Sertão Central

Upae de Salgueiro abre seleção para cadastro de reserva em dez áreas

UPAE-Salgueiro

A Upae Salgueiro está com novo Processo Seletivo aberto até o da 17 deste mês, para cadastro de reserva para  cargos em dez áreas de saúde. Os interessados devem concorrer para seguintes áreas: Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Farmacêutico, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social além de Maqueiro,  auxiliar de Recepção e Portaria (sexo masculino). A  seleção também inclui o cargo de Terapeuta Ocupacional para contratação imediata.

Para participar do processo, o interessado deve acessar o site www.imip.org.br e clicar no link Trabalhe Conosco. Em seguida,  cadastrar-se na Base de Currículos do IMIP indicando cargo e unidade para o qual está se candidatando.

Em seguida, deve-se aguardar o contato da Equipe de Seleção e Treinamento que será realizado através do número de telefone informado no cadastro, onde serão informados o dia, horário e local para realização de prova escrita.

Caso o profissional já tenha realizado  cadastro anteriormente para algum dos cargos acima,  não há necessidade de se fazer novo cadastro. A orientação é manter apenas seus dados cadastrais atualizados e aguardar o contato da Equipe de Seleção e Treinamento.

Salgueiro: Secretaria de Saúde convida mulheres para exames de mamografia

Dr-Edilton-Carvalho

A Secretaria de Saúde do município de Salgueiro está orientando mulheres entre 50 e 69 anos de idade, da cidade e da Zona Rural, para procurarem os postos de saúde a fim de realizarem exames preventivos contra câncer de mama.

Cerca de 200 mamografias, para pacientes com essa faixa etária, estão disponibilizadas ao público pela Secretaria de Saúde, que também vem orientando as mulheres para a necessidade desse procedimento.

O secretário de saúde do município de Salgueiro, Edilton Carvalho, disse que a população feminina precisa se conscientizar para a importância de uma mamografia. “Já cheguei a ser procurado por uma pessoa solicitando medicamento para curar um nódulo no seio, quando o correto é procurar um médico para fazer a mamografia e evitar maiores problemas”, exemplificou.

Ele avisou que, nesse período de comemoração à Semana da Mulher, a secretaria está realizando exames preventivos, mas são procedimentos que podem ser feitos em qualquer dia normal. “Temos 200 mamografias disponíveis no sistema, e o nosso receio é que essa cota venha diminuir caso não haja procura suficiente”, alertou, acrescentando que o município está reiterando o seu compromisso para detecção precoce da doença. Interessadas podem procurar qualquer posto de saúde do município, diretamente com o médico ou enfermeiro.

O câncer de mama é considerado a segunda doença causadora de mortes no Brasil, levando a óbito cerca de 12 mil mulheres por ano. A Organização Mundial de Saúde recomenda o exame de rastreamento bilateral de 2 em 2 anos, notadamente para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

“Por razões como essas, o município de Salgueiro vem se disponibilizando para dar maior atenção à saúde da mulher, priorizando os exames dentro dessa faixa etária”, disse o secretário.

Carnaval de Salgueiro terá cinco dias de festa

2-Orquestra-Maestro-Paixao

O município de Salgueiro espera atrair um grande público para acompanhar as atrações que se apresentarão no Carnaval em 2017. De 24 a 28 de fevereiro (entre a sexta e terça-feira), mais de 20 atrações artísticas, com trios elétricos, estarão animando a cidade por suas ruas principais e distritos, levando bandas e orquestras de frevo várias partes do país e artistas também locais.

A partir da sexta-feira (24), a “noite das virgens” será animada com Gabriel Diniz (trio) e participação de Jairoca de Troia, antecedidos pelo Concurso das Virgens a partir das 19 horas. No sábado será a vez das bandas Swinga Brasil, Barca Maluka, Tarcísio Black e a banda Simplicidade, encerrando na madrugada com animação do artista Tyrone.

Geraldo Azevedo e Geraldinho Lins serão as principais atrações da noite do domingo (26). As festividades começarão a partir das 17 horas com a Bicharada do Mestre Jaime, Frevo Bronzeado, Trio Peixinho, Banda Marana e Jairoca. O distrito de Umãs, no mesmo domingo, receberá como atrações a banda D Tribus e Marcílio Kinó, a partir das 19 horas.

Na segunda-feira, as atrações ficarão por conta da Banda D Tribus, Alan Cleber, Maestro Forró, Trio Peixinho com a Banda Marana e Carla Visi no final da noite. Tem programação também nos polos de Umãs e distrito de Conceição das Crioulas. Em Umãs, a festa será animada pelo Frevo Bronzeado e Banda Exótico. No Polo Conceição, Swinga Brasil e Tarcísio Black.

Já na terça-feira, o encerramento do carnaval será feito por Gilmelândia (Trio), Taciano Santos e Maiara e Maraísa. As festividades desse dia terão início às 17 horas com o Maracatu Leão Dourado, a Bicharada do Mestre Jaime, Trio Peixinho e Banda Marana e Banda Exótico. Umãs terá encerramento com Jairoca de Troia e Orquestra Cultura Pernambucana.

A expectativa da Prefeitura Municipal de Salgueiro é que o município tenha um de seus melhores carnavais de todos os tempos, em virtude da estrutura que vem sendo montada e uma programação voltada para todas as tendências de público.

A edição 2017 está sendo organizada com foco na tradição e o atrativo turístico, e a programação conta com a parceria do Governo do Estado através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O ex-prefeito de Salgueiro Cornelito Muniz, também empresário e folião, será o grande homenageado deste ano.

Salgueiro e Serrita firmam parceria para fortalecer tradições culturais

Salgueiro-e-Serrita-firmam-parceria-(1)

Os prefeitos dos municípios de Salgueiro e Serrita, Clebel Cordeiro e Herivaldo de Oliveira, respectivamente, estiveram reunidos  na última sexta-feira (27), com o objetivo de estabelecer uma parceria em torno das potencialidades culturais e sua estruturação para o turismo regional.

O encontro aconteceu na cidade de Serrita, quando o prefeito Clebel Cordeiro esteve visitando o Museu do Couro acompanhado dos seus secretários Gildemberg Dias (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Rafaela Alencar (Desenvolvimento Social). Quem também esteve na visita foi a primeira dama de Salgueiro, Gilvonete Vidal, e o ativista cultural Cristiano Concerva, que deverá assumir a Secretaria de Cultura brevemente.

Eles foram recebidos pelo prefeito Herivaldo e pela diretora-presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, além de outras autoridades de Serrita, como o empresário e ex-prefeito Carlos Cecílio. Herivaldo destacou a importância de estabelecer um intercâmbio cultural entre os municípios como forma de se estender para toda a região do Sertão Central.

Salgueiro-e-Serrita-firmam-parceria-(2)Divulgando valores – “Ficamos felizes em receber o prefeito Clebel, acompanhado de sua equipe estratégica em cultura e desenvolvimento, porque temos um potencial muito grande nos dois municípios que precisa de forças”, disse Herivaldo. “Queremos oxigenar, compartilhar com o vizinho município de Salgueiro essas forças existentes em cada ponta, para que a gente possa transformar nossa cultura em arte, educação e desenvolvimento social, tanto para os jovens como para a população como um todo”.

Helena Câncio, que responde pela Fundação Padre João Câncio, é uma entusiasta da parceria para fortalecer o trabalho dos artesãos do couro e divulgar valores como a música local e o aboio: “Esses valores estão presentes em Serrita e Salgueiro, além de outros municípios da região como herança dos nossos antepassados”, observou.

Ela adiantou algumas das ações que poderão acontecer como consequência da parceria, como o incentivo aos artesões que trabalham com a manufatura do couro, a gastronomia e também os eventos tradicionais. “Estamos muito felizes com a sensibilidade que o prefeito de Salgueiro demonstra para o fortalecimento dos nossos valores”, disse. “Sozinho, ninguém vai a lugar nenhum. Quando se forma parcerias, as ações se fortalecem e tendem a acontecer”.

Desenvolvimento regional – O prefeito Clebel, além de destacar a importância para o incentivo às produções locais, foi ainda mais longe ao prever os resultados econômicos que poderão surgir dessa união. “Pensamos na cultura como desenvolvimento”, disse ele. “Temos talentos que precisam de apoio e temos estrutura hoteleira e urbana que podem se agregar em grandes movimentos. É isso que vai nos dar maior representatividade. Eu penso em Salgueiro como desenvolvimento regional, contemplando os vizinhos e também recebendo deles o melhor de suas tradições”.

Ele finalizou lembrando que Serrita já é conhecida pela Missa do Vaqueiro e que Salgueiro está inserido nas mesmas caraterísticas, inclusive com força no futebol e esportes em geral. “Juntando essas forças nós vamos buscar empregos e trazer desenvolvimento. É hora de união. Os municípios precisam dar as mãos para crescerem juntos”, finalizou.

Salgueiro: Clebel busca parcerias e tem audiência com comandante do BPM

prefeito-clebel-busca-parcerias-02

Buscando estabelecer parcerias entre poderes, órgãos públicos e representantes da iniciativa privada, o prefeito do município de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, vem agendando uma série de visitas com diversos gestores para desenvolver ações de interesse da sociedade salgueirense.

Na manhã de sexta-feira (06), o chefe do executivo municipal se reuniu com o comandante do 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar), tenente-coronel Isaac Pereira Guerra. O objetivo do encontro foi o de discutir a segurança no município de Salgueiro e a realização de futuros projetos sociais.

O prefeito Clebel levou algumas reivindicações de reforço policial em áreas mais afetadas por ações criminais e vandalismo no município. Outros temas tratados foram a criação da Guarda Mirim, com escola de formação para futuros agentes de segurança, e também a Guarda Municipal, cuja criação já está prevista na Lei Orgânica do Município.

O prefeito saiu do encontro afirmando que se trata de uma parceria muito importante para algumas das ações previstas no seu plano de governo. “A Segurança é um dos compromissos que queremos cumprir e atuar com importantes projetos”, disse Clebel. “Na verdade, a PM já desenvolve um bom trabalho no nosso município, mas nós fomos oferecer parceria para somar, ouvindo as condições e necessidades do Batalhão”.

Outro ponto importante, discutido entre as duas autoridades, foram os eventos que acontecem ao longo do ano. O comandante disse que, historicamente, muitas vezes a polícia é a última a ser avisada, o que acaba comprometendo o planejamento de trabalho. Clebel se comprometeu a apresentar um calendário de eventos com bastante antecedência para a polícia, a fim de contar com a corporação militar de forma estruturada e com tempo de preparação.

Estudantes de Salgueiro recebem troféus da I Mostra Municipal de Educação, Cultura e Trânsito

mostra-salgueiro

A Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos/Diretoria de Trânsito e Transporte – DTTrans, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e Esportes, realizou a premiação da I Mostra Municipal de Educação, Cultura e Trânsito, terça-feira (29), no Centro Vocacional Tecnológico – CVT confecções.

Com o desenvolvimento de ações educativas voltadas para o comportamento seguro no trânsito e, especialmente, para a reflexão sobre a alta taxa de acidentes envolvendo motocicletas, foram produzidos, nas unidades públicas de ensino do município, desenhos, cantigas de roda, jogos e brincadeiras, tirinhas, frases de efeito, contos, crônicas, cartões postais e intervenções urbanas, com o reconhecimento dos melhores trabalhos.

“Embora o tema ‘trânsito’ não tenha sido instituído como tema transversal pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, ele pode ser abordado pela escola de forma transversal e interdisciplinar”, explicou a assessora Especial de Educação para o Trânsito, Luiza Carvalho.

mostra-_-salgueiroA Secretária de Serviços Públicos, Gorete Coelho, agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipe da DTTrans para a implementação de um trânsito mais organizado e seguro. “Enviamos os projetos de lei que regulamentam os serviços de transporte coletivo, táxi e mototáxi e o estacionamento rotativo, zona azul, para a Câmara de Vereadores. Infelizmente, não foram aprovados. Espero que sejam na próxima gestão porque não tem como fugir disso. Acreditamos muito nessa parceria com as escolas. A mudança vem daí. Não podemos mais achar que o que está errado é natural e a educação é a única capaz de mudar essa mentalidade”, defendeu.

Foram premiados com troféus, alunos das escolas Paulo Fernando dos Santos, Alberto Soares, Dom Malan, Valdemar Soares de Menezes e Eremsal. As instituições parceiras, também, foram certificadas. Foram trinta apoiadores, entre escolas municipais e estaduais, empresas privadas, APAE, IF Sertão, 18° Ciretran, Corpo de Bombeiros, Nuprev, CRPAM, 5° GB/PE e 8° BPM.

Lançamento da Pedra Fundamental da nova Catedral da Diocese de Salgueiro

tag-cartaz-verticalA Diocese de Salgueiro foi criada por Sua Santidade emérita o Papa Bento XVI através da bula Valde Solicitus, em 16 de junho de 2010 e instalada na solenidade de Nossa Senhora, Maria Mãe de Deus, sob o título de Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, aos 12 dias do mês de outubro do mesmo ano com a posse de seu primeiro bispo, o Frade Menor Capuchinho Dom Magnus Henrique Lopes e conta com uma população de cerca de quinhentas mil pessoas. Sua catedral está situada na cidade de Salgueiro e tem como patrono Santo Antônio, igualmente padroeiro da cidade Sé e da diocese.

Ao longo dos anos, não só a diocese, mas a cidade de Salgueiro cresceu em número de fiéis de tal maneira que a atual Catedral já não consegue mais comportá-los em seu interior. Um antigo costume de celebrar as missas dominicais noturnas do lado de fora da Igreja Mãe tem sido a solução para a falta de espaço e até mesmo a praça está ficando pequena. Tendo em vista a necessidade de um espaço celebrativo amplo e mais acolhedor, nasceu o sonho da construção de uma igreja que atenda a esta realidade.

Após conseguir numa permuta com o governo do estado de Pernambuco a concessão do terreno que outrora abrigava a antiga CAGEP, situado no bairro N. Sra. Aparecida, a Diocese de Salgueiro iniciou o plano de construção de sua nova catedral, que chamar-se-á Catedral de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma homenagem à Mãe Negra do Brasil em cuja solenidade foi instalada a diocese.

Tal sonho está prestes a se tornar realidade.  Na quarta-feira (12), com a presença de Sua Excelência Reverendíssima o Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, embaixador do Papa Francisco no Brasil, será celebrada a Santa Missa de lançamento da pedra fundamental da nova catedral no terreno onde futuramente a mesma será erguida. Os portões do local do evento serão abertos às 15h para que o público possa visitar as barraquinhas de comidas típicas, objetos sagrados, dentre outros itens que estarão à venda.

São esperadas mais de vinte caravanas vindas de toda a diocese e região. O evento contará, ainda, com a realização de um show católico com Pe. Antônio Maria e artistas da terra: Pe. Lourival, Pe. José Barros, Danilo Pernambucano, Herinho Monteiro, Batista Lima e Flávio Leandro. A entrada é franca, todos estão convidados para participar deste momento histórico de fé, alegria e esperança para este povo sertanejo, filho de Santo Antônio e da Mãe Aparecida.

Programação 

12 de outubro

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

09h30 – Encontro com o clero.

17h00 – Show.

19h00 – Missa Solene e Lançamento da pedra fundamental da nova catedral.

Local: Pátio de Eventos da futura Catedral. Rua Getúlio Vargas, s/n, Salgueiro-PE

TJPE promove II Mutirão DPVAT em Araripina nesta segunda (31)

A Comarca de Araripina receberá, a partir da próxima segunda-feita (30), o II Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Processos de outras sete comarcas adjacentes também foram selecionados para o evento.

O mutirão, promovido pela Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Processual e Arbitral de Conflitos, acontece até 1º de junho, das 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). No total, foram selecionados cerca de 260 processos que estão aptos à conciliação para o evento. O juiz coordenador será Demetrius Liberato.

De acordo com a chefe do Núcleo de Tratamento de Conflitos de Interesse Público, Coletivo e Social, Andréa Paula Pontes, o objetivo do evento é dar andamento aos processos pendentes sobre o DPVAT. Além de Arcoverde, o mutirão terá ações nas comarcas de Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Parnamirim, Terra Nova e Trindade, todas localizadas no Sertão do Araripe. “Estamos trabalhando em parceria com a Câmara de Conciliação, Medição e Arbitragem da Facisa”, ressalta. A equipe do evento será formada por 3 servidores e 2 voluntários. A estimativa é de que a taxa de conciliação das ações alcance os 60%.

Seguro – No país, todos os pedestres, motoristas e passageiros têm o direito à indenização do Seguro DPVAT nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso das despesas médico-hospitalares comprovadas. O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada na indenização e no reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediário. As informações são da Ascom TJPE.

[F] Divulgação

Salgueiro: Agentes de combate às endemias e saúde ambiental tomam posse

Salgueiro---Posse---agentes

A Prefeitura de Salgueiro realizou na última terça-feira (3) a solenidade de posse dos 11 agentes de combate às endemias e saúde ambiental, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Com a efetivação no cargo, os agentes passam a ser servidores do município, usufruindo de todos os direitos e deveres previstos para um servidor público efetivo.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Emanoel Leite, deu as boas vindas aos novos servidores e falou sobre a importância de suas funções para a sociedade. “Hoje, vocês estão entrando em exercício e começando também o treinamento sobre o enfretamento ao Aedes aegypti. O treinamento será na terça-feira e quarta-feira (3 e 4), peço a vocês que trabalhem sempre em grupo, junto à equipe de endemias que já atua, só assim, unidos desenvolveremos um bom trabalho”, explicou.

“Venho trazer um abraço a todos e desejar felicidades nessa nova etapa. Que vocês sintam-se cientes da importância dos seus papeis diante a sociedade, então eu espero que vocês possam dar sua contribuição. Salgueiro hoje vem recebendo muitos prêmios e isso é fruto de um trabalho feito com união a várias mãos. E é nesse pensamento que desejo a vocês um ótimo trabalho e que possam juntos fazerem a diferença para a melhoria da saúde em nosso município”, enfatizou o prefeito Marcones Sá.

Em Salgueiro, Paulo viabiliza construção de nova Catedral

CAMARA-EM-SALGUEIRO-2

O governador Paulo Câmara assinou e entregou, na manhã desta sexta-feira (22), a escritura de permuta de propriedade entre o Governo de Pernambuco e a Cúria Diocesana de Salgueiro, para a construção de uma nova Catedral no município do Sertão Central. O terreno que abrigará o novo equipamento possui dois hectares de extensão e está localizado no bairro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica no desenvolvimento de práticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A Igreja Católica é uma grande parceira do poder público porque ela nos auxilia de maneira ativa e contínua no atendimentos às comunidades e populações mais carentes. Por isso, é compromisso do Estado ampliar essa parceria, buscando alternativas para que a Igreja continue crescendo, evangelizando e promovendo boas ações em prol da sociedade”, destacou Paulo.

O processo de concessão se deu através da liberação do terreno – de propriedade dos moradores Francisco e Inês Torres, que cederam o local ao Governo do Estado, que por sua vez o repassou à Diocese. Em contrapartida, a Diocese passou outros dois espaços, de tamanho proporcional ao recebido, para a família Torres.

Para Dom Magnus, a viabilização do equipamento é um incentivo essencial para o crescimento e aprimoramento das atividades assistenciais já promovidas pelas paróquias da região. “Acredito nessa parceria e conto com a fé e a boa vontade das pessoas para que, cada vez mais, possamos praticar a solidariedade e o amor ao próximo”, conclamou o Bispo.

Participaram também da cerimônia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões; o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório; a ex-prefeita Cleuza Pereira; os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Lucas Ramos; e o deputado federal Fernando Monteiro; além de outras autoridades da região.

[F] Aluisio Moreira/Sei