UPAE/IMIP de Petrolina dá início à campanha antitabagismo

UPAE-Imip

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) deu início esta semana à campanha antitabagismo, motivada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, e aproveita o ensejo para apresentar aos seus usuários o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do município (CAPS AD III), que acolhe a demanda de pessoas dependentes de álcool, tabaco e outras drogas.

A ação está sendo trabalhada em dois aspectos. Com os funcionários e colaboradores, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e com o público interno, por meio de palestras e distribuição de folders realizada pelo Serviço Social.

“Como comissão e profissionais da saúde a gente se preocupa em discutir com os nossos colegas temas importantes ligados ao setor. Agora em agosto, por exemplo, escolhemos o tabagismo, pois o cigarro vicia, causa câncer, problemas respiratórios, impotência sexual, dependência emocional e comportamental, entre outros prejuízos”, relata a vice-presidente da CIPA, Fabíola dos Santos.

Para o público da Atenção Especializada da UPAE já foi proporcionado um momento de diálogo, que gerou dois encaminhamentos. “Tivemos nessa quinta-feira uma palestra sobre o tabagismo, com uma abordagem social sobre o CAPS AD, e a recepção foi muito positiva. Inclusive, logo após o evento, duas pessoas nos procuram com relatos de casos de dependência na família e nós falamos um pouco sobre a rede socioassistencial e como ter acesso aos serviços. Dessa forma esperamos estar ajudando”, ressalta a assistente social, Cynthia Sousa.

Para o mês ainda estão previstas outras atividades, como um encontro entre o Serviço Social da UPAE e os representantes do CAPS AD e CAPS Mental, que acontecerá na próxima segunda-feira (14), uma palestra com a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente no Dia D da luta contra o tabagismo (29), e outras palestras que serão voltadas para os usuários do ambulatório.

“Nós ficamos felizes com esse papel social que a UPAE procura desempenhar, como também aproveitamos para reconhecer o trabalho articulado dos vários setores da Unidade, que fazem com que as informações importantes cheguem à equipe, público interno e externo. Isso prova que o nosso trabalho vai além da assistência e ultrapassa os muros da UPAE”, finaliza a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *