River Shopping inaugura Estação de Tratamento de Esgotos

Ete (1)

Nesta quinta-feira (18), o River Shopping, em Petrolina, inaugura sua Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), o projeto é pioneiro em toda a região do Vale do São Francisco. 100% do esgoto lançado pelo Shopping (leia-se lojas, banheiros, praça de alimentação e outras localidades do mall) será tratado, eliminando o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente. Toda água utilizada no shopping, passa por tratamento onde são tratados cerca de 133,44m³ de esgoto por dia.

O volume total tratado, será reutilizado no próprio empreendimento nas descargas sanitárias e irrigação dos jardins, gerando uma redução de custos e significativa economia de água. O excedente desta água, após o tratamento, retorna às águas do rio São Francisco.

“O tratamento de esgoto é uma medida urgente e necessária, visto a preocupação ambiental, o Rio São Francisco está com o nível muito baixo, cerca de 16% da sua capacidade”, ressalta o Superintendente do River Shopping, Welton Carvalho. A estimativa anual de reaproveitamento é de 48.038m³/ano. O maior impacto dessas ações é a redução do consumo de água tratada, visto que passamos a consumir menos água do fornecimento público. Além, de tratar todo esgoto gerado pelo shopping. Welton destaca que a motivação para o projeto é ambiental e também econômica.

Ete (2)“Na maioria das vezes desejamos fazer ações sustentáveis apropriadas, mas não conseguimos viabilizar financeiramente. Com o apoio e investimento dos empreendedores conseguimos atender as duas coisas”, conta. O superintendente do centro de compras já adianta novas ações que estão previstas como a reutilização dos resíduos produzidos no processo de tratamento da água, rico em nutrientes, serão aproveitados na manutenção de hortas com produtos orgânicos. E para projetos futuros, o River Shopping  pretende buscar pelo Selo Verde – Certificado para as empresas comprometidas com a questão ambiental.

O diretor da Mais Valor, administradora do shopping,  Vandeir Boch, afirma que o empreendimento entende que um projeto de gestão de recursos hídricos é uma ferramenta vital para dar segurança ao abastecimento de água do complexo, minimizar os impactos ambientais e também reduzir custos operacionais.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *