Notícias

Por falta de Quórum deputados adiam votação de orçamento e questionam motivo

O Plano Plurianual (PPA) e nem o Orçamento do Estado de Roraima para 2012 entraram em pauta na sessão de ontem (22), na Assembleia Legislativa (ALE). A sessão foi apenas iniciada, mas em razão da falta de quórum, o deputado Chicão da Silveira (PDT), que presidia a Casa Legislativa, começou os trabalhos com as explicações pessoais, último estágio das sessões.

Na ocasião, houve questionamento de vários parlamentares sobre a falta de compromisso em relação à falta de consenso para com o PPA e com o Orçamento 2012. O deputado Erci de Moraes (PPS) disse que não aceitará mais um pequeno grupo de parlamentares tomarem as decisões em nome de todos.

“Esta Casa é composta por 24 deputados e todos foram votados e diplomados para representar a sociedade. Por isso, não devem se abster de participarem das decisões”, alfinetou, afirmando que se recusará a votar questões postas pela Mesa Diretora sem que todos os deputados sejam ouvidos e participem das discussões.

O deputado Joaquim Ruiz (PV) também questionou a mansidão dos seus pares em colocar para votação o orçamento. Ele lembrou que já foi secretário de estado, prefeito de municípios roraimenses, e nunca tinha visto uma situação como aquela: falta de aplicação e compromisso para votar a peça orçamentária.

Outro deputado que indagou os trabalhos da sessão de ontem foi Jânio Xingu (PSL). “Eu não estou entendendo o que está acontecendo. Não é verdade afirmar que não nos reunimos para discutir o Orçamento. Nos reunimos, sim”, disse Xingu.

Esta semana foi improdutiva no que diz respeito à votação de projetos importantes na Assembleia Legislativa. Com exceção da aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que conferiu autonomia ao Ministério Público de Contas (MIPUC).

Diante do impasse ocorrido na sessão de ontem, a votação do Orçamento ficou para a próxima terça-feira (27). Mas com a falta de consenso dos parlamentares poderá ser difícil de a matéria ser votada.

Deixe um comentário