Prefeitura promove mobilização para assegurar direitos dos idosos em Petrolina

centro-de-atenção-a-pessoa-idosa

Além das atividades de lazer e saúde, o Centro de Atenção à Pessoa Idosa tem promovido ações para garantir os direitos da população idosa de Petrolina. Uma dessas atividades ocorreu na última sexta-feira (15), quando dezenas de idosos tiveram a oportunidade de fazer sua inscrição no Cadastro Único (Cadúnico) e assim assegurar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada devem estar inscritos no Cadastro Único até 31 de dezembro e para que ninguém perca o recurso a prefeitura vem realizando busca ativa e ações com intuito de atualizar ou fazer o cadastro dos beneficiários.

Segundo a vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, o atendimento diferenciado aos idosos permite um maior envolvimento do público-alvo desse benefício. “Realizar esta mobilização aqui no Centro de Atenção também é uma forma de trazer a população idosa para o local dedicado especialmente a ela. Estamos fortalecendo as ações do município especificas para esse publico através de serviços que atendem às necessidades dos nossos idosos”, disse.

Serviços – O Centro de Atenção à Pessoa Idosa é a primeira unidade em Petrolina com um formato multidisciplinar exclusivo para os cuidados ao público da terceira idade. O Centro faz o direcionamento de todos os idosos a toda rede serviços da prefeitura, facilitando o encaminhamento para áreas de saúde, educação, esportes, cultura, lazer e acolhimento.

No local, os idosos recebem café da manhã; lanche; almoço e também participam de atividades musicais, artísticas, musicais  e oficinas cognitivas.  O Centro ainda atua na proteção dos idosos, acompanhando denúncias e assegurando tratamento psicológico às pessoas  que sofreram maus tratos.

A secretária executiva de Atenção à Pessoa Idosa, Ana Carolina Freitas, explica que o Centro dispõe ainda de uma equipe volante com vários profissionais especializados. “O objetivo aqui é garantir dignidade das pessoas idosas, por isso, contamos com uma equipe volante de assistente social, psicólogo, advogado, pedagogo, educador físico, educador social, nutricionista, entre outros profissionais capacitados para atender à população idosa da nossa Petrolina”, disse.

O Centro de Atenção à Pessoa Idosa fica localizado na Rua Sizenando Nunes, nº 30, Vila Eduardo, próximo ao supermercado G Barbosa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *