi a morte do trabalhador rural José Raimundo Mota de Souza. Ele foi encontrado morto no Território Quilombola Jiboia, no município de Antonio Gonçalves, em meados de julho.

[T] Sayonara Moreno/Agência Brasil

Lei Maria da Penha completa 11 anos de combate à violência contra a mulher

RONDA-MARIA-DA-PENHA-2Sancionada em 07 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha está em vigor há onze anos e incentivou o surgimento de ações que dão fluidez ao combate à violência contra a mulher no país. Na Bahia, a Operação Ronda Maria da Penha faz o acompanhamento das medidas protetivas estabelecidas pela justiça em Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Feira de Santana e Itabuna.

Criada há 2 anos e 5 meses, a ação atende a mulheres como a gestora de Recursos Humanos (RH), Edileia Leal, que desde 2010 se defende das agressões do ex-marido. As agressões verbais, psicológicas e físicas começaram quando Edileia descobriu o relacionamento extraconjugal do então companheiro. Foram xingamentos, humilhações e até socos. Após a separação, por não aceitar que a ex-esposa seguisse em frente com sua vida, o agressor cometeu três tentativas de assassinato. Há um há 1 anos e 3 meses, Edileia recebe o atendimento da Ronda Maria da Penha. “Eu me sinto segura com o acolhimento e eu devo muito à equipe que me acompanha e quero continuar sendo atendida”, diz Edileia.

A gestora de RH reforça a mensagem. “Mulheres, não tenham vergonha, denunciem seus companheiros. Eu não tive nenhum pingo de vergonha, eu corri atrás, foram dois processos, o primeiro não deu certo, mas o segundo deu. Não se intimidem”, incentiva Edileia, que ainda sofre abordagens do ex-marido, do ex-sogro e das ex-cunhadas, mesmo diante das medidas protetivas.

Até o mês de julho de 2017, 1.374 mulheres já foram atendidas, 78 agressores foram conduzidos à delegacia, 20 termos circunstanciais de ocorrência foram emitidos e 413 palestras e eventos foram realizados. Também foram geradas 5.659 fiscalizações de medidas protetivas. A subcomandante da Ronda Maria Da Penha, Capitã Paula Queiroz considera que em onze anos da Lei Maria da Penha houve muitos avanços.

“Hoje, na capital, temos duas Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. As Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher (Deam) são duas também na capital e mais a própria Ronda Maria da Penha que, dentro desta cadeia é uma das últimas a chegar, mas para fortalecer a rede que já existe. O Estado tem buscado atender às demandas existentes e dar de fato proteção a essas mulheres que precisam tanto do nosso olhar. Especialmente porque as questões culturais fazem com que muitas mulheres e homens entrem neste ciclo de violência”, afirma a subcomandante.

Dentre os principais desafios relacionados, está a melhoria da qualificação dos dados. “Hoje a gente tem números que são significativos, mas ainda assim, são dados que nós sabemos que não chegam à totalidade dos acontecimentos. As pessoas precisam sentir-se mais encorajadas, denunciar as situações de violência e precisamos melhorar a qualificação até no desenvolvimento de políticas públicas”, afirma a Capitã Paula.

[F] Amanda Oliveira/GOVBA

Polícia elucida homicídio e prende acusado em Petrolina

 

CLAUDIO-SANTOS-DA-SILVAA Polícia Civil elucidou o assassinato do morador de rua Cláudio Santos da Silva, 28 anos, encontrado morto por volta das 7h da manhã desta segunda-feira (07), no estacionamento do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina. A equipe da 25 Delegacia de Homicídios da 26ª DESEC sob o comando do delegado Marceone Ferreira realizou diligências e prendeu Emilton dos Santos, 30 anos.

De acordo com a assessoria da PC, o acusado confessou ter assassinado Cláudio, justificando que a vítima tinha lhe agredido com um tapa no rosto momentos antes do crime, praticado com uma faca. O acusado também é morador de rua.  O autor foi autuado em flagrante delito na 25 Delegacia de Homicídios.

[F] Divulgação/Polícia Civil

Posto itinerante recolhe armas de fogo em Petrolina

POSTO-DESARMAMENTO-2O posto de coleta itinerante para recolhimento de armas de fogo permanece em Petrolina até às 15h deste sábado (05). Quem possuir armas em casa e quiser se desfazer delas pode procurar a unidade, que está estacionada na Praça Maria Auxiliadora, centro da cidade. Antes, é preciso obter uma guia de trânsito para o transporte da arma, que deve ser impressa a partir da página da Polícia Federal na internet ou obtida junto ao próprio posto itinerante. O interessado pode ainda requisitar aos policiais o deslocamento até o local onde a arma se encontra e fazer a entrega. O sigilo é assegurado. Durante o transporte, a arma de fogo deve estar desmuniciada e embalada de maneira que não possa ser prontamente utilizada no trajeto.

Além de permitir a entrega de armas nos locais onde não existem postos fixos, o posto itinerante dá visibilidade à campanha de desarmamento. Quem entrega a arma passa a ter direito a uma indenização em dinheiro, que varia de R$ 150 a R$ 450 dependendo do calibre do armamento. O material é posteriormente entregue ao Exército que realiza a destruição das armas, ou no caso em que a peça tem algum valor histórico, preservada e doada a um museu.

A campanha de desarmamento não tem o objetivo de unicamente retirar armas de fogo das mãos de civis, reforçou o soldado PM Bruno Henrique, integrante da equipe do posto itinerante. “O objetivo é evitar crimes de proximidade”, ressaltou. Crimes de proximidade são aqueles que decorrem de discussões entre vizinhos, brigas no trânsito ou conflitos dentro de casa que por motivos banais, resultam em morte.

Após Petrolina, a programação do mês de agosto do posto itinerante incluirá Itacuruba e Carnaubeira (entre os dias 7 a 13); Jatobá e Tacaratu (de 14 a 20 de agosto); Mirandiba e Salgueiro (de 21 a 27) e para o Cedro e Verdejante (de 28 a 31 de agosto).

A Campanha de Desarmamento Voluntário é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com as Secretarias de Segurança e de Defesa Social dos Estados. Em Pernambuco, a iniciativa é promovida pela SDS, dentro do programa Pacto pela Vida, através da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), que tem à frente o coronel Jonas Barbosa. A coordenação da campanha é da capitã Juliana.

BOX

Mais informações

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/guia-de-transito

http://desarma.mj.gov.br/SisDesarmamento/login/login.do

[F] Divulgação/PM-PE