Sobradinho

Rui inaugura Distrito Integrado de Segurança Pública no município de Casa Nova

CASA-NOVA-RUI-COSTA-Foto-Ma

O governador Rui Costa segue em viagem pelo interior da Bahia, onde nesta sexta-feira (7), no município de Casa Nova, inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), criado para abrigar a Polícia Civil da cidade. “É uma satisfação inaugurar o Disep aqui, que já passa a funcionar a partir de hoje. Esse novo modelo faz parte dos investimentos do Governo na área da segurança pública em toda a Bahia. Estamos pedindo para que o juiz transfira os presos da delegacia, já que o Estado duplicou a capacidade do presídio. Não queremos mais presos nas delegacias. Nós precisamos liberar os agentes de polícia e os delegados para fazerem o trabalho deles, que é a investigação policial”, destacou Rui.

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o complexo policial conta com salas para registro de ocorrências, investigação, audiência, além de celas, cartório e alojamentos, com equipamentos modernos que visam dar mais agilidade ao atendimento da população e o conforto aos nove investigadores, dois escrivães e ao delegado que atuam no município. “Essa obra é um exemplo do empenho e preocupação do Governo em ofertar maior segurança para a comunidade”, afirmou o secretário da Segurança em exercício, Ary Pereira de Oliveira.

Ainda em Casa Nova, o governador visitou a sede do Comando de Policiamento Regional Norte, onde conheceu a Central de Monitoramento da Polícia Militar (PM); e entregou a Unidade Modular de Beneficiamento de Pescado (UBMP), iniciativa que beneficia 140 famílias de pescadores artesanais da Associação dos Pescadores e Apicultores. O equipamento tem capacidade para processar 500 quilos de pescado ao dia e será um instrumento estratégico para o desenvolvimento da cadeia produtiva no município.

Rui Costa também assinou autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) celebrar convênios do programa Bahia Produtiva, nas áreas de Apicultura e Caprinovinocultura, e outros quatro convênios do Programa Pró-Semiárido com Associações de Produtores do Município. Na ocasião, foram entregues dez tratores, com implementos agrícolas, para agricultores das cidades de Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé, Jaguarari, Campo Alegre de Lourdes, Canudos e Remanso, num investimento total de R$ 944.314,90.

Mais ações – O governador Rui Costa fez ainda a entrega simbólica do Certificado de Cadastro Ambiental Rural, de número 100 mil, representando todos os cadastros de propriedades rurais já realizados no estado. Na região, foram entregues 3.566 cadastros rurais para os produtores de Casa Nova, Sobradinho e Uauá.
Na tarde desta sexta-feira, Rui dará continuidade à agenda de compromissos na cidade, com a assinatura de consórcios de saúde e infraestrutura com os prefeitos dos municípios da região.

[F] Manu Dias/GovBA

Municípios do norte da Bahia receberão SAC Móvel

Para garantir aos cidadãos a emissão de documentos fundamentais ao exercício da cidadania, as carretas do SAC Móvel seguem visitando o interior do Estado, dessa vez levando para a região Norte os serviços de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria. As visitas já começam a partir desta sexta-feira (28), quando a unidade itinerante chega a Sento Sé, e fica até o dia 29, atendendo na praça Doutor Juvêncio Alves, próximo à prefeitura.

De lá, a carreta segue para Sobradinho, onde estará nos dias 1º e 02/05, estacionada na Avenida José Balbino de Souza, em frente à Escola Municipal 24 de Fevereiro. Já quinta-feira (04), o SAC Móvel estará em Casa Nova, na Praça Dilson Viana de Castro, próximo à prefeitura.

Os municípios visitados em seguida são Remanso, nos dias 07 e 08/05 (domingo e segunda), onde estará na Praça Manoel Firmo Ribeiro, próximo ao Mercado Municipal; e Pilão Arcado (10 e 11/05), na Praça Coronel Frank Lins, próximo à prefeitura.

[F] Ascom Saeb

Vazão será reduzida no início de janeiro no São Francisco

A defluência do rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe, será reduzida a partir da zero hora do dia 3 de janeiro para 700 metros cúbicos por segundo (m³/s). A decisão foi confirmada na manhã desta segunda-feira (19), durante reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), transmitida por videoconferência para os estados da bacia do São Francisco.

A medida, solicitada pelo setor elétrico, com o argumento de que somente assim seria possível garantir os usos múltiplos das águas, recebeu o aval do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que analisou os possíveis impactos que a vazão poderá provocar ao ecossistema. O órgão ambiental estabeleceu algumas condições à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela administração dos reservatórios, a exemplo de estudos sobre o monitoramento das águas, antes de autorizar a diminuição da vazão.

Com isso, a defluência do Velho Chico passará do patamar atual, de 750m3/s, para 700 m³/s. A representação da Marinha na região do Baixo São Francisco anunciou, durante a videoconferência, que não tem poderes para autorizar ou proibir a mudança na vazão. Entretanto, comunicou aos órgãos participantes da reunião que registrou o surgimento de novos bancos de areia e a dificuldade para o funcionamento das balsas que fazem a ligação entre municípios dos estados de Alagoas e Sergipe.

Logo após a confirmação do novo limite da defluência, a Chesf encaminhou ofício comunicando a medida aos envolvidos no processo e que são impactados direta ou diretamente por ela. Devido a crise hídrica e a forte estiagem que atinge a bacia hidrográfica do São Francisco, a vazão do rio vem sendo reduzida paulatinamente desde 2013, quando saiu do nível de 1.300 m³/s.

CENÁRIO – Ainda na reunião promovida pela ANA, os técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentaram os estudos realizados semanalmente sobre o cenário de chuvas para a bacia do São Francisco. A previsão para as próximas duas semanas é de redução no registro de chuvas, após a ocorrência de precipitação bastante favorável na região do Alto São Francisco. De acordo com os técnicos, os relatórios apontam para um cenário em que o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, terá acumulado uma média de 25% de sua capacidade até o dia 1º de janeiro e de 12,6%, no mesmo período, em Sobradinho. Nova reunião para continuar discutindo a questão está marcada para as 10h do dia 2 de janeiro. As informações são da Assessoria de Comunicação do CBHSF.

[F] Williano Silva

IAT entrega computadores para escola em Sobradinho

entrega-de-computadores-foto-roberta-rodrigues_divulgacao

Promover o uso das mídias e tecnologias educacionais na rede pública. Foi com esse objetivo que o Instituto Anísio Teixeira (IAT) entregou 10 computadores para a Escola Estadual Maria José de Lima Silveira, no município de Sobradinho. Os equipamentos, provenientes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), foram entregues pelo diretor-geral do IAT, Severiano Alves para a diretora da unidade escolar, Evanilma Brito.

Além de Sobradinho, já foram entregues 10 computadores para o Colégio Democrático Estadual professor Edgar Santos, em Sátiro Dias, e outros 10 para o Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, em Jaguaquara. “Esperamos que esses equipamentos tragam um benefício muito grande para toda a escola e sirva para viabilizar a qualidade do ensino e ampliar o conhecimento dos nossos estudantes”, salientou Severiano Alves. “A chegada desses computadores para a nossa escola é de extrema importância, porque vai ajudar muito aos nossos alunos a interagir com as novas tecnologias, melhorando assim o aprendizado”, disse Evanilma.

entrega-de-computadores-foto-roberta-rodrigues_divulgacaoDe acordo com o coordenador de Educação a Distância, Renato Gomes, o IAT é responsável em gerenciar a distribuição dos equipamentos provenientes do Proinfo. “O programa foi o responsável pela implantação de todos os laboratórios de informática da rede pública estadual e, também, na maioria dos municípios em nosso Estado”, explicou Renato.

Proinfo – O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

[F] Roberta Rodrigues/Divulgação

Constesf realiza medições para emissão de títulos de terra em Sobradinho

Durante esta semana, técnicos do projeto de regularização fundiária do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) realizaram medições em pequenas propriedades rurais do município de Sobradinho. Foram realizadas cerca de 40 medições como parte do processo para emissão de títulos de terra na modalidade doação, que serão entregues pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA).

O projeto também está em andamento nos municípios de Canudos, Casa Nova, Remanso, Uauá e Juazeiro e será realizado em todo o território do São Francisco, beneficiando 10 municípios com 200 títulos de terra cada. Duas mil famílias serão atendidas. Nesta semana as medições estão sendo realizadas em Juazeiro.

Constesf inicia segunda etapa do Projeto Cisternas em Sobradinho

Já está em andamento a segunda etapa do Projeto Cisternas em Sobradinho, que entregará às famílias das comunidades rurais do município cerca de 100 tecnologias sociais de convivência com o semiárido, dividas entre cisternas de consumo humano, cisternas de produção e barreiros. O projeto é uma ação do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, a segunda etapa do projeto é uma ação importante para assegurar que pequenos agricultores possam continuar produzindo. “Encerramos a primeira etapa e imediatamente começamos a segunda, que vai beneficiar ainda mais famílias e garantir uma segurança hídrica para que o homem e a mulher do campo possam viver e produzir com dignidade”, frisou.

Em Sobradinho, a primeira etapa foi concluída no início do mês de junho deste ano, entregando cerca de 180 tecnologias sociais, divididas entre cisternas para consumo humano, cisternas de produção e barreiros-trincheira. O Projeto já foi 100% concluído em Remanso e Curaçá e está sendo executando em Casa Nova, Pilão Arcado e Uauá, cumprindo com o objetivo de universalizar o acesso à água. As informações são da Assessoria de Comunicação do Consórcio Sustentável Território do São Francisco.

[F] Ascom/Constesf

Manifestantes liberam temporariamente trecho da BA-210, em Sento-Sé

PROTESTO-BA210

Desde o início da última segunda-feira (13), o trecho da BA 210, entre os povoados de Piçarrão e Quixaba, em Sento Sé, estava interditado por manifestantes que buscam a recuperação da via. Na manhã desta terça-feira (14), por volta das 9h30, através de um conversa com o articulador político do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Victor Berti, a estrada foi liberada.

Representando o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, Victor, em sua conversa com os manifestantes, se comprometeu a levar um dos líderes da manifestação, Édio José dos Santos (Bozó), para uma reunião na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), para discutir os problemas da estrada. “A gente sabe as dificuldades que os agricultores da região estão passando, primeiro com a crise hídrica e agora com a dificuldade para escoar a produção por conta da estrada que, muitas vezes, danifica e até leva à perda dos produtos. A alternativa que trazemos para ajudar é intermediar uma conversa com o governo do estado, ainda nesta quarta-feira (15), para resolver essa questão da melhor maneira possível. Em troca, os manifestantes liberam a via para os produtores não perderem os produtos que estão parados na estrada”, afirmou.

De acordo com Bozó, essa já é a sexta vez que a via é bloqueada como forma de chamar atenção do poder público.  “O nosso objetivo aqui é conseguir os asfaltamento de Piçarrão até Quixaba e a recuperação da estrada que liga Quixaba até Sento Sé. Nós não queremos atrapalhar o trabalho e nem dar prejuízo a ninguém. Todo mundo está sofrendo, empresários e agricultores, então vamos todos nos juntarmos para resolver. Ficamos felizes com a ajuda do Constesf e vamos até Salvador para mostrar nossa urgência”, salientou.

Victor Berti aproveitou para esclarecer aos manifestantes que a responsabilidade de recuperação das estradas estaduais não é do Constesf. “O maquinário do Constesf é cedido para os municípios através de solicitação e cumprindo um cronograma. Cada município tem a responsabilidade sobre a máquina cedida pelo consórcio, tanto para usá-la como para mantê-la. As máquinas que recebemos do extinto Derba ainda estão sendo recolhidas e passarão por consertos e manutenção. Infelizmente o Constesf não dispõe de recursos para utilizar essas máquinas na recuperação de estrada, mas Luiz Vicente está colocando o Constesf à disposição para intermediar essa discussão entre os manifestantes e o estado”, explicou. As informações são de Jacqueline Santos, da Constesf.

[F] Felipe Henrique

Sobradinho realiza 2º. Fórum Comunitário do Selo Unicef

Sobradinho---Fórum-Unicef

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Sobradinho realizaram na última sexta-feira (10), o 2º. Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2013-2016, com o tema Eu e o meu município crescendo junto.

O evento reuniu entidades representativas e mobilizou todos os segmentos ligados à educação e proteção às crianças e adolescentes, contando ainda com a participação de alunos da rede municipal, pais, professores e coordenadores das áreas de ação social e educação. Integrantes e coordenadores do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, também registraram presença. Durante o evento, muito rico em conteúdo, grupos artísticos e culturais se apresentaram.

De acordo com a Secretaria de Ação Social, Fernanda Sanjuan,  o 2º. Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado, superou todas as expectativas. “Permitiu apresentar à comunidade e ao UNICEF os avanços da gestão na implantação de políticas públicas de educação e proteção aos nossos jovens”, disse.

Para a secretaria de Educação de Sobradinho, Dulcilene Kestering, o Fórum atendeu a todas as expectativas e, além de permitir ao município e entidades envolvidas  a apresentação e comprovação dos avanços e conquistas, “foi também um espaço generoso para colher novas ideias e planejar outros avanços”, enfatizou.

O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município recebe pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Primeira etapa do Projeto Cisternas do Constesf beneficia famílias de Sobradinho

Sobradinho---Constesf

“Quando eu precisava de água, tinha que ir à casa do vizinho buscar para beber e hoje eu agradeço porque a cisterna que recebi já está melhorando a vida da minha família”. Essas foram algumas palavras do agricultor, Orlando Vieira, da comunidade de Lagoa Grande, um dos beneficiados com o Projeto Cisternas, uma iniciativa do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Na manhã do último sábado (4), o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, realizou o encerramento da primeira etapa do projeto no município de Sobradinho, junto com demais autoridades políticas do município.

O Constesf, junto com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), entregou cerca de 180 tecnologias sociais de convivência com o semiárido em Sobradinho, divididas entre cisternas para consumo humano, cisternas de produção e barreiros-trincheira. O projeto já foi 100% concluído em Remanso e Curaçá e está sendo executando em Casa Nova, Pilão Arcado e Uauá, cumprindo com o objetivo de universalizar o acesso à água.

Sobradinho---Constesf.“Muita gente aqui estava precisando, a roça é nosso lugar e a gente nunca pode esquecer o lugar da gente. Para a gente que vive no meio da caatinga essa tecnologia já está ajudando muito, e hoje só tenho que agradecer ao prefeito e ao pessoal do consórcio por essa cisterna”, declarou Orlando Vieira.

Em sua fala, Luiz Vicente Berti destacou a importância do Constesf no cenário estadual. “Nós somos hoje o terceiro maior consórcio do estado da Bahia, pois estamos conseguindo trazer melhorias para o território do São Francisco. Ficamos satisfeitos em ver que essas 180 famílias já desfrutam do benefício em suas propriedades, deixando de realizar longas caminhadas para encontrar água. Em breve muitas outras também serão beneficiadas, não só em Sobradinho, mas em todo o nosso território”, salientou.

O Projeto Cisternas tem o objetivo de garantir às famílias do Território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento de água nos períodos de chuva. A meta é implantar, em todo o Território do São Francisco, 1556 cisternas de consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; 1056 cisternas de produção agrícola com capacidade para 52 mil litros e 1048 barreiros trincheira para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros de água em regiões onde há dificuldade no acesso à água.

Sobradinho realiza Dia D de vacinação contra Influenza H1N1 

Sobradinho---vacina-H1N1

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou no último sábado (30), o ‘Dia D’ de vacinação da campanha de imunização contra a Influenza H1N1, em todos os postos de saúda da família.

Entre o período de 18 a 30 de abril Sobradinho recebeu um quantitativo de 3.270 doses, o que representa 63,34% das doses necessárias para cobertura total no município, já que a meta é vacinar 5.162 pessoas.

Até agora foram vacinadas 923 (53,32%) crianças entre 6 meses e menores de 5 anos ; 243 trabalhadores de saúde (100%); 174 gestantes ( 59,39%); 38 puérperas ( 79,17%); 1.510 idosos (65,40%); 53 índios ( 89,83%)  e 329 pacientes crônicos ( 68,68%).

“Mesmo diante das dificuldades e do fracionamento da reposição das vacinas contra Influenza H1N1, pelo Ministério da Saúde aos municípios, nós realizamos o dia D, facilitando o acesso dos grupos prioritários ao recebimento da vacina. A avaliação foi bastante positiva e a campanha continua até o dia 20 de maio” , declarou a profissional de saúde Blenda  Francilda Silva.

A previsão é que até o dia 9 de maio o município receba do  Núcleo Regional de Saúde Norte um novo estoque de vacinas para cumprir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de vacinar , no mínimo, 80% da população prioritária.