Santa Maria da Boa Vista

I Festival de Artesanato e Cultura é realizado em Santa Maria da Boa Vista

Os artistas sertanejos ganharam mais um espaço no calendário regional para expor suas criações. De 08 a 09 de julho, Santa Maria da Boa Vista vai sediar o I Festival de Artesanato e Cultura.

Vinte artesãos irão expor e comercializar suas peças durante os dois dias, das 8h às 22h, na Praça Xisto Graciliano. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae em Pernambuco, por meio da Unidade do Sertão do São Francisco, e conta com o apoio de onze empresas.

Serviço

I Festival de Artesanato e Cultura

08 a 09 de julho, das 8h às 22h

Praça Xisto Graciliano

TAG aponta falhas nas escolas municipais de Santa Maria da Boa Vista

Tribunal-de-Contas (SIte do TCE_PE)

Com o objetivo de corrigir irregularidades nas instalações físicas e na infraestrutura das unidades de ensino de Santa Maria da Boa Vista, o conselheiro João Campos e a prefeita do município, Eliane Rodrigues, assinaram um Termo de Ajuste de Gestão (TAG), que foi homologado pela Primeira Câmara do TCE na última terça-feira (01). As irregularidades foram apontadas por meio de auditoria feita pelo Tribunal.

Pelo que ficou acordado no TAG, a prefeitura terá um prazo de seis meses para corrigir problemas nas instalações elétricas, restaurar pinturas de paredes, tetos, muros e esquadrias, substituir portas e ferragens em mau estado, corrigir estruturas das cobertas e telhados, além de implantar e adequar despensas para guardar alimentos em todas as unidades avaliadas pela auditoria.

Decorridos 9 meses da assinatura do TAG, deverão ser adotadas medidas para sanar eventuais deficiências no abastecimento e observar os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água nas escolas.

Ao final de um ano, a prefeitura deverá adequar cozinhas, despensas, banheiros, instalações sanitárias, adaptar os edifícios para pessoas com necessidades especiais, implantar computadores com acesso à internet, refeitórios, salas de professores, bibliotecas e áreas para prática de esportes, recreação e lazer. O gestor está sujeito à pagamento de multa, caso não cumpra as obrigações especificadas pelo Termo de Ajuste de Gestão.

TAG – é um instrumento de controle que objetiva assinalar prazo para que as falhas, identificadas em atos e procedimentos de gestão de órgãos ou entidades jurisdicionadas do TCE-PE, sejam solucionadas.  A celebração do termo é norteada pelos princípios da consensualidade, voluntariedade e boa-fé.

[T] e [F] Site do TCE-PE

Parceria vai garantir produção agrícola em Santa Maria da Boa Vista

Assentamento-Safra-Gregório Ramos

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, conseguiu intermediar uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, e o Governo do Estado, para realizar uma obra no Assentamento Safra Gregório Ramos, localizado no município.

A prefeitura disponibilizará máquinas para realizar o alargamento e aprofundamento do canal que garante o bombeamento de água para a produção agrícola do assentamento; já o governador Paulo Câmara, através da Compesa, irá liberar as manilhas para que a obra seja executada.

O deputado participou, sábado (15), das comemorações pelo 20º. aniversário das atividades do assentamento irrigado no Vale do São Francisco. “Tivemos uma reunião com a prefeita Eliane Costa para resolver a demanda dos agricultores. Essa parceria é fundamental já que, com a crise hídrica, a produção das famílias poderia ser prejudicada Os produtos cultivados no Assentamento Gregório Ramos dinamizam a economia da região e permitem o sustento de centenas de famílias”, comentou o deputado Lucas Ramos. No total, 220 famílias trabalham no Assentamento, numa área de 440 hectares irrigados.

Em sua visita ao local, o deputado Lucas Ramos foi acompanhado pelo secretário executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio da Silva, e pelo coordenador nacional do MST, Jaime Amorim.

Projeto de irrigação em Santa Maria sofre as consequências da crise hídrica

Assentamento-Gregório-Ramos

O projeto de irrigação do Assentamento Safra Gregório Ramos, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, inaugurado em 2013 pelo então governador Eduardo Campos, está operando em estado crítico por conta da crise hídrica. O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Lucas Ramos (PSB), esteve no local nesta quinta-feira (25) se inteirando da situação.

“A estação de bombeamento está prejudicada em função do baixo nível em que se encontra o Rio São Francisco. Vamos dar conhecimento do que está acontecendo no assentamento ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e ao governador Paulo Câmara, para estudarmos alternativas para resolver o problema, que se agrava a cada dia”, pontuou o deputado.

De acordo com o parlamentar, a crise hídrica está acarretando o comprometimento do sistema de captação de água, que abastece 450 hectares irrigados – plantações de goiaba, manga, banana e uva. “Medidas urgentes devem ser tomadas, como o alargamento do canal de aproximação e extensão da rede de captação de água”, complementou. “É uma importante fonte de renda para a região. Estamos falando da manutenção de muitas famílias, produtores e produtoras do projeto de assentamento, que tiram o sustento daqui”, finalizou o deputado.

Santa Maria da Boa Vista terá monitoramento por câmeras

Major-LenildoEm entrevista ao programa Nossa Voz, da Rádio Boa Vista, o comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Lenildo informou que serão instaladas no centro de Santa Maria da Boa Vista, área da Orla Fluvial, cadeia pública e outros pontos estratégicos da cidade, câmeras de  monitoramento. A informação foi dada na quarta-feira (16).

Segundo o Major Lenildo, a iniciativa é da Secretaria de Defesa Social e deverá contar com parceria da prefeitura, comércio local, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e outras entidades para  manter esse serviço essencial à segurança da população. “Com certeza Santa Maria da Boa Vista vai ter uma segurança nunca vista antes”, afirmou o Major.

Outra novidade anunciada pelo Major Lenildo foi a construção de uma sala especial para o centro de operações da 7ª CIPM, que servirá para receber as denúncias e chamados da população, com informatização de  todo o  sistema para facilitar as abordagens e informações aos policiais em ações externas, dando mais agilidade às ocorrências.

Um sistema será usado para identificar e gravar as ligações telefônicas também será implantado na mesma sala, que  será totalmente aparelhada. “A inauguração oficial da central de operações não foi feita ainda, mas deverá ser feita nos próximos dias e é digna de comemoração” destacou o comandante.

Major Lenildo ainda  avaliou as  ações nos seis primeiros meses do ano 2014 .“Em maio e junho nós só tivemos um registro de homicídio e reduziu bastante o crime contra o patrimônio. No mês de maio nós fomos eleitos  aqui a melhor unidade do Estado na repressão ao crack e fomos também em Maio a melhor unidade do Estado na questão da Malhas da Lei, que é uma equipe que faz apreensão de pessoas foragidas da justiça, inclusive de pontos debelados nós somos o primeiro lugar no Estado”, avaliou.

Tribunal de Contas opina pela rejeição de contas de Santa Maria

jetroA Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio nesta terça-feira (20) recomendando à Câmara Municipal a rejeição das contas da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (Processo TC N. 1380333-5). O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto.

No processo de Santa Maria, cujo interessado é o ex-prefeito Jetro do Nascimento Gomes, as contas foram rejeitadas pelos seguintes motivos: não aplicação de 25% da receita de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino (apenas 23,8%), não aplicação de 15% da receita de impostos nas ações de saúde (apenas 6,34%), comprometimento de 59,45% da receita corrente líquida com a folha de pessoal quando o máximo permitido é 54%, não recolhimento ao Regime Geral e Próprio de Previdência do montante de R$ 2.793.851,54 e envio da prestação de contas fora do prazo e com documentação incompleta.

Os votos foram aprovados pela unanimidade dos membros da Câmara.

MPF quer garantir saúde e educação em comunidade quilombola

SANTA-MARIA-DA-BOA-VISTA

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro expediu duas recomendações para garantir à comunidade remanescente do Quilombo do Serrote, no município pernambucano de Santa Maria da Boa Vista, atendimento por agente de saúde e participação da comunidade na decisão sobre encerramento de turmas do ensino médio na localidade. A responsável é a procuradora da República Ana Fabíola de Azevedo Ferreira.

De acordo com apurações do MPF, mapeamento realizado pela própria Secretaria de Saúde do município indicou a necessidade de mais um agente comunitário de saúde para atendimento da comunidade. Como não existem candidatos aprovados aguardando nomeação para a vaga, o MPF recomendou à prefeitura a realização, em até 60 dias a contar da notificação, de seleção pública para preenchimento da vaga existente na Unidade de Saúde Paulo Guerra, que já atende a comunidade. O aprovado em primeiro lugar deverá ser nomeado em seguida.

O MPF apurou também que as atividades de ensino fundamental de 5ª a 8ª séries na Escola Araújo Jorge, que fica no remanescente do Quilombo do Serrote, foram encerradas. Os alunos foram transferidos para escola situada em outra comunidade quilombola, sem consulta prévia à comunidade.

Na recomendação, a procuradora da República determinou à prefeitura que seja anulado o encerramento das turmas de 5ª a 8ª séries e que seja realizada consulta à comunidade sobre a possibilidade de encerramento definitivo dessas turmas, bem como da transferência dos estudantes para escola de outra comunidade. A prefeitura terá de levar em consideração o resultado da consulta antes de tomar a decisão final. Caso as recomendações não sejam atendidas, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis. As informações são da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em Pernambuco.

[F] Divulgação

Suspeito de abusar da própria filha por mais de seis anos é preso em Santa Maria

FernandoApós receber a denúncia que uma adolescente de 14 anos vinha sendo abusada pelo próprio pai, policiais civis de Santa Maria da Boa Vista, prenderam na segunda-feira (10), Fernando Roque de Brito, na Agrovila -2 do Projeto de Irrigação Caraíbas, zona rural do município.

Segundo informações assessoria de comunicação da Diretoria Integrada do Interior 2, de acordo com as investigações, a adolscente que foi levada à delegacia acompanhada de sua genitora e de Conselheiros Tutelares do município, relatou que era constantemente ameaçada de morte e que vinha sendo abusada sexualmente desde os sete anos de idade. Ainda segundo ela, o último abuso sofrido ocorreu no mês de novembro e desde então o seu genitor, Fernando Roque, fazia as ameaças para tentar esconder o crime.

Os policiais diligenciaram e prenderam o suspeito em sua residência por ameaça praticada contra a filha nos termos da lei Maria da Penha e após esclarecimentos na delegacia, Fernando Roque de Brito foi recolhido a Cadeia Pública do município. Já a adolescente foi encaminhada ao Instituto Médico Legal em Petrolina, onde ficaram constatados os abusos sexuais sofridos pela vítima.

Mulheres marcham por terra, crédito, água e cidadania

CAMINHA-SINDICATO--(51)

Trabalhadoras rurais saíram às ruas de Petrolina na manhã de hoje (07) para celebrar antecipadamente o Dia Internacional da Mulher (08) cobrando mais respeito e melhorias para a vida da mulher do campo.

A 1ª Marcha das Mulheres do Vale do São Francisco reuniu representantes de seis sindicatos de trabalhadores rurais ligados a Fetape (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó), para cobrar terra, crédito, água e cidadania.

A concentração aconteceu na Praça do Galo, no Centro de Petrolina, de onde as mulheres seguiram pela Avenida Souza Filho, e depois levaram suas reivindicações a Codevasf e ao Incra.

Leia a matéria completa na edição do Jornal Gazzeta.

[T] Fabiano Barros [F] Williano Silva

Paixão de Cristo às margens do São Francisco

paixao-cristo-santa-maria

Tendo o Rio São Francisco como cenário natural, a encenação da história da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo ganha ares de uma representação fidedigna da “maior história de todos os tempos” na montagem realizada em Santa Maria da Boa Vista, pelo Grupo de Jovens Maria Auxiliadora, da Pastoral da Juventude do Meio Popular. O espetáculo será apresentado no dia 18 de abril, Sexta-Feira da Paixão.

paixao-cristo-santa-maria2A encenação da Paixão de Cristo surgiu como uma resposta aos jovens de Santa Maria da Boa Vista que ansiavam por mais espaços para a cultura, explica o diretor geral do espetáculo, Alfredo José da Cruz Neto. “Se hoje já não existe espaços de cultura para a juventude, imagine há 20 anos. Então, em 1991, esse grupo resolveu encenar a vida de Cristo”, diz.

A peça sabe aproveitar muito bem as características da arquitetura de Santa Maria e do ambiente ribeirinho, de pedras, grutas e claro, das águas sanfranciscanas. “A cidade propicia o cenário – o Centro Histórico, a Igreja e a relação com o rio”, destaca. O São Francisco dá relevo único ao espetáculo, nas cenas do testemunho de João Batista e da escolha dos Apóstolos, na presença de pescadores que se juntam aos figurantes. Por esse motivo o espetáculo sacro é chamado de “Paixão de Cristo do São Francisco”.

[T] Jean Carlos [F] Divulgação

Confira a matéria completa na edição impressa do Gazzeta