Educação

Os aprendizados de quem passou pela experiência pioneira do Novo Ensino Médio

Busque a qualificação profissional que você precisa no Senai localizado em Feira de Santana que está presente no estado da Bahia. Essa unidade tem ótimas oportunidades para quem quer estudar, aqui iremos conhecer um pouco mais sobre ela, não deixe de conferir mais a respeito.

Esse centro de formação conta com uma ótima estrutura interna e ótimos profissionais, isso contribui para que você possa absorver o máximo de conhecimento possível. Os cursos oferecidos pelo Senai Feira de Santana abordam a área de elétrica, automação, manutenção, gestão, administrativa e muito mais, vale a pena dar uma olhada.

Encontramos unidades do Senai em várias cidades brasileiras, cada uma delas trabalha com diferentes modalidades de cursos, tudo isso visando a formação de profissionais que irão atender às diferentes demandas do mercado regional. O importante é encontrar um curso que vai atender aos seus objetivos como profissional. Leia a seguir e confira como garantir sua vaga.

Senai Feira de Santana 2024

O Senai Ba 2024 é conhecido como Centro de Formação Profissional Jayme Villas e foi inaugurado no ano de 1968. Com o tempo ela foi ganhando novos cursos, novos profissionais e hoje tem uma grande importância na a formação de novos profissionais na região.

A unidade atua oferecendo cursos para qualificar diferentes profissionais, em áreas variadas. Os cursos podem ser pagos ou gratuitos. Sendo que os grátis são destinados às pessoas de baixa renda, se você preenche os requisitos, não deixe de disputar uma vaga.

A duração varia conforme a modalidade, os cursos básicos são os mais rápidos e os mais extensos são os cursos de graduação, veja qual deles vai atender às suas necessidades. A instituição oferece mais de 1600 vagas todo semestre.

Ao todo o Senai Feira de Santana 2024 tem 13 salas de aulas para que os diferentes cursos possam ser ministrados, não deixe de conhecer pessoalmente a unidade, para isso basta fazer uma visita. No estado da Bahia, tem outras unidades do Senai, além desse presente na cidade de Feira de Santana da qual estamos conhecendo um pouco mais a respeito.

Cursos Senai Feira de Santana 2024

A consulta da lista completa dos cursos gratuitos Senai Feira de Santana pode ser feita no site, é importante ter conhecimento de todas as oportunidades disponíveis para que você possa iniciar o curso que realmente precisa para a sua vida profissional. As opções são diferentes e estão aí para atender ao que você precisa.

O Senai Feira de Santana 2024 oferece vários cursos, eles são divididos nos seguintes programas:

  • Aprendizagem industrial;
  • Qualificação profissional;
  • Aperfeiçoamento e qualificação;
  • Cursos técnicos;
  • Graduação;
  • Especialização e MBA;
  • Mestrado e doutorado;
  • Educação a distância.

São cursos ótimos e com duração variada, de acordo com a modalidade escolhida. Analise bem a proposta e escolha aquela que atende ao que você deseja. Entre em contato com a unidade e tire suas dúvidas sobre e não deixe de correr atrás dos seus objetivos profissionais, isso tem um reflexo grande na sua vida pessoal.

Inscrição Senai Feira de Santana 2024

A inscrição cursos SENAI 2024 ocorre somente no atendimento presencial dessa unidade, caso você ainda não tenha o endereço, confira no próximo tópico essa informação. É importante que você procure a unidade assim que o processo de inscrição abrir para que você possa realizar a sua, é necessário apresentar a cópia e original dos seguintes documentos:

  • RG;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de escolaridade;
  • CPF.

Sem esses documentos você não consegue realizar as inscrições Senai Feira de Santana 2017. Depois será necessário efetuar o pagamento da taxa, ela só não se aplica aos cursos gratuitos.

  • Acesse portais.fieb.org.br.

A inscrição Senai Feira de Santana só poderá ser realizada quando o período para essa etapa começar, antes disso, não tem como. Portanto, não deixe de analisar bem os prazos e faça a sua o quanto antes, isso é muito importante.

Educação

Cotas SISU: Quem tem direito? Como funciona?

No processo de seleção dos candidatos, o sistema de cotas SISU 2023 tem interferência na separação da concorrência. A disputa é dividida em duas modalidades, a primeira na política de cotas SISU 2023. E a outra, para quem não se encaixa dentro destes requisitos.

Sobre o SISU

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada – SISU é o processo seletivo que classifica os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), interessados nas vagas de instituições públicas de ensino superior.

Ao todo, são 63 instituições federais e pouco mais de 235 mil vagas para o primeiro semestre do ano. No segundo semestre ficam a disposição outras 57 mil oportunidades.

Os candidatos, se inscrevem a partir do login e senha criado durante o cadastro no ENEM. Em seguida, a nota conquistada na prova será utilizada como critério para seleção dos inscritos.

Quanto maior a nota, mais chances de se conseguir a vaga desejada. Os processos que antecedem a matrícula na universidade acontecem via internet, no site oficial do SISU.

Quem tem direito as cotas SISU?

A disputa pelas oportunidades em cada instituição são divididas em duas modalidades. Ampla concorrência e política de cotas, ambas fazem parte do oferecimento de vagas SISU 2023.

Quem tem direito as cotas SISU 2023 e pode concorrer dentro deste sistema são estudantes que:

  • Tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública;
  • Declarados negros;
  • Declarados pardos;
  • Indígenas;
  • Pessoas de baixa renda.

Cotas SISU

De acordo com o edital SISU 2023, as cotas SISU 2023 são garantidas pela Lei de Cotas, válida em diversos processos seletivos. Não apenas no vestibular de universidades.

De acordo com o site do SISU, todas as instituições participantes devem reservar 50% das vagas por curso e turno para os candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública. Sendo assim, a nota de corte SISU 2023 muda para esses 50% de alunos.

Dentro desse percentual é necessário dividir as vagas em grupos:

  • 25% para pessoas de baixa renda, que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • 25% para ações afirmativas: declarados negros, pardos e indígenas.

O número de oportunidades para as ações afirmativas seguem como base o que fica definido pelo IBGE. Além disso, a própria universidade pode aplicar o seu sistema de cotas, incluindo pessoas com deficiência e quilombolas.

Durante a inscrição o candidato informa que pretende concorrer a disputa utilizando a Lei. E se convocado deverá apresentar documentos  que comprovem a condição que foi mencionada.

A política de cotas é uma forma de igualar a disputa com pessoas que durante a preparação para o ENEM tiveram mais chances de se dedicar à prova. Devido ao investimento financeiro, projeto pedagógico e maior acesso a educação.

Notas de corte SISU

Algumas pessoas acreditam que a política de cotas é mais vantajosa que a disputa em ampla concorrência.

No entanto, existem informações de importantes portais de notícias, afirmando que as notas de corte SISU 2023 para cotistas podem ser maior.

A nota de corte funciona como um filtro para a seleção dos candidatos. Uma pontuação mínima a ser conquistada para estar entre os possíveis aprovados.

Como o critério para seleção é a pontuação do ENEM, quanto mais inscritos em um curso, maior deve ser a nota para ser selecionado.

Por tanto, o número de oportunidades e de inscritos por curso, interfere na definição da nota mínima.

No período de inscrições SISU 2023 divulga periodicamente a nota de corte do curso escolhido pelo candidato. Para que ele possa monitorar a sua classificação, sabendo se conseguirá ou não atingir o mínimo esperado.

Os pontos mínimos para ampla concorrência e sistema de cotas são diferentes.

Educação

Programa abre inscrições para bolsas remanescentes em universidades privadas

O programa do Governo Federal ProUni (Universidade Para Todos) é um incentivo para os alunos de baixa renda que querem tirar um diploma de nível superior. Ao se inscreverem, encaixando no perfil a que o programa é direcionado, os alunos ganham bolsas de estudos em universidades de renome que possuem convênio com o projeto. As Bolsas Remanescentes ProUni 2022 são as vagas que não foram ocupadas, dando a oportunidade para outros alunos cursarem o ensino superior.

Como funciona as Bolsas Remanescentes ProUni

As bolsas que não tiveram preenchimento, seja de bolsas integrais ou bolsas de 50% de desconto, voltam ao sistema do ProUni em busca de novos candidatos.

Ao serem reativadas, os alunos podem fazer suas inscrições e aguardar o resultado do processo seletivo feito pela instituição escolhida. Essas vagas são em cursos e turnos específicos onde o aluno irá escolher qual se encaixa no seu perfil e suas necessidades.

Inscrições nas Bolsas Remanescentes

As inscrições nas Bolsas Remanescentes ProUni 2022 acontecem no final de março, do dia 23/03/2022 até o dia 31/03/2022. Os candidatos devem entrar no site do programa ProUni e fazer sua inscrição.

Vagas Remanescentes

Os candidatos devem pesquisar os cursos e instituições de interesse, escolher o turno e até dois cursos para cada instituição. Ao serem pré-selecionados deverão comparecer na instituição e comprovar por meio de Documentos ProUni sua condição de candidato a uma vaga do programa ProUni, seja para vagas de 50% ou 100%.

Bolsas Remanescentes ProUni

As Bolsas Remanescentes ProUni 2022 são destinadas aos alunos da rede pública de ensino ou quando em rede particular com bolsa de 100%.

Aos professores de séries iniciais da rede pública que querem ter uma licenciatura em uma área específica, aos candidatos com deficiências físicas. Para todos esses candidatos as exigências são:

  • Ter feito o ENEM no ano anterior com uma pontuação de no mínimo 450 pontos e não ter tirado zero na redação da prova. Ou ter feito o ENEM nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 com a pontuação mínima de 450 pontos e não ter tirado zero na redação da prova.
  • Ter uma renda familiar bruta, por pessoa do grupo familiar, menor ou igual a um salário mínimo e meio: R$ 880,00 x 1,5 = R$ 1320,00. Para bolsa de 50% o valor da renda familiar bruta por pessoa deve ser de até 3 salários mínimos: R$ 880,00 x 3 = R$ 2.640,00.
  • Para os professores da rede pública de ensino, a comprovação de renda é isenta, mas o candidato deve estar em pleno exercício da função.
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IPTU SP 2022: 2 Via, Valor, Pagamento São Paulo

Como muitos já sabem, o IPTU SP 2022 é um imposto pago obrigatoriamente por todos os cidadãos que possuem imóveis ou terrenos em áreas urbanas. Os Paulistanos, todos os anos devem pagar o seu IPTU para que não sofra nenhum problema com o governo. E para isso, é de suma importância que você se mantenha informado sobre o IPTU SP 2022.

O que é o IPTU?

Antes de você ter conhecimento sobre as regras do IPTU do estado de São Paulo, é importante que já fique ciente deste imposto no geral.

O Imposto Predial e Territorial Urbano, que tem como sigla IPTU, é um imposto que deve ser pago por todos os cidadãos que possuem propriedade sob imóveis em zonas urbanas.

Esse imposto faz incidência tanto em pessoas físicas, quanto em pessoas jurídicas. A obrigatoriedade do pagamento é cobrada independente da habitação ou não do imóvel, sendo pago anualmente, tendo vencimento sempre no primeiro trimestre de cada ano.

IPTU SP 2022

Os cidadãos Paulistanos proprietários de imóveis que esteja na região urbana, independentemente de terreno, apartamento, prédios ou casas, precisam e são obrigados a pagar o IPTU São Paulo 2022.

Esse imposto é cobrado anualmente, e caso não haja quitação, poderá acarretar algumas multas ao proprietário do imóvel.

A prefeitura de São Paulo, é o órgão responsável pelo recolhimento da taxa do IPTU.

Isenção do pagamento do IPTU SP 2022

Há alguns casos de isenção do pagamento do IPTU SP 2022. De acordo com a Lei 11.614/1994 alterada pela Lei 15.889/2013 as pessoas que estão isentas do IPTU SP são:

Grupo 1 – Aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia;

Grupo 2 – Entidades culturais e Sociedades amigos de Bairros.

Valor do IPTU SP 2022

O valor do IPTU de todos os estados, inclusive de São Paulo, passa por ajustes todos os anos. Ou seja, cada ano é um valor diferente, o que significa que você não irá pagar o mesmo valor que foi passo um ano anterior.

O valor do IPTU SP 2022 vai depender do tamanho de cada imóvel. O aumento ocorre de acordo com os terrenos de mais de 500 m² desde que os mesmo estejam habitados, sendo assim o IPTU desses imóveis fica 10 % mais caro validos para residência e 15 mais caro valido para o comércio.

Àqueles que realizarem o pagamento em dias (dentro do prazo estipulado pelo estado), até o final do mês de fevereiro, ganham 5% de desconto sob o valor total do IPTU.

Como emitir a 2ª via do IPTU SP?

Normalmente, o boleto de pagamento do IPTU SP 2022 chega na sua própria residência, através dos correios. Mas caso isso não aconteça, a prefeitura de São Paulo disponibiliza um sistema onde o cidadão poderá emitir a sua 2ª via.

Esse processo é realizado unicamente pela internet, ou seja, para ter acesso você terá que ter um aparelho com acesso à internet.

Para emitir a segunda via, será preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o endereço ➟Clicando aqui;
  • Na página, informe o número do contribuinte;
  • Selecione a parcela na qual deseja ser impressa;
  • Informe o ano da mesma;
  • Será necessário informar o código de segurança;
  • Após isso, clique em “Gerar 2ª Via”.

Pagamento do IPTU SP 2022

Para realizar a quitação do IPTU SP 2022, você poderá ir em qualquer agência da rede bancária ou nas casas lotéricas.

Você também tem como pagar via internet , através do site dos banco ou redes bancárias conveniadas.

Não esqueça que é de suma importância o pagamento deste imposto! Caso não haja quitação poderá acarretar multas e essas multas podem ser altíssimas.

✱ Fique atento aos prazos de pagamento! Organize suas finanças o quanto antes, pois o planejamento é ideal para manter esse imposto em dia.

Gostou deste conteúdo? Veja como acessar serviços da CEMIG online!

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Declaração de Bens à Receita Federal

Todos os anos os contribuintes têm a mesma preocupação, o Imposto de Renda. Esse tributo requer muita paciência de todos que precisam fazer a declaração. O maior receio dos contribuintes que não tem prática no cálculo desta declaração é a Malha Fina, por isso, separamos 5 Dicas para não cair na Malha Fina 2022 da Receita Federal.

Se você não tem a intenção de sonegar seus impostos essas 5 Dicas para não cair na Malha Fina da Receita Federal serão muito válidas.

5 Dicas para não cair na Malha Fina da Receita Federal

A hora da Declaração do Imposto de Renda só é tarefa fácil para quem faz isso a muitos anos, e ainda há aqueles que mesmo acostumados a pagar não conseguem realizar os cálculos sozinhos.

Anualmente os contadores e contabilistas recebem uma grande demanda de pedidos quando a Receita Federal libera os prazos para que seja entregue a declaração do Imposto de Renda. É preciso ficar atento as modificações que ocorrem nas regras do tributo para não cair na Malha Fina por falta de atenção.

Para você que sempre fica pedido ajuda na hora de declarar suas despesas, temos 5 dicas para não cair na Malha Fina da Receita Federal, evitando assim, burocracias desnecessárias.

1 -Não se esqueça.

Declare todos os seus bens, seus rendimentos, suas doações, vendas, tudo aquilo que teve dedução fiscal durante o período, declare as despesas médicas, dependentes e tudo que a Receita Federal solicitou. O que ajudará você a não esquecer de algum detalhe importante é anotar tudo em cadernetas de gastos ou planilhas mensais.

2 – Seja atento durante a digitação.

A sua intenção pode ser a melhor possível, mas se você não ficar atento na hora da digitação, pode ficar certo que vai cair em Malha Fina. Os valores precisam ser precisos, os dados dos dependentes, cada centavo ou letra que faltar pode lhe trazer problemas no futuro.

3 – Informe todas as suas aplicações financeiras

A Receita Federal controla tudo, e ela saberá cada passo seu quando for realizar a análise, mais uma vez, a indicação é anotar ou ter esses valores digitalizados para quando você precisar. As aplicações financeiras têm bastante dedução fiscal, então são de extrema importância.

4 -Não omita nada

Se você sabe que está faltando declarar algo importante, inclua na sua declaração. Não há rendimento, ganho ou gasto que a Receita Federal não tenha interesse de saber. A sonegação fiscal é um crime contra a ordem tributária.

5 – Confira tudo

Se você acha que está tudo certo com a sua declaração do Imposto de Renda, não relaxe, confira novamente e de preferência com uma outra pessoa, para que você não caia em Malha Fina porque esqueceu isso ou não viu aquilo.

Faça a sua Declaração com tranquilidade e em um lugar que você possa organizar suas contas, desta forma você poderá ficar tranquilo e aguardar a restituição.

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INSS 2022: Extrato de Pagamento Online

Se você é um contribuinte que recebe pelo INSS 2022 e chegou até aqui, provavelmente está buscando informações a respeito do extrato de pagamento online. É exatamente esse o assunto que abordaremos no post de hoje. Para saber tudo sobre o INSS 2022 e aprender a emitir seu Extrato INSS 2022, continue conosco!

Nosso principal objetivo através do post de hoje é ensinar a você como realizar a consulta dos seus pagamentos do INSS 2022 pela internet, mas também queremos alertar que há outras formas de consulta e emissão do extrato. Tenha acesso a Tabela atualizada do INSS 2022.

Além disso, queremos também que você saiba o que é o extrato de pagamento do INSS.

Hoje, criamos um post completo a respeito desse assunto para que você possa sair daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas. Para isso, é só ler os tópicos a seguir com atenção.

INSS 2022: O Que é e Para Que Serve o Extrato do INSS?

O Extrato do INSS é o documento que comprova o recebimento do seu benefício, seja você aposentado ou pensionista.

Nesse documento, estão sempre detalhados os valores do benefício, eventuais descontos ou bônus e, também, a data de recebimento do mesmo.

Trata-se de um documento muito importante não somente para o órgão que faz a emissão e pode controlar todos os pagamentos realizados como também para o beneficiário que pode comprovar o recebimento e arquivar para futuras consultas.

INSS 2022: Onde Posso Consultar Meu Extrato?

Há algumas formas de consultar seu extrato do INSS 2022.

Pela internet

Atualmente, pela internet, só é possível consultar o último extrato disponível, ou seja, o extrato do seu último pagamento.

Você pode fazer essa consulta todos os meses se quiser imprimir ou arquivar seus extratos. Além disso, você tem a comodidade de não precisar sair de casa e enfrentar filas, além de ser muito mais rápido.

Pessoalmente em uma agência da Previdência Social

Se você precisa consultar extratos de pagamento de meses anteriores, pode dirigir-se a uma agência da Previdência Social munido de documentos que comprovem a titularidade do benefício.

Pessoalmente no caixa eletrônico do banco que você recebe

Outra forma de emitir seu extrato do INSS 2022 é utilizando um caixa eletrônico do banco que você recebe. Você precisará apenas do seu cartão e da sua senha, os mesmos utilizados para o saque do benefício.

INSS 2022: Extrato de Pagamento Online

Seu extrato de pagamento do INSS pode ser consultado online com muita segurança e agilidade.

Siga o passo a passo abaixo para saber como fazer.

Primeiro passo: acesse a página de extrato de pagamento de benefício no site da Previdência Social clicando nesse link.

Segundo passo: clique no botão verde onde está escrito “Emitir Extrato” conforme indicado na imagem a seguir.

Terceiro passo: no site que se abrir, você deverá digitar os dados solicitados que são número do benefício, data de nascimento, CPF e nome do beneficiário. Também será necessário digitar uma sequência de caracteres para provar que você não é um robô. Depois, clique no botão “Visualizar” e aguarde a exibição de seu extrato.

Importante: como ainda estamos em 2016, é naturalmente impossível consultar os extratos de pagamento de 2022 uma vez que eles ainda não foram realizados. Porém, o procedimento será o mesmo.

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Casa Verde e Amarela Sp: Inscrições, Simulador e Regras

O Casa Verde e Amarela Sp 2022 é um programa habitacional que financia imóveis populares a pessoas de baixa renda. Para participar, é necessário que a renda familiar não ultrapasse o valor de R$ 1.800,00 nem que possua moradia ou tenha recebido algum benefício relacionado à habitação. O Casa Verde e Amarela Sp 2022 está com as inscrições abertas. Saiba mais neste artigo!

Sobre o Programa Casa Verde e Amarela Sp

Criado em 2009, o programa de habitação popular já entregou mais de 4 milhões de imóveis às famílias de baixa renda. A partir de 2013, foi a vez de Sp receber o Programa e ajudar a população mais carente a ter sua casa própria.

Por meio da Lei Municipal 9014/2013, a Prefeitura belenense deixou de receber impostos, como o ITBI (Transmissão de Bens e Imóveis) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) como forma de incentivar às construtoras a investir no local.

Dessa forma, surgiu o Programa Casa Verde e Amarela Sp, que ganhou o nome de Viver Sp – Casa Verde e Amarela.

O projeto recebe parceria da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, e garante habitação no valor de até R$ 62.000,00 por unidade.

Regras para participar do Viver SP 2022

Com o intuito de prover uma vida digna à população carente, o Governo Federal criou regras para quem deseja participar do Viver SP. Tais regras evitam que famílias com renda maior que o estipulado pelo Programa ocupem as vagas de quem não tem casa própria.

Para participar do Casa Verde e Amarela SP 2022, é preciso seguir esses critérios abaixo:

  • Famílias com renda mensal de até R$ 1.800,00;
  • Pessoas sem casa própria;
  • Pessoas que não recebam algum benefício de natureza habitacional;
  • Residentes em área de risco ou insalubres ou que estejam desabrigadas, desde que comprovado por declaração;
  • Famílias onde mulheres são responsáveis pela unidade, desde que comprovado por autodeclaração;
  • Pessoas com deficiência na família, comprovada com atestado médico.

Critérios adicionais:

  • Famílias que habitam ou trabalham perto do centro do empreendimento (no máximo, 5 KM de distância);
  • Candidatos que comprovam residência no município a no mínimo 3(três) anos;
  • Famílias que comprovam por meio de autodeclaração sua coabitação involuntária.

Se você se enquadra em uma dessas regras do Viver Sp, então está na hora de se inscrever no Programa Casa Verde e Amarela.

Inscrição Casa Verde e Amarela Sp 2022

Os futuros candidatos ao programa do Governo Federal precisam estar com seus documentos a postos para fazer sua inscrição. Documentos, como CPF, RG, Título de Eleitor, NIS, são básicos, além dos documentos do cônjuge.

Veja como é fácil se inscrever no Casa Verde e Amarela Sp 2022:

  • Acesse o site do Viver Sp – MCMV aqui;
  • Você terá acesso à lista de documentos necessários para sua inscrição;
  • No topo dessa lista, clique em “clique aqui”;
  • Na próxima página, selecione a caixinha “Cadastrar”;
  • Preencha os campos com os dados do titular;
  • Em cada aba, clique para informar dados em: cônjuge, endereço, moradia atual, composição familiar (número de pessoas no imóvel), profissão;
  • Na aba “Recibo”, o candidato clica em “Sim, Eu declaro!”, afirmando que todos os dados prestados são verdadeiros.

A inscrição é gratuita e os candidatos serão analisados de acordo com os critérios do projeto podendo, assim, serem contemplados no Viver Sp – MCMV, apontados no cadastro.

Simulador do Viver Sp – Casa Verde e Amarela

Se você quer saber o valor para tornar seu sonho da casa própria uma realidade, basta simular o financiamento do Viver Sp – Casa Verde e Amarela na Caixa Econômica Federal. Saiba como fazer:

Portal Oficial da Caixa Econômica Federal

  • Escolha se o seu financiamento é residencial ou comercial;
  • Informe a categoria a qual ela se encaixa;
  • Preencha o valor do imóvel a ser financiado;
  • Informe a localização do imóvel;
  • Clique em “Próxima Etapa”;
  • Preencha seus dados, incluindo a renda bruta familiar;
  • Siga as etapas finais, e finalize a simulação.

A página seguinte mostra o valor que deverá ser investido para financiar sua casa própria.

O que é o Cheque Moradia do Viver Sp?

Além do programa habitacional MCMV, a Prefeitura belenense trouxe o Cheque Moradia do Viver Sp. O objetivo do Cheque Moradia é ajudar os moradores a fazer melhorias em suas residências ou até mesmo comprar um imóvel.

Para ter direito ao benefício, no entanto, o candidato precisar seguir critérios semelhantes ao da Casa Verde e Amarela Sp, como:

  • Comprovar renda bruta de até três salários mínimos;
  • Ter residência na mesma cidade onde tem o programa; e
  • Comprovar que o imóvel necessita de reforma.

Dessa forma, há muito mais chance de os candidatos serem contemplados no Cheque Moradia, que é, na verdade, um depósito em conta.

Em suma, o Cheque Moradia é um benefício a parte do Casa Verde e Amarela Sp 2022, ou seja, mesmo que você tenha casa própria, mas está dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo, pode solicitar seu cheque.

Como se trata de um projeto do Governo Federal, pode ser que haja novidades sobre o assunto ao longo do tempo. Portanto, fique atento às possíveis atualizações neste artigo.

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7 coisas que você deve levar em conta antes de comprar uma moto

A compra de um veículo deve ser bem pensada e planejada. Um carro ou uma moto possuem gastos diários, principalmente se são usados todos os dias, para o trabalho por exemplo. Por isso, antes de adquirir uma moto é preciso analisar vários aspectos, sobre impostos, taxas e consumo do veículo.

Taxas e impostos de uma moto

Todos os veículos geram taxas e impostos, previstos em lei estadual e federal. Para circular legalmente com a moto é necessário realizar o pagamento desses tributos na data correta. A inadimplência nesses casos gera juros sobre o valor original, e multa sobre o veículo e seu proprietário.

Um imposto muito comum é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aplicado em todos os estados do Brasil.

Em cada região a logística de cobrança é diferente. O IPVA 2019 SP, por exemplo, permite o pagamento de janeiro a março. Após esse período o valor original é modificado.

O valor do IPVA SP varia conforme o valor venal do veículo e a alíquota aplicada sobre ele. Em Minas Gerais a alíquota tem peso de 2% para motocicletas.

Como escolher uma moto

Antes de escolher uma moto é preciso considerar qual será a finalidade do uso da máquina. Muitas pessoas costumam adquirir uma motocicleta para trabalho, devido ao baixo consumo de combustível.

Nesse sentido, fazer uma pesquisa na internet sobre consumo, potência, motor, ficha técnica e itens de série, auxiliam no momento da compra do veículo.

Conversar com pessoas que já compraram o mesmo modelo do seu interesse, também é uma forma de saber sobre o funcionamento da moto. Principalmente porque ninguém melhor que o consumidor real para falar sobre o produto.

Além deste imposto, os proprietários precisam realizar o pagamento do Seguro DPVAT e Licenciamento SP. Tributos obrigatórios, e que possuem valor único para todos os veículos da categoria.

Depois disso, considere qual o possível valor de impostos e tributos sobre o veículo. Valor de manutenção anual, e gastos diários.

Acesse o site https://ipvasp.com.br/ e veja todo o funcionamento do IPVA no estado de Minas Gerais.

Motos mais vendidas no mercado

Se está em dúvida sobre qual moto escolher, pode analisar aquelas que são mais compradas e considerar se esta é uma boa opção.

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Confira como funciona o ENCCEJA aplicado anualmente aos brasileiros

Todos os cidadãos, jovens ou adultos, que não tiveram a oportunidade de terminar seus estudos na idade correspondente, poderão fazer o exame do ENCCEJA. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) poderá ser feito por estrangeiros ou brasileiros.

Por diversos motivos, alguns cidadãos não conseguem concluir os estudos em idade própria correspondente. Isso já não é mais um empecilho para não conseguirem seus certificados de conclusão, pois o Governo Federal criou o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Esse exame serve para a emissão do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Cidadãos que moram em outros países poderão fazer o ENCCEJA e adquirir as certificações dos dois ensinos, tanto médio quanto fundamental. Já os brasileiros só poderão adquirir a certificação do Ensino Fundamental, pois a do Ensino Médio é adquirida através dos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quais Documentos São Emitidos Com o Exame do ENCCEJA?

Sem dúvidas, realizar o exame do ENCCEJA é muito importante para os alunos que não tiveram a oportunidade de estudar e se formar no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Com os resultados desse exame, é possível emitir 2 tipos de documentos. São eles:

  • Certificado: Este tipo de documento possibilita o reconhecimento do cumprimento de todas as disciplinas do Ensino Fundamental realizadas pelo educando;
  • Declaração de Proficiência: Esta declaração confirma que o educando cumpriu uma ou mais disciplinas oferecidas e avaliadas pelo ENCCEJA.

Como Serão as Provas do ENCCEJA?

As provas do ENCCEJA são sempre estabelecidas através das informações presentes no currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os PCNS ou Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os órgãos responsáveis pela emissão desses certificados são as Secretarias Estaduais de Educação que tem acordo firmado com a página do participante INEP.

As provas são estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Educação Física;
  • Artes;
  • Redação;
  • Geografia;
  • História;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Quem Pode Fazer o ENCCEJA?

Este exame pode ser realizado por todo cidadão brasileiro, residente no país ou não, que não teve condições de estudar e se formar no período regular. Poderão fazer essa prova, inclusive, os cidadãos privados de liberdade.

Para fazer esse exame, porém, é necessário cumprir a exigência da idade mínima que deverá ser de:

  • Nível Fundamental: 15 anos completos
  • Nível Médio: 18 anos completos

Como Conferir os Resultados do ENCCEJA?

Para conferir o resultado do exame do ENCCEJA, tanto os residentes do Brasil ou do exterior deverão acessar o site oficial do exame.

Digite o seu CPF e senha na tela que abrir e confira os resultados.

Como Fazer a Inscrição no ENCCEJA?

A inscrição no ENCCEJA poderá ser feita em 2 passos simples. Acompanhe:

Passo 1

Você deverá acessar a página do participante ENCCEJA (lembrando que no momento as inscrições não estão abertas ainda).

Depois, clique na opção “Inscrições”.

Passo 2

Preencha as informações que forem solicitadas e finalize a sua inscrição.

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Veja como acessar os serviços da CEMIG pela internet

Muitos possuem dúvidas quando precisam solicitar a sua CEMIG Segunda Via. No entanto, apesar da preocupação gerada em muitos por este motivo, esse não é um grande problema e, sim, podemos superá-lo com tranquilidade.

Pensando nisso, fizemos um passo a passo para esclarecer todas as suas dúvidas. Acompanhe agora como retirar a sua 2 via CEMIG sem grandes complicações.

A CEMIG

Antes de iniciarmos o processo de aprender como conseguir a CEMIG segunda via conta de luz, precisamos saber que a CEMIG (Companhia Energética de Pernambuco) conta com cerca de 2,9 milhões de clientes no Estado e consegue atender 184 municípios ao oferecer um trabalho digno e de qualidade para o seu grande número de clientes.

Hoje em dia, a empresa possui como foco as tecnológicas de última geração para o fornecimento da energia elétrica no Estado e, assim, proporcionando a qualidade que os seus clientes tanto precisam.

Pensando nisso, a CEMIG desenvolveu mecanismos práticos e rápidos para aqueles que precisam emitir a CEMIG Segunda Via de contas de uma determinada conta. Portanto, veja a seguir de que maneira podemos solicitar esse tipo de serviço sem obter grandes problemas para a nossa vida.

CEMIG Segunda Via – Passo a Passo

Antes de qualquer processo, a primeira coisa que temos que fazer para retirar a CEMIG 2ª Via é ter em mãos a conta de luz para retirarmos dele o número do contrato, que está localizado na parte superior do lado direito do boleto.

Depois desse passo inicial é preciso entrar agora no link da CEMIG serviços. Ao acessar esta página, clique agora no botão azul que se encontra na lateral da página da CEMIG com o nome “2 vias de conta” e daí precisará autentificar a conta do contrato para ter a sua segunda via CEMIG.

Outro meio para obter CEMIG Segunda Via

Além dessa maneira citada acima, também podemos localizar o ícone autentificar conta do contrato de outra fórmula. Para isso, você precisa encontrá-la ao rolar a página para baixo até localizar o ícone 2ª via de conta de luz, que representará o mesmo processo que citamos anteriormente.

Etapa final para tirar CEMIG Segunda Via

Após clicar em autentificar conta do contrato, será aberto em seu computador um formulário. Nesta nova página que acabou de ser aberta, digite o número da conta contrato e os caracteres de segurança, utilizado diversas vezes em diversos outros sites com os quais você já está habituado.

Depois disso, basta clicar em autentificar para finalizar o processo. Imprima a sua CEMIG segunda via do boleto emitido pela internet e pague o valor correspondente em qualquer agência bancária ou em qualquer lotérica mais próxima da sua casa.

Viu como é simples emitir a segunda via da RGE fornecida pela CEMIG. Basta seguir os passos citados acima, que sem grandes problemas, você poderá resgatar aquela conta que precisa ser paga, mas que por algum motivo você não conseguiu.

Portanto, siga esses passos citados, e tenha total facilidade de obter a CEMIG Segunda Via. O procedimento para isso é simples e rápido, mas para fazê-lo é necessário prestar atenção nos passos colocados anteriormente nesta matéria.